O Vaticano divulgou, na manhã desta quinta-feira, 27, que o papa Francisco, de 88 anos, “dormiu bem” e “agora está descansando”. Isso ocorre 14 dias depois de sua hospitalização no Hospital Gemelli, em Roma, na Itália, em razão de uma pneumonia dupla.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A internação já é a quarta e a mais longa desde 2021. Ela tem gerado preocupações sobre sua saúde, especialmente em função de problemas anteriores que já afetaram o pontífice.
O relatório médico desta quarta-feira, 26, indicou uma “leve melhora” no estado do papa. Apesar disso, o prognóstico ainda é “reservado”. A insuficiência renal leve, anteriormente observada, diminuiu, enquanto a inflamação pulmonar evolui normalmente.
Leia também: “A ressurreição da fé”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 249 da Revista Oeste
Ainda segundo o Vaticano, o pontífice retomou algumas atividades no hospital. Enquanto isso, fiéis mantêm orações ao redor do mundo por sua recuperação.
Fiéis e líderes mundiais em oração

No Vaticano, cardeais e fiéis estão em reza, na Praça de São Pedro, por três noites seguidas. No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou uma missa na capela do Palácio da Alvorada em homenagem a seu “querido amigo” papa Francisco.
As circunstâncias atuais de saúde do argentino Jorge Mario Bergoglio reacenderam especulações sobre uma possível renúncia do pontífice. Essa hipótese também leva em conta o seu histórico de saúde.
Apesar das preocupações, o papa continua a desempenhar algumas de suas funções durante a internação.
Veja o comunicado da quarta-feira, sobre a melhora do papa
“As condições clínicas do Santo Padre nas últimas 24 horas mostraram uma nova e leve melhora. A leve insuficiência renal experimentada nos últimos dias foi resolvida. A tomografia computadorizada de tórax, realizada ontem à noite, mostrou evolução normal da inflamação pulmonar.
Os exames de sangue e hematológicos de hoje confirmaram a melhora de ontem. O Santo Padre continua a terapia de oxigênio de alto fluxo; até hoje não apresentou nenhuma crise respiratória asmática. A fisioterapia respiratória continua.
Embora haja uma ligeira melhora, o prognóstico permanece reservado. Durante a manhã o Santo Padre recebeu a Eucaristia. A tarde foi dedicada às atividades de trabalho.”
A hora dele está chegando – tic, tac, tic, tac…