-Publicidade-

Florianópolis comemora um mês sem mortes pela covid-19

Zero é o número de óbitos relacionados ao novo coronavírus registrados na capital catarinense
Cidade está vencendo o novo coronavírus | Foto: DIVULGAÇÃO/ACPMF
Cidade está vencendo o novo coronavírus | Foto: DIVULGAÇÃO/ACPMF | florianópolis - um mês sem mortes - covid-19 - santa catarina

Zero é o número de óbitos relacionados ao novo coronavírus registrados na capital catarinense

florianópolis - um mês sem mortes - covid-19 - santa catarina
Cidade está vencendo o novo coronavírus | Foto: DIVULGAÇÃO/ACPMF

A capital catarinense tem motivo para comemorar. Afinal, a cidade demonstra estar superando o vírus chinês. Nesta quinta-feira, 4 de junho, Florianópolis completa um mês sem ter uma única morte confirmada em decorrência da covid-19. Ao todo, o município registra sete óbitos por causa do novo coronavírus. É, nesse sentido, uma das capitais estaduais com menos baixas relacionadas à pandemia.

Leia mais:Seis em cada 10 cidades de São Paulo seguem sem um único registro de morte pelo vírus chinês

De acordo com a prefeitura local, os números — ou melhor, a ausência deles — são explicados pelo trabalho preventivo realizado desde que a doença viral começou a ser notícia no Brasil. “Enquanto todo mundo dizia que era para testar somente os casos graves, nós testávamos todos os casos que eram suspeitos, que era a grande maioria. Então, identificar, isolar e cuidar são as frases que nós usamos em Florianópolis”, disse o secretário de Saúde da cidade, Carlos Alberto Justo da Silva, conforme registro do Jornal Nacional, da TV Globo.

O prefeito Gean Loureiro (DEM) demonstra, por sua vez, que a cidade tem usado de recursos tecnológicos para enfrentar a covid-19. Em entrevista ao jornal Estado de Minas, ele registra, entre outros pontos, que Florianópolis tem feito uso de mensagem de texto pelo celular, o popular SMS, para fazer alertas sobre a doença. Para a volta plena da circulação do transporte público, ele avisou que o QR Code pode ser a saída. “Se tiver alguma pessoa contaminada, vamos saber todos os que estavam dentro do ônibus e ter condição de chamar todos para fazer o teste para ver se houve alguma transmissão naquele momento”.

À frente da Coreia do Sul

Diante das semanas consecutivas sem novas mortes por causa da covid-19, a prefeitura de Florianópolis destaca por meio de seu site oficial que realiza mais testes do que a Coreia do Sul. De acordo com o próprio poder Executivo municipal, a capital de Santa Catarina já aplicou mais de 10 mil testes. Dessa forma, a cidade apresenta 1.529 testes por milhão de habitantes. O país asiático conta, nesse sentido, com 941 testes por milhão de pessoas.

“Tem sido testados os casos suspeitos da doença e seus contatos próximos”

“A testagem em massa significa que tem sido testados os casos suspeitos da doença e seus contatos próximos ou domiciliares, mesmo que assintomáticos, bem como profissionais de saúde com sintomas respiratórios leves”, avisa a prefeitura.

Popular nas redes sociais

Com um mês sem novas mortes por causa do novo coronavírus, Florianópolis está popular na internet. Até o início desta tarde, o nome da cidade aparece no top 10 de buscas feitas no Google em todo o território nacional. Além disso, usuários das redes sociais comemoram o sucesso no combate à covid-19. Há, conforme registra Oeste, quem vá além de festejar. Tem quem usa o Twitter, por exemplo, para cobrar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

https://twitter.com/Lipe_Feel/status/1268574438376775682

https://twitter.com/felipesbac1/status/1268565040438837254

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

  1. QUANDO NÃO HÁ CORRUPÇÃO, A BOA GESTÃO ACONTECE. É só vasculhar as entranhas do governo de S. Paulo e da prefeitura, que vão encontrar os motivos REAIS DAS MORTES POR “COVID”.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês