O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, anunciou, nesta quinta-feira, 20, a expulsão do deputado federal Yury do Paredão (PL-CE) da legenda. Mais cedo, Valdemar esteve reunido com o parlamentar na sede do partido.
“Recebi na sede do PL Nacional o deputado Yury do Paredão, do Ceará, a quem reafirmei que será expulso do partido por não comungar dos ideais de nossa legenda”, escreveu Valdemar em seu perfil no Twitter.
Na segunda-feira 17, o presidente do PL disse que abriu um processo interno contra o deputado, depois de uma fotografia de Yury ganhar repercussão. Na imagem, o deputado aparece ao lado do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana, ex-governador do Estado.
Mesmo depois das críticas internas, em julho, o parlamentar cearense viajou ao lado dos ministros Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Paulo Pimenta (Comunicação Social) para inaugurar um novo sistema da transposição do Rio São Francisco em Salgueiro (PE). Durante esse evento, ele posou ao lado dos ministros e fez o “L” com as mãos.
Yury do Paredão ainda fez repetidos acenos ao governo Lula, destacando boas notícias da atual gestão e se aliando a petistas no Ceará. Na Câmara dos Deputados, por exemplo, ele votou a favor da medida provisória dos ministérios, contra a orientação do partido, em maio.
Sem dar mais detalhes, Yury fez uma publicação depois do encontro com Valdemar, agradeceu ao presidente da sigla pela oportunidade na eleição de 2022, e disse que segue como deputado “fazendo política com diálogo, respeito, sem radicalismo, com tolerância”.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Por que a Oeste não permite correções/revisões nos comentários, mesmo que eles sejam de ordem vernacular?