O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sofreu críticas depois de aplaudir de pé um veterano de guerra, em sessão no Parlamento do Canadá, em Ottawa. A cena ocorreu na sexta-feira 22.
Em determinado momento da sessão, o presidente da Câmara dos Comuns, Anthony Rota, anunciou a presença de Yaroslav Hunka, de 98 anos, na plateia. Zelensky e os outros participantes da sessão levantaram-se para saudar o ex-militar.
Leia mais: “Ucrânia afirma ter matado comandante russo no Mar Negro”
O veterano era parte da Divisão Galícia, ou 14ª Divisão de Granadeiros das Waffen-SS, o braço militar das notórias tropas de assalto nazistas, do regime de Adolf Hitler (1889-1945).
Leia mais: “Vídeo raro: soldados dos EUA libertam judeus de trem nazista”
Durante a tomada da Europa pelos alemães e a invasão da União Soviética, em 1941, foram criadas divisões que colaboraram com o partido de Hitler. E a 14ª Divisão foi uma delas. O número de pessoas recrutadas pelos comandos chegou a quase 1 milhão.
Os ucranianos não foram os únicos a fazer parte desses recrutamentos. O fenômeno se deu em diversos lugares, como a França, a Bélgica, os Estados Bálticos e a Croácia.
Grupos canadenses criticam aplauso de Zelensky a veterano que teria sido nazista
Grupos judeus canadenses, críticos históricos do abrigo dado no pós-guerra a 600 ucranianos da SS, condenaram os aplausos a Hunka. O presidente da Câmara admitiu o erro e se desculpou, dizendo que desconhecia o passado do convidado.
Leia mais: “Guerra na Ucrânia: Zelensky anuncia chegada de tanques norte-americanos”
Zelensky não comentou o caso. O veterano não se pronunciou. Não se sabe se Hunka teve envolvimento em qualquer crime de guerra.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, lembra frequentemente das supostas associações entre a Ucrânia e o nazismo. Hoje, algumas unidades das Forças Armadas Ucranianas, como o famoso Batalhão Azov, têm inspiração neonazista.
Esse Comediante, é um mal intencionado e o parlamento canadense um bando de trouxas progressistas!
Se descuidou. Esta história da guerra da Ucrânia x Rússi não setá bem contada. Muita coisa escondida e mal tratada pela imprensa e políticos em geral. Quem estuda aquela região em termos históricos sabe realmente o que está acontecendo. Mas, a maioria nem quer saber. Zelinski não é flor que se cheire.