-Publicidade-

5G no Brasil levará internet para áreas isoladas

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu consulta pública para colher contribuições da população As opiniões, críticas e ideias da sociedade podem ser apresentadas até 2 de abril de 2020. Durante…

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu consulta pública para colher contribuições da população

As opiniões, críticas e ideias da sociedade podem ser apresentadas até 2 de abril de 2020. Durante esse período, será realizada audiência pública em Brasília para aprimorar o debate sobre o edital. A data da reunião ainda não foi definida.

De acordo com Victor Meneses, secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a Anatel terá o compromisso de levar conectividade para áreas isoladas.

“Muitas vezes há áreas isoladas que não são atrativas do ponto de vista econômico. Uma operadora, para ir até lá, muitas vezes vai tomando prejuízo ou vai ganhando muito pouco. Às vezes não há uma atração. Então colocamos ali aquelas áreas que devem ser priorizadas como compromissos de cobertura que a Anatel vai estabelecer no edital. Impõe obrigações para que a gente possa ter o país inteiro conectado”, detalhou Meneses.

Já se vão 30 anos desde a chegada dos primeiros telefones móveis ao Brasil, em 30 de dezembro de 1990. À época, apenas 667 linhas entraram em funcionamento.

Hoje, de acordo com dados da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP/2019), o país possui mais de 230 milhões de smartphones ativos.

Segundo Marcos Ferrari, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móveis Celular e Pessoal, o 5G vai permitir que tenhamos serviços mais avançados de maneira a beneficiar toda a sociedade.

“Esse evento do 5G é um salto qualitativo. Permitirá várias aplicações, que passam pela saúde, educação, segurança pública, mobilidade urbana. São várias aplicações que cada pessoa vai sentir no seu cotidiano”, afirmou Ferrari.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês