O secretário de Relações Internacionais da cidade de São Paulo, Aldo Rebelo, lançou o livro Amazônia, a Maldição de Tordesilhas: 500 Anos de Cobiça Internacional, nesta quarta-feira, 22, na Livraria da Vila, no Shopping Iguatemi, em Brasília.
Na obra de 350 páginas e disponível em quatro idiomas, Rebelo mostra as lutas do passado pela conquista do bioma e os desafios de preservação da floresta, com a integração de seu povo no desenvolvimento do país.
De acordo com Aldo Rebelo, seu objetivo é “expor uma Amazônia pouco conhecida”. Conforme o secretário, o bioma sempre despertou a cobiça do estrangeiro, algo que remonta o período colonial. “A obra mostra também uma Amazônia rica, a maior fronteira mineral do mundo”, disse. “Essa é a outra Amazônia que também é desconhecida.”
O ex-presidente Jair Bolsonaro prestigiou o evento, além do ex-ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva e o general Villas Bôas. Também estiveram no local o jornalista Alexandre Garcia e José Altino Machado, garimpeiro e profundo conhecedor da Amazônia. A FSB Holding, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro patrocinaram o trabalho.
Leia também: “Condenados à morte”, reportagem publicada na Edição 181 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Bolsonaro só se mete em roubada.
Roubar é especialidade dos petebas como tu Zé ruela.
Esse cara é a última esperança, depois do falecimento de dona Ruth Cardoso, na formação de uma esquerda verdadeira e ética no Brasil.
Sua missão é essa nesse mundo.
Pena que está gastando seu tempo em cargos executivos.
Não brilha tanto.
Não é sua praia.