-Publicidade-

PIB do Japão recua 7,8%, a pior queda desde 1980

Esta é a primeira recessão do Japão desde 2015
Foto: Kremlin
Foto: Kremlin

Esta é a primeira recessão do Japão desde 2015

Japão
Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe | Foto: Kremlin

O Produto Interno Bruto do Japão caiu 7,8% no segundo trimestre de 2020 em comparação com o trimestre anterior, a pior queda já registrada desde 1980, quando se iniciou a série histórica.

A contração foi mais acentuada do que o recorde anterior, de menos 4,8%, em janeiro-março de 2009, após a crise financeira global.

LEIA MAIS: “EUA X China e a grande ameaça geopolítica”

Nesta segunda-feira, 17, o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, afirmou que o “fundo do poço”, provavelmente, ocorreu em abril e maio.

“Continuaremos a tomar todas as medidas políticas possíveis para trazer a economia de volta a um caminho de crescimento liderado pela demanda interna”, disse Nishimura.

Economistas afirmam que ainda há um longo caminho a percorrer para o país recuperar-se dos efeitos da pandemia do coronavírus.

Recessão

A contração de 7,8% foi a terceira seguida, após as registradas no primeiro trimestre (-0,6%) e nos últimos três meses de 2019 (-1,9%).

Esta é a primeira recessão — situação que se caracteriza quando a economia cai por dois trimestres consecutivos — do Japão desde 2015.

Apesar do resultado negativo, o país, a terceira economia do mundo, teve uma queda menor do que nações como Estados Unidos e Reino Unido.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês