publicidade
No Ponto

'Lula é vaidoso e gosta de aparecer', desabafa vereador do Rio

A Oeste, Pedro Duarte (PSD) criticou desfile em homenagem ao presidente na Marquês de Sapucaí

Lula Carnaval Sapucaí
Lula assiste a desfile na Marquês de Sapucaí | Foto: Reprodução/Facebook Lula

A última preocupação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o desfile da Acadêmicos de Niterói, em sua homenagem, foi com a imagem de seu governo. Tampouco a possibilidade de estar cometendo alguma irregularidade, já que, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), poderia se configurar como propaganda indevida. A iniciativa dele causou um impacto negativo em grande parte dos políticos do Rio de Janeiro.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Quem afirma isso é o vereador Pedro Duarte (PSD), que, apesar de sempre ter sido contrário a Lula, não é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Duarte entrou no partido recentemente e, mesmo que o PSD, do prefeito Eduardo Paes, apoie o presidente, ele continua mantendo seu discurso de oposição ao atual governo federal.

“Existem alguns motivos para o Lula ter aceitado esse convite”, disse Duarte a Oeste. “O primeiro deles é que o Lula é vaidoso, já tem alguns mandatos como presidente, gosta de aparecer, gosta de ter os holofotes para si, de ser a grande estrela, digamos assim, de algum evento.”

Neste sentido, segundo Duarte, o fascínio pelos holofotes ofuscou qualquer polêmica que poderia inclusive prejudicá-lo.

“Ele viu nesse convite uma oportunidade irresistível de ser bajulado e adorado por aqueles que gostam dele. E além disso, tem a Janja, que nós sabemos que tem esse seu habitual deslumbre e que, ao ver e saber do convite de um desfile na Sapucaí que homenagearia o Lula, a própria Janja, deve ter sido uma grande incentivadora.”

O parlamentar ressalta ainda o que vê como uma falta de autocrítica dos aliados do presidente.

“Por fim, tem uma ala petista ali, já é de longa data, que não tem essa autocrítica de analisar aquilo como algo que poderia ser ruim para o Lula. Na verdade, eles entendem que seria bom, maravilhoso, que todo mundo vai bater palma e a realidade não é bem essa.”

Lula e as consequências do desfile no Rio

Segundo Duarte, a repercussão no ambiente político do Rio foi ruim. Lula, na visão do vereador, nem se deu conta de que sai prejudicado eleitoralmente com essa participação, pelo fato de comunicar para aqueles que são independentes, uma postura de que ele está apenas interessado em sua “bolha”.

Leia mais: “Escola de samba que homenageou Lula é favorita para ser rebaixada”

“O público que interessa a ele hoje seria o dos independentes, aqueles que não votam nem no Lula, nem no Bolsonaro e não se identificam com nenhum desses dois lados, e são eles hoje que decidem as eleições”, observa Duarte. “Estamos falando aí de 3 a 5% do eleitorado. Eu não vejo como esse desfile do Lula, que envolve dinheiro público, que ironiza cristãos, evangélicos, outros posicionamentos políticos ajuda ele a conquistar esse eleitorado”, desabafa vereador.

“Me parece uma narrativa que comunica apenas com aqueles que já votam no Lula, e foi essa a interpretação dos políticos do Rio de Janeiro. Só queriam se envolver nesse desfile aqueles que já tinham compromisso com o Lula.”

Duarte é mais um dos que consideram que o desfile contraria a legislação eleitoral.

“Tivemos muitas irregularidades envolvendo esse desfile, infelizmente, o TSE raramente entra nessas questões de propaganda antecipada, sobretudo quando falamos do atual governo federal e do PT”, observa o vereador. “No máximo, vamos ver ali alguma multa que a campanha do Lula vai pagar sem o menor problema e acaba que as irregularidades que nós vimos vão, infelizmente, passar batidas.”

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. RODRIGO DE SOUZA COSTA
    RODRIGO DE SOUZA COSTA

    Estou surpreso, nunca poderia imaginar algo desse tipo…..

  2. Gilberto Novaes
    Gilberto Novaes

    Chama-lo de vaidoso é minimizar a questão. Lula é egocêntrico em nível patológico. Essa é a causa de não deixar sucessores (para a nossa sorte).

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.