Vacina da Pfizer tem 33% de eficácia contra variante Ômicron

Considerando apenas os casos graves, o índice sobe para 70%
-Publicidade-
Plano de vacinação foi cobrado por senador do PT na Justiça | Foto: Divulgação/Medicago
Plano de vacinação foi cobrado por senador do PT na Justiça | Foto: Divulgação/Medicago | Foto: Divulgação/Medicago

Um estudo realizado por pesquisadores da África do Sul revela que a vacina da Pfizer tem apenas 33% de eficácia contra a variante Ômicron do coronavírus. Entretanto, considerando apenas os casos graves, o índice sobe para 70%.

O Discovery Health, em parceria com o Conselho de Pesquisa da África do Sul, realizou o estudo com mais de 211 mil resultados positivos de testes. Cerca de 41% dos contaminados com a variante Ômicron estavam vacinados com as duas doses da vacina da Pfizer.

A pesquisa mostra que o risco de hospitalização para quem foi contaminado pela nova cepa é 29% menor, quando comparado ao dos pacientes infectados pelo vírus original. Contudo, entre as crianças, a probabilidade de internação é 20% maior.

-Publicidade-

“Apesar do fato de as crianças continuarem a apresentar uma incidência muito baixa de complicações graves após a covid-19, os dados ressaltam que crianças menores de 18 anos têm um risco 20% maior de internação por complicações da doença quando infectadas com a Ômicron,” disse a diretora de Análise de Saúde da Discovery Health, Shirley Collie.

A descoberta da variante Ômicron

A mutação foi descoberta no sul do continente africano no fim do mês passado. Todavia, exames feitos pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul revelaram que o patógeno circula naquele país pelo menos desde 8 de novembro.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.