Zelensky propõe trocar oligarca pró-Rússia por prisioneiros de guerra

Viktor Medvedchuk foi acusado de traição e roubo de recursos naturais na Crimeia
-Publicidade-
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia | Foto: Reprodução/Ukrinform
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia | Foto: Reprodução/Ukrinform

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs trocar Viktor Medvedchuk, oligarca pró-Rússia de 67 anos, por prisioneiros de guerra ucranianos capturados pelos russos. A prisão de Medvedchuk foi anunciada pelo Serviço de Inteligência da Ucrânia na terça-feira 12.

“Proponho trocar esse sujeito de vocês pelos nossos rapazes e moças que estão sob a custódia russa”, disse Zelensky. Líder do maior partido de oposição do país, o oligarca pró-Rússia é acusado de alta traição. Por esse motivo, ficou detido entre maio de 2021 e fevereiro de 2022, quando conseguiu fugir depois da invasão russa.

Conforme o site Deutsche Welle, Medvedchuk tem o hábito de dizer que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, é padrinho de sua filha. Em virtude da proximidade com o Kremlin, Medvedchuk pôde agir como intermediador entre russos e ucranianos no passado.

-Publicidade-
Viktor Medvedchuk, oligarca pró-Rússia | Foto: Reprodução

O perfil do Serviço de Inteligência ucraniano publicou uma foto com Medvedchuk algemado, vestindo um uniforme do Exército ucraniano. “Traidores pró-Rússia e agentes dos serviços de Inteligência russa, lembrem-se: seus crimes não prescrevem”, comunicou a legenda.

Entre as acusações de traição contra o oligarca pró-Rússia, pesam tentar roubar recursos naturais da Península da Crimeia, anexada pelos russos em 2014, e vazar segredos militares ucranianos para Moscou.

Leia também: “A guerra que o Ocidente poderia ter evitado”, artigo de Flavio Morgenstern para a edição 102 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.