-Publicidade-

Conheça as 10 cidades mais competitivas do Brasil

Ranking é organizado pelo Centro de Liderança Pública
Vista panorâmica de parte de Barueri, a cidade mais competitiva do país | Foto: reprodução/Wikipédia
Vista panorâmica de parte de Barueri, a cidade mais competitiva do país | Foto: reprodução/Wikipédia | barueri - vista panorâmica - ranking de competitividade de cidades

Ranking é organizado pelo Centro de Liderança Pública

barueri - vista panorâmica - ranking de competitividade de cidades competitivas
Vista panorâmica de parte de Barueri, a cidade mais competitiva do país
Foto: Reprodução/Wikipédia

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou nesta segunda-feira, 23, a edição 2020 do Ranking de Competitividade dos Municípios. Para a classificação, a instituição levou em consideração 12 indicadores relacionados às áreas de instituições, sociedade e economia. Cidades do Estado de São Paulo aparecem nas três primeiras posições.

Leia mais: “Quem é o prefeito que uniu PT e PSDB e foi reeleito com 98%”

A capital paulista surge na terceira colocação, com nota geral de 61,91 (numa escala de zero a 100). À frente estão outras duas cidades da região metropolitana de São Paulo. São Caetano do Sul é a segunda colocada, com 64,3. O município campeão do atual ranking é Barueri. A diferença sobre a vice-campeã é de apenas 0,03. Ou seja: Barueri apresenta 64,33 de pontuação final.

Para ostentar o título de município mais competitivo do país, Barueri foi impulsionado pelos dados econômicos. “A análise das notas entre os municípios mais bem posicionados permite constatar que a primeira colocação para Barueri se deve ao seu destaque na dimensão econômica em conjunto a posições medianas nas dimensões institucional e social”, informa a equipe do CLP.

“Grande destaque do pilar de inovação e dinamismo econômico”

“[Barueri] é o grande destaque do pilar de inovação e dinamismo econômico. Possui excelente desempenho em inserção econômica (3ª colocação) e ocupa posição mediana em telecomunicações (36ª colocação). O município tem no pilar de capital humano (176ª colocação) a grande oportunidade de melhoria da competitividade local sob a ótica econômica”, enfatiza o CLP em relatório divulgado hoje.

Top 10

Confira, abaixo, o ranking com as dez cidades mais competitivas do Brasil, segundo o CLP:

  1. Barueri (SP) — 64,33
  2. São Caetano do Sul (SP) — 64,3
  3. São Paulo (SP) — 61,91
  4. Vitória (ES) — 60,41
  5. Santos (SP) — 60
  6. Campinas (SP) — 59,32
  7. lndaiatuba (SP) — 59,2
  8. Belo Horizonte (MG) — 58,94
  9. São João da Boa Vista (SP) — 58,7
  10. Jundiaí (SP) — 58,6

O ranking completo da nova versão do Ranking de Competitividade dos Municípios está disponível no site do CLP.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês