Neste domingo, 24, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou preocupação sobre o devido processo legal durante a apuração do suposto plano de assassinato ao presidente Lula, ao vice do petista, Geraldo Alckmin, e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal (STF).
+ Leia mais de Política em Oeste
“Justiça não se faz com condenações sumárias nem fora do devido processo legal”, informou a OAB, em nota pelo presidente da Ordem, Beto Simonetti. Ele disse ainda que a instituição acompanha “com atenção e preocupação os desdobramentos” das investigações.
O texto também reafirmou “o compromisso inegociável com o direito de defesa e o contraditório”, pilares do Estado Democrático de Direito. Simonetti ainda declarou ser preciso que haja “respeito absoluto às prerrogativas da advocacia”, as quais incluem o acesso aos autos, o direito à sustentação oral e ao sigilo de comunicações.
A Ordem vai aguardar mais informações sobre as investigações e as providências adotadas pela Procuradoria Geral da República (PGR). Só então será possível “avaliar e decidir as ações práticas que, dentro de sua competência legal, a OAB poderá tomar”.
Leia também:
OAB também fez convocação a grupos políticos
Além de manifestar contrariedade a julgamentos precipitados referentes ao suposto plano de assassinato, a nota da OAB conclamou líderes de partidos e grupos políticos “das diferentes ideologias”, a incitarem os seguidores a afastar do Brasil “qualquer tipo de violência, terrorismo político, tentativa de golpe de estado e apreço ao autoritarismo”.
As lideranças políticas do Brasil “precisam, com urgência, mandar um recado claro para suas bases”, de reprovação à violência e o ódio político, a desinformação e os xingamentos.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
A OAB já passou para a história como uma organização DESPREZÍVEL.
A OAB, com suas diretorias ocupadas por membros dos mesmo clubinhos de sempre, jamais representou a classe de advogados. Representam suas panelinhas permanentes em todas elas. Nacional e Regionais. Seus presidentes, há anos totalmente calados, vem agora se manifestar de forma pífia e medíocre. Não sou advogado, mas entendo que:
– SE UM ADVOGADO COMETER CRIMES NO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES PROFISSIONAIS, SE DESRESPEITAR AS LEIS, SE IGNORAR A CONSTITUIÇÃO, CERTAMENTE SERÁ LEVADO AO TRIBUNAL OU CONSELHO DISCIPLINAR DA OAB E CERTAMENTE PERDERÁ SUA CARTEIRA E INSCRIÇÃO NA ORDEM.
Por que até agora não levaram os pseudo juízes do STF ao Conselho de Ética? Falta de culhões? Falta de vergonha na cara? Medo?
O verdadeiro golpe de 8/1 que marcará a história deste país é o de um condenado que teve suas condenações anuladas de forma monocrática por um membro do STF chamado Fachin, sendo posteriormente conduzido à presidência pelo mesmo tribunal, como relata o próprio ministro G. Mendes. Isso foi arquitetado para impedir a reeleição de um candidato com alto potencial eleitoral. O povo honesto e amante deste país, cansado de tanta corrupção, protestou. Não sabia que um esquema opressivo e ditatorial que cooptou as forças armadas, a polícia federal o judiciário, entre outros já estava atuando, foi traído, configurando uma das maiores injustiças da história deste país. Será que a ditadura da toga ainda vai vencer?
“Grande OAB”, qdo precisou agir se omitiu e lavou as mãos, reagiram tardiamente e não há nenhuma esperança de aplicarem o que a Carta Magna preconiza.Infelizmente a nação padecerá sob a inércia dos “representantes “ do povo.
Triste Bostil…
Nós advogados estivemos mal representados nos últimos tempos. Prerrogativa funciona bem para advogados que representam criminosos de esquerda. Dizer o quê de uma instituição que se diz democrática e elege seu presidente nacional por via indireta? Nenhuma palavra sobre o sujeito ser juiz, investigador, promotor e vítima ao mesmo tempo. Se fossem réus de esquerda, por certo teriam agido. O sr. não me representa e nem a uma boa parte do advogados.Saudade de quando a OAB era uma instituição séria.
Essa classe de profissionais é a mais desprezível, vergonhosa, cheia de “Prerrogativas”, é aparelhada ao Lulismo, aos Globalistas. Estão calados ao verem as Leis e a Constituição serem rasgadas pela Suprema Corte que é dominada por uma ideologia política que defende interesses políticos e familiares ao permitir parentes e familiares advogarem na dita Suprema Corte, são coniventes ao se calarem vendo adevogados sendo nomeados Ministros, desprezam os Magistrados de carreira, é um desrespeito ao Estado Brasileiro. Vergonhoso!
A OAB vem se mantendo silente diante das graves e contínuas violações ao devido processo legal. Advogados sem acesso aos autos e sem o direito a sustentação oral tem sido rotina no pais nos processos envolvendo o cerceamento de liberdade de expressão e de manifestação.
Não se manifesta quando juízes se colocam em posição de vítima, acusador, investigador e julgador no mesmo processo.
Estará mesmo interessada a OAB em preservar as prerrogativas dos advogados consoantes com o Estado Democrático de Direito?
A OAB, até agora, na pessoa de seu presidente, se mostrou um zero à esquerda. Será que vai mudar alguma coisa? DUVIDO.
Equívoco de números. Para esses paspalhos a expressão ZERO À ESQUERDA não pode ser usada pois são TOTALMENTE À E PELA ESQUERDA.
Esse aí é outro q está ao lado do arbítrio, ñ sei o motivo dessa notinha mequetrefe, todos estão mancomunados pra defenestrar qlqr um q tenha posicionamento oposto daqueles q se acham donos do Brasil. Se realmente ele estivesse acompanhando o q está acontecendo no país, ele saberia q estamos numa ditadura da toga, e q a Constituição Federal está sendo rasgada dia sim e outro tbm.
Esse aí é outro q está ao lado do arbítrio, ñ sei o motivo dessa notinha mequetrefe, todos estão mancomunados pra defenestrar qlqr um q tenha posicionamento oposto daqueles q se acham donos do Brasil. Se realmente ele estivesse acompanhando o q está acontecendo no país, ele saberia q estamos numa ditadura da toga, e q a Constituição Federal está sendo rasgada dia sim e outro tbm.
Xandão chantageou Temer para indicá-lo ao STF, depois se revelou a mulher de grelo duro que Lula queria no STF…
Esse cara é um frouxo, deixou os advogados no chinelo, agora, quer recuperar às posições perdidas. 😡🤬🤮
Até que enfim!
1- 7 – 1 aos 48 do 2º T
Posição muito amena 😂
OAB de merda
Posição muito amena 😂
PQP! OAB vai esperar mais o quê para se manifestar diante dos abusos e violações dos direitos humanos estarrecedores do stf? Aguardar mais informações? Há anos são cometidas ilegalidades diariamente.
Esse Simonetti tá de brincadeira!
Concordo.