Colunista do jornal ‘Folha de S.Paulo’ afirmou que morte seria saída para crise política — e foi repercutido por colaborador da revista ‘Veja’

Para a OAB, não há problemas em pedir o suicídio do presidente Jair Bolsonaro | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) resolveu se manifestar a respeito do artigo “Saída para Trump: matar-se”, publicado na edição do último domingo, 10, do jornal Folha de S.Paulo. Assinado por Ruy Castro, o conteúdo foi divulgado por outro jornalista no Twitter. Pela rede social, Ricardo Noblat, da revista Veja, divulgou justamente o trecho em que é sugerido ao presidente Jair Bolsonaro tirar a própria vida.
Leia mais: “Partido Democrata entrega pedido de impeachment contra Trump”
Apesar do tom do conteúdo disseminado por colunistas da Folha de S.Paulo e da Veja, a OAB resolveu criticar o ministro da Justiça & Segurança Pública, André Mendonça. Após a repercussão do artigo sugerindo o suicídio de Trump e de Bolsonaro, o integrante do governo federal criticou o teor do conteúdo. Além disso, Mendonça avisou que pediria abertura de inquérito policial contra Castro e Noblat. “As penas de até dois anos de prisão poderão ser duplicadas”, indicou o ministro em seu perfil no Twitter.
Por isso, requisitarei a abertura de Inquérito Policial para apurar ambas as condutas. As penas de até 2 anos de prisão poderão ser duplicadas (§ 3º e 4º do art. 122 do Código Penal), sem prejuízo da incidência de outros crimes.
— André Mendonça (@AmendoncaMJSP) January 10, 2021
Em vez de criticar quem clama pelo suicídio de dois presidentes, a OAB reclamou do governo federal. “A abertura de investigações policiais sobre artigos escritos pelos jornalistas Ruy Castro e Ricardo Noblat é mais uma atitude deste governo de intimidação da imprensa e contra a liberdade de expressão”, afirma a entidade em nota divulgada nesta segunda-feira, 11. Criminalizar opiniões, parábolas ou críticas ao governante não é admissível dentro do Estado de Direito. Goste-se ou não dos artigos, é preciso maturidade democrática para conviver com críticas”, prosseguiu a OAB.
Criticado por empregador
Diferentemente da OAB, a direção da revista Veja criticou o tipo de conteúdo disseminado por um de seus colunistas. Nesse sentido, a publicação afirmou repudiar a postagem feita por Ricardo Noblat sobre o tema. “Não achamos que esse tipo de opinião contribua em nada para a análise política do país”, registrou o veículo de comunicação em seu perfil no Twitter. O comando da Folha de S.Paulo, que conta com outro colunista que já registrou publicamente a torcida pela morte de Jair Bolsonaro, não se manifestou sobre o assunto.
A OAB virou um puxadinho da esquerda. Uma vergonha para os advogados do Brasil.
Quando eles desejam a morte do presidente é só liberdade de expressão, se fosse do outro lado seria ditadura, nazismo e fascismo. Será que a OAB não conhece o termo “Dois pesos e duas medidas”?
Esperar o que da OAB . O inquerito do Fim do mundo nada !!!
A OAB representa a classe mais nojenta deste Brasil. 90% dos políticos são adevogados e/ou jornalistas comunistas.
Se assim não fossem, jamais ficariam sentados em cima de seus traseiros, enquanto um Santos Cruz de m**** fica brincando de Brasil.
Às favas hipócritas imundos!!!
Certamente vocês estão em busca de que nos inspiremos em Quintino Bocaiuva. E isto não ocorrerá de forma violenta. Será sob os olhos dos comunistas que já nos lotaram o saco.
Nossa! Novidade se fosse o contrário! Não esperamos nada melhor da plantonista da esquerda.
Triste termos deixado que bandos de desajustados amorais fossem tomando conta de nossas salas de aulas para formarem outros tantos iguais!
A OAB, como o STF e centenas de tribunais espalhados pelo País, se encontram lotados com esses cidadãos medíocres que só têm vez num País capenga de valores morais, éticos e meritocracia, aparelhado pela corrupção e pelo crime organizado!
A OAB é um lixo. O jornalista Oswaldo Eustáquio permanece preso sem ter sido julgado, teve um HC negado pelo Alexandre de Moraes e não houve uma manifestação sequer dessa entidade. Vergonha ser representado por esta ordem.
Advocacia sempre foi uma profissão com fama de ser mais suja do que pau de galinheiro. Com a OAB atual, essa sujeira chegou a extremos. Lamento pelos advogados honestos.
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Esquerda sendo esquerda. Contra tudo e a favor de nada. Deixando um rastro de destruição onde passa.
OAB STF nao passam de Orcrim e fazem de tudo para proteger seus comparças
Foi dado um golpe no STF e pouca gente comenta. Na OAB faz tempo que acabou com a imagem dos advogados.
Avisem a OAB que 1700 presidiários não retornaram da Saidinha de final de ano. Será que vão ficar preocupados.sobre o assunto em pauta, não vejo nenhuma surpresa, “É de onde não se espera nada, é que nada vem “.
Esse Santa Cruz e seus adeptos são um verdadeiro LIXO. ESCÓRIA!
Quem ainda liga para o que a Organização de Ajuda à Bandidos declara?
A OAB é um órgão insignificante, apenas isso.
Sou advogado a mais de 40 anos e posso afirmar com segurança: essa OAB que está aí não me representa e tenho certeza que se for consultar os advogados brasileiros a conclusão será a mesma. A Ordem não existe para ser trampolim político, sua função é a defesa das prerrogativas dos advogados. É uma lástima que a outrora valorosa instituição esteja sendo desbirtuada.
A OAB, presidida pelo militante comunista Felipe Porquinho Cevado Cruz, perdeu a credibilidade há anos. Não passa de um órgão político partidário que foi corrompido há décadas por PT, PMDB, PSDB, e por aí vai.
O que é a OABesta?
-É um clube de regalias e de status dos seus diretores.
Para que serve esse clube?
-Serve para vender carteirinhas.
Com que é gasto o dinheiro destas carteirinhas?
-Com a manutenção do clube de regalias e status.
E os advogados, para poderem exercer a sua profissão – com a benção do STF, claro – ainda têm de estar vinculados e essa OAB pestilenta e esquerdóide? Fazendo proselitismo barato em detrimento do que pensa a maioria dos advogados? Essas cúpulas judiciárias e quejandas e que sepultam ou apoiam o fim do direito positivo nacional, hoje, são a coisa mais lastimável que há no País.
Por que os advogados do país não se unem para tirar esse militante da extrema esquerda da direção da OAB?
Sempre pensei que a OAB fosse algo como um santuário dos advogados brasileiros,mas infelizmente é outro puxadinho da esquerda assim como o
STF!