-Publicidade-

Centrão aumenta pressão para substituir líder do governo

Mesmo com aprovação de 54 propostas importantes para o governo pela liderança na Câmara, Centrão ameaça Vitor Hugo

Mesmo com aprovação de 54 propostas importantes para o governo pela liderança na Câmara, Centrão ameaça Vitor Hugo

Líder do governo na Câmara, Vitor Hugo (PSL-GO), foi responsável por aprovar 54 projetos de interesse do Executivo
Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

A despeito das entregas da liderança do governo na Câmara, o Centrão não cansa de tentar destituir o atual líder, Vitor Hugo (PSL-GO). O parlamentar voltou à mira do Blocão, que tenta emplacar o deputado Ricardo Barros (PP-PR), ex-ministro da Saúde na gestão Temer, em seu lugar.

O presidente Jair Bolsonaro esteve reunido com Barros na terça-feira, 11. O Centrão tenta emplacá-lo com o argumento de melhorar a articulação política. Contudo, com Vitor Hugo na liderança, o governo não tem motivos para reclamar. Sob seu comando na Câmara, o Executivo conseguiu aprovar 41 Medidas Provisórias (MPs) entre 2019 e 2020.

As MPs não foram, entretanto, as únicas propostas aprovadas. Além delas, nove projetos — entre Projetos de Lei (PLs), Propostas de Emenda à Constituição (PECs) e mensagens presidenciais — de autoria do governo foram aprovadas na Câmara no mesmo período. Outras quatro matérias de outros atores, mas com articulação decisiva do governo, também foram aprovadas.

O entorno político de Vitor Hugo não confirma sua saída da liderança. Aliados e interlocutores desconhecem a intenção de Bolsonaro em retirá-lo, mas assumem que o volume de rumores sobre uma possível substituição é mais intenso hoje do que há algumas semanas.

Articulação

Nas últimas semanas, Vitor Hugo retuitou mensagens de vice-líderes, aliados, e líderes partidários. Nas mensagens, todos reconhecem e parabenizam o trabalho desempenhado por ele na liderança do governo. O que interlocutores do líder reconhecem e afirmam a Oeste é que ele se articula com líderes e vice-líderes para permanecer no cargo.

MPs

Confira, abaixo, as Medidas Provisórias (MPs) aprovadas pelo governo:

PECs e PLs

Veja, abaixo, os principais PLs e as principais PECs aprovadas

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês