Yang Wanming, embaixador da China no Brasil, afirma que seu país é ‘uma democracia’

Partido Comunista da China é o único permitido
-Publicidade-
Brasília: o embaixador da China, Yang Wanming, durante o Fórum de Think Tanks China-Brasil | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília: o embaixador da China, Yang Wanming, durante o Fórum de Think Tanks China-Brasil | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, disse que seu país não é uma ditadura. Segundo ele, o Partido Comunista tem levantado a bandeira da “democracia popular” desde que foi fundado, em 1921.

“Isso para garantir que o povo seja dono do país”, afirmou, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada nesta quarta-feira, 8. “A China nunca deixou de buscar e desenvolver a democracia”, garantiu Wanming.

Na China, o povo exerce efetivamente o poder do Estado por meio de Assembleia Popular Nacional e assembleias locais em todos os níveis, disse Wanming. “Algo parecido com o Congresso Nacional do Brasil.”

-Publicidade-

“A Democracia do Povo em Todo o Processo não é mero formalismo, mas, sim, uma verdadeira democracia. A China tirou mais de 800 milhões de pessoas da pobreza absoluta”, salientou o embaixador.

Como funcionam as eleições na China

Yang Wanming não mencionou que a China tem um partido único. A sigla escolhe o secretário-geral do PCC, que se torna o “presidente” do país, cujo mandato tem um prazo estipulado pelos membros da legenda.

As eleições são diretas somente para a escolha dos representantes na esfera municipal para a Assembleia Popular da China, o equivalente ao Congresso daqui (com a diferença de que lá há apenas uma Câmara).

Contudo, apesar de a Assembleia Popular e de seus vários comitês terem a função de fiscalizar as políticas governamentais, isso termina não acontecendo. As decisões são centralizadas na figura do premiê.

Essa figura precisa do suporte do Comitê Central do PCC, o único permitido.

Leia também: “O dono do mundo”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 88 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

19 comentários Ver comentários

  1. Mas que cara de pau desse Chinês! ainda se publicado na foice de SP poderia achar eco entre os doentes que leem aquilo. Na Oeste dificilmente. Se publicassem a foto de corpo inteiro poderíamos observar se o Dória está ajoelhado de frente pra ele na parte de baixo.

  2. Esse “embaixador” é uma piada mesmo! Tipo Lula, só fala besteiras para analfabetos funcionais que acreditam. Qual pessoa intruida e informada pode ouvir uma mentira tão grande??? Se for burro e tapado, talvez… E deve achar, pelos 15 anos de PT aqui no País, que somos esses burros mesmo. Mas a diferença entre o analfabeto e o letrado, é que o letrado pode se instruir e melhorar seus conceitos….. E graças aos esforços dos brasileiros, isso está acontecendo. A minoria analfabeta, continua com o PT, a Maioria com o Crescimento e a diversidade de ideias e economia de mercado.

  3. DEMOCRACIA
    1.governo em que o povo exerce a soberania.
    2.sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.

    O DICIONÁRIO DELES É DIFERENTE NÉ HEHEH

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.