Um dia faz diferença na contenção da covid-19

Um modelo estatístico sugere que um dia de diferença pode fazer uma diferença brutal no combate ao coronavírus. Segundo artigo publicado pelo engenheiro francês radicado no Vale do Silício Tomas Pueyo, caso Hubei, na China, tivesse sido posta em isolamento um dia antes, o número de casos de covid-19 no local seria 40% menor.
-Publicidade-
Gerd Altmann/Pixabay
Gerd Altmann/Pixabay

Estudo aponta que o número de casos pode aumentar até 40% se não houver decisão de isolamento de doentes na hora correta

Tubo de ensaio escrito "covid-19"

Um modelo estatístico sugere que um dia pode fazer diferença brutal no combate ao coronavírus. Segundo artigo publicado pelo engenheiro francês radicado no Vale do Silício Tomas Pueyo, caso Hubei, na China, tivesse sido posta em isolamento um dia antes, o número de infectados da covid-19 no local seria 40% menor.

-Publicidade-

Saber tomar a decisão na hora certa é fundamental, segundo o autor, a diferença de um dia pode significar milhares de casos novos, além de mais gastos com hospitais e a morte de pessoas que estão nos grupos de risco.

Fazendo as regressões estatísticas, o modelo demonstrou que, caso o governo chinês tivesse fechado a cidade um dia antes, em 22 de janeiro em vez de 23, 20 mil ocorrências poderiam ter sido evitadas.

De acordo com o estudo de Pueyo, medidas adotadas pela China e por diversos outros países — como interdição de áreas com circulação do vírus, quarentena para os doentes, fechamento de escolas e universidades e o cancelamento de eventos públicos — são extremamente eficazes.

Ele também sugere que funcionários não essenciais, mesmo em locais sem transmissão interna, façam o trabalho de casa. Com menos pessoas na rua e com menos contato entre elas, a covid-19 não consegue se disseminar com facilidade.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.