Xi Jinping usa agenda climática para fins geopolíticos

Durante Assembleia Geral da ONU, presidente chinês fez promessas vagas de buscar "neutralidade de carbono" até 2060 e cumprir o acordo de Paris.
-Publicidade-
O presidente da China, Xi Jinping, fez promessas rasas sobre o clima durante a Assembleia Geral da ONU | Foto: Reprodução
O presidente da China, Xi Jinping, fez promessas rasas sobre o clima durante a Assembleia Geral da ONU | Foto: Reprodução | china, poluição, xi jinping, donald trump, agenda climática, assembleia geral da onu, onu

Durante Assembleia-Geral da ONU, presidente chinês fez promessas vagas de buscar “neutralidade de carbono” até 2060 e cumprir o acordo de Paris

china, poluição, xi jinping, donald trump, agenda climática, assembleia geral da onu, onu
O presidente da China, Xi Jinping, fez promessas rasas sobre o clima durante a abertura da Assembleia-Geral da ONU | Foto: Reprodução
-Publicidade-

Depois de ver a China exposta ao mundo pelo discurso do presidente norte-americano Donald Trump — que, além de acusar o país de negligenciar a questão da disseminação do coronavírus, apontou a poluição como um grande problema —, o presidente Xi Jinping tentou usar a agenda climática para se safar de dar explicações.

Segundo Jinping, o país asiático vai buscar a “neutralidade de carbono” até 2060 e deve chegar a um pico de emissões de gás carbônico até 2030. Com tudo isso, o mundo seria capaz de cumprir o objetivo de manter o aumento da temperatura global em 1,5 grau Celsius do acordo climático de Paris.

Contudo, as promessas de Xi Jinping são tão rasas que ele nem sequer conseguiu definir como país pretende alcançar a neutralidade de carbono.

A China tem uma enorme quantidade de termelétricas movidas a carvão e ainda está construindo centenas de outras. Entretanto, o presidente chinês parece não se importar com o fato de que essas geradoras de energia são muito poluentes e liberam óxido de nitrogênio, enxofre, mercúrio metálico, além de causar o já famoso efeito estufa.

“A promessa climática de Xi Jinping na Assembleia-Geral da ONU, minutos após o discurso de Trump, é claramente uma jogada ousada e bem calculada”, lamentou o conselheiro do Greenpeace Li Shuo. “Ela demonstra o interesse consistente de Xi em alavancar a agenda climática para fins geopolíticos.”

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

5 comments

  1. A verdade é q a ONU e OMS são puxadinhos da China, o q o trump fez ontem foi simplesmente expor o vínculo comprado entre as duas instituições, q são usadas p a atacar seus inimigos e proteger os países simpatizantes do regime comunistas. Tudo q a ONU e OMS faz é ajudar Pequim a conquistar cada vez mais o mercado financeiro de suas vítimas. Seja através d vírus, seja através d ataques ambientalistas bancados por eles.

  2. Pelo amor de Deus, o sujeito tem q ser muito trouxa para acreditar nesse papinho do Xing ling. 2060? Quando todos os dirigentes mundiais de hoje já estarão mortos? Kkkkk. Nem ele sabe o q dizer. Mas há uma coisa boa nisso: percebe-se claramente q ele está sob pressão. E merece! Após a canalhice q ela fez com o mundo, temos q denunciar a China e seus crimes contra a humanidade!

  3. A China está, sim, sob pressão. Muitas vidas destroçada e economias doa países afetadas. Si jiping também Esta sob pressão de uma agressiva doutrina expansionista e que gerou uma reação que a China não esperava por parte de boa parte do planeta, sobretudo Japão, Austrália, Índia e Taiwan. Fora a reação norte americana . Não está fácil a vida da ditadura.

  4. Seu dragao vai direto pro abismo das trevas pra ser incinerado e nunca mais voltar.

    Do jeito que a coisa vai, a xina vai virar uns 20 paises se degladiando entre si.

    Isso es desespero.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site