Durante julgamento, na sexta-feira 11, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reconheceu a falta de provas no caso de um homem preso na Papuda, por oito meses, pelo 8 de janeiro.
“Não há provas de que o denunciado tenha integrado a associação criminosa, contribuindo para a execução ou incitação dos crimes e arregimentação de pessoas, mais ainda por sua condição de extrema vulnerabilidade e ausência de discernimento por sequer saber o que seria ‘golpe de Estado’ ou ‘deposição do governo’.”, observou o ministro no voto para absolver o morador de rua Vitor de Jesus, de 24 anos.
Adiante, o juiz do STF admitiu que “não está comprovado, portanto, que o homem tenha se aliado subjetivamente à multidão criminosa (consciência da colaboração e voluntária adesão) e, consequentemente, concorrido para a prática dos crimes, somando sua conduta, em comunhão de esforços com os demais autores, com o objetivo de praticar as figuras típicas imputadas (finalidades compartilhadas)”.
O processo ainda está em análise no plenário virtual, portanto, falta ainda o veredito dos demais integrantes do STF.
Quem é o homem que Alexandre de Moraes votou para absolver?
Preso no plenário do Senado na manifestação, Jesus disse em depoimento que frequentava o acampamento dos manifestantes contrários ao governo recém-eleito de Lula, em frente ao Batalhão do Exército no Ibirapuera, pois recebia abrigo e refeições.
O homem contou que aceitou ir a Brasília porque queria conhecer a capital federal e que entrou no Congresso Nacional, no dia do protesto, apenas por curiosidade.
Ao obter liberdade condicional, em agosto de 2023, mudou-se para Itapecerica da Serra após reatar com familiares (SP), onde usa tornozeleira eletrônica.
Leia também: “O grande perdedor”, reportagem publicada na Edição 238 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Coincidentemente o nome do réu se chamava de Jesus, o ‘tornozelado”
Onde está o infeliz Mané preso até que o STF que não tem foro para julgá-lo lhe faça justiça OU deixe o processo prescrever como faz a políticos com 17 processos nisto que chamam justiça? como ele quase TODOS mas a ditadura do triunvirato dos três pôdres poderes se lixa ao sofrimento de milhares de famílias massacradas por insanos ditadores … esquecem a dura lição da história de que nenhuma ditadura é eterna e que nenhum ditador termina bem.
Nunca na historia do BRASIL, se ouviu falar de QUADRILHA COM MAIS DE 1200 COMPONENTES, só dos tempos do PT para cá. AGORA esta mais fácil se falar em QUADRILHAS DE 5, 7, OU 11 que se julgam donos dos destinos e das leis do do pais, Só não sei ate quando ou até que eles se cansem e se aposentem, mais ai já não existira mais um PAIS chamado BRASIL ou BRAZIL..SÓ DEUS para nos acudir.
Esse maníaco, sádico, psicopata tem de ser parado. Nunca se ouviu uma única palavra sobre o simples fato de que o caso 8 de janeiro nem sequer é de competência do STF pois eles não são o JUIZ NATURAL DA CAUSA. Tudo ilegal, inconstitucional, etc. E aos poucos se esquecem que o outro safado – o Toffoli – foi quem iniciou o processo SEM TER PODERES PARA ISSO. E ele também não sorteou o processo. Deu de presente para esse comparsa – o Amoraes. O interessante é que nunca ouvi uma única manifestação das OABs (Nacional e Estaduais). Hoje ela não passa de um sindicato de terceira, como diretores escolhidos entre o “clubinho”. E nenhuma manifestação das Forças Armadas. Se esqueceram do artigo 142 e estão deixando os três poderes serem prostituídos e bagunçados por uma corja de antas no STF.
Ditaduras e seus esquizofrênicos ditadores fazem o que querem mas o povo decente que ainda existe neste país começa a tomar o Estado violado nas mesmas “indevassáveis” urnas que dizem as mais seguras do mundo e que Maduro ameaçou infirmar seu real conteúdo e covardemente o desgoverno legitima uma eleição mais fraudada que a nossa como pensa o povo? o fatal destino dos ditadores é o lixo.
Suíte no inferno já está reservada!
Justiça à brasileira. Primeiro condena e depois vai verificar o que justifica a pena. Ou: a pena precede a verificação do fato.
É mesmo? Faltam provas?
O que falta é qualificação para o cargo.
Parafraseando Jair Bolsonaro há anos atrás, “ Alexandre, … tua hora vai chegar”. A natureza é pródiga, e não será impedida nem pela milícia instalada na PF, e muito menos por PQDs que esquecem os paraquedas, ou marinheiros que se afogam com bóia, ou os melancias do Paiva, quanto a esses …… deixa pra lá.
O Heleno errou ao afirmar que as FAs não aceitariam regime socialista, entenda-se, comunista.
Se fosse um parente dele nem iria preso. Parece reencarnado fuher
Guardião da demo cracia
Sim Majestade
Homem cruel, desumano, maldoso. Sabe que nunca existiu golpe nenhum, inventou crimes para manter presos centenas de injustiçados sem provas de qq crime, destruiu famílias, faz crianças sofrerem a perda de suas mães, pais e avôs. É insano e inacreditável o que esse crápula faz com seus perseguidos políticos. Por que até hoje não sabemos quem são os que verdadeiramente depredaram o patrimônio público? É porque eles não estão presos? É por isso ministro?
Me conforta saber que da JUSTIÇA DE DEUS esse ser não escapará quando for chamado para pagar seus pecados nas trevas do umbral.
Ainda acredito que a justiça acontecerá aqui na terra mesmo
É exatamente tudo o que você escreveu. Que toda esta insanidade seja resolvida com JUSTIÇA DE VERDADE.
Esse ser q se ministro ainda havera de pagar pelas atrocidades cometidas e q ainda comete. Sem escrúpulos sem caráter sem hombridade e sem justiça da qual diz fazer parte. Vergonhoso
Moraes , desprezível. Continua chamando de golpe o que nunca foi. Asqueroso . Sem princípio nenhum. Deixou centenas de pessoas presas injustamente. Podiam ter pago uma multa e saído, como tantos dos mst fazem . Mente, deturpa, jamais deveria ocupar um cargo de juiz.