-Publicidade-

Unicamp cria ‘spray’ que neutraliza o coronavírus e protege máscara por 48h

Universidade está em busca de companhias interessadas em licenciar a tecnologia e levá-la ao mercado
Foto: Reprodução/Unicamp
Foto: Reprodução/Unicamp

Universidade está em busca de companhias interessadas em licenciar a tecnologia e levá-la ao mercado

Unicamp
Foto: Reprodução/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveu um spray que pode neutralizar a ação do novo coronavírus em máscaras de algodão.

Segundo pesquisadores do Laboratório de Engenharia e Química de Produtos, o SprayCov mantém 99,99% de sua eficácia nas 48 horas seguintes à aplicação.

Leia mais: Pfizer diz que vacina tem 95% de eficácia

A tecnologia pode ajudar a acabar com a necessidade de trocar a máscara e outros equipamentos de proteção individual (EPIs) com frequência.

O líquido contém sais de cobre, já usados em larga escala na agricultura como fungicida para conter o avanço de pragas, em uma mistura de polímeros biodegradáveis, que funcionam como uma espécie de cola para a fixação dos sais.

De acordo com cálculos dos pesquisadores, a aplicação do SprayCov custaria menos de R$ 0,02 por máscara.

A Agência de Inovação da Unicamp já entrou com um pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial e está em busca de companhias interessadas em licenciar a tecnologia e levá-la ao mercado.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comentários

  1. Máscaras funcionam, mas inventaram um spray que “neutraliza o vírus e protege a máscara”. Ou as máscaras são uma piada ou esse produto é uma piada. Não se podendo descartar a hipótese de os dois serem também.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês