-Publicidade-

Movimento de pais pede retomada de aulas presenciais

O “Escolas Abertas” entende que manter as salas de aula fechadas causa uma série de danos a crianças e adolescentes

O “Escolas Abertas” entende que manter as salas de aula fechadas causa uma série de danos a crianças e adolescentes

Grupo que move Ação Judicial Popular em São Paulo pede reabertura das escolas de acordo com protocolo sanitário | Foto: Reprodução

Pais e mães incomodados com a gestão da prefeitura de São Paulo durante a crise do coronavírus criaram um movimento que pede a reabertura gradual das atividades escolares presenciais em todas as instituições de ensino do município.

 

O “Escolas Abertas” entende que manter as salas de aula fechadas causa uma série de danos a crianças e adolescentes. Amparado na opinião de pediatras e numa série de estudos publicados recentemente, o grupo aponta que os prejuízos causados aos jovens envolvem distúrbios alimentares, aumento da taxa de gravidez precoce, abusos e maus tratos, uso de drogas, violência, ansiedade e danos psicológicos, além do agravamento da defasagem pedagógica, das desigualdades sociais e redução da renda familiar.

Leia também: “‘Lockdown’ nas escolas trará consequências para o Brasil”

De acordo com a tradutora Paula Doherty, uma das mães que fazem parte do movimento, o objetivo dos voluntários é garantir a reabertura das escolas públicas e privadas em 2021. Segundo ela, as aulas presenciais já poderiam ter voltado:  “Desde setembro, quando entramos na fase amarela, as escolas já poderiam ter voltado a funcionar, com aulas curriculares e 35% da capacidade de alunos da escola. No entanto, a prefeitura só em outubro permitiu o retorno. Ainda assim, com apenas 20% dos alunos e somente aulas extracurriculares e de reforço pedagógico”.

O “Escolas Abertas” informa em seu site que a reabertura gradual das atividades escolares presenciais deve se adequar aos protocolos de higiene e distanciamento estabelecidos pelo governo do Estado de São Paulo — cabendo às famílias a decisão sobre levar seus filhos para a escola.

 

-Publicidade-
Envie-nos a sua opinião, sugestão ou crítica! Fale conosco
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês