Verdes e liberais fecham acordo, e Scholz será chanceler alemão

No fim de setembro, o Partido Social-Democrata (SPD) derrotou a União Democrata Cristã (CDU), legenda de Angela Merkel
-Publicidade-
Olaf Scholz será o novo primeiro-ministro da Alemanha
Olaf Scholz será o novo primeiro-ministro da Alemanha | Foto: Reprodução/Redes sociais

Depois de quase dois meses de negociações, a Alemanha finalmente terá um novo primeiro-ministro. Olaf Scholz, do Partido Social-Democrata (SPD), vai comandar o país graças a uma coalizão formada pelo SPD, pelos verdes e pelos liberais.

SPD, Partido Verde e Partido Liberal Democrático, que vinham conversando desde o início de outubro, formalizaram o acordo nesta quarta-feira, 24. Será o primeiro governo tripartite do pós-guerra no país.

O anúncio oficial da formação do novo governo foi feito pelo próprio Scholz, ao lado da líder dos verdes, Annalena Baerbock, e do líder dos liberais, Christian Lindner.

-Publicidade-

O fim da era Merkel

No fim de setembro, o SPD, liderado por Scholz, venceu as eleições no país, derrotando a União Democrata Cristã (CDU), partido da chanceler Angela Merkel, que era liderada pelo candidato apoiado pela premiê, Armin Laschet.

As eleições na Alemanha encerram um período de 16 anos de governo de Merkel, que comanda o país desde 2005. Ela teve quatro mandatos consecutivos.

“Conseguimos, de fato, chegar a um acordo. É um resultado muito bom. Isso mostra, claramente, que se pode formar um novo governo na Alemanha”, comemorou Scholz.

O acordo

No mês passado, os três partidos já haviam divulgado um documento preliminar que chancelava o apoio ao novo governo e previa, entre outros pontos, que os impostos não seriam elevados e os limites de endividamento público seriam mantidos.

Além disso, na agenda climática, os três grupos pretendem antecipar o fim do uso de carvão na Alemanha de 2038 para 2030.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.