-Publicidade-

Partido Comunista da China pôs dinheiro na mídia dos EUA

Governo Xi Jinping tem buscado comprar consciências através de publicações ocidentais

Governo Xi Jinping tem buscado comprar consciências por meio de publicações ocidentais

partido comunista da china
Entre as publicações está o Washington Post | Foto: Julian Ding/Flickr

A ditadura chinesa não financiou apenas veículos de comunicação brasileiros com campanha publicitária nas páginas dos periódicos, conforme noticiou Oeste na semana passada. Documentos do Departamento de Justiça dos Estados Unidos revelam que o dinheiro do Partido Comunista também entrou na conta bancária dos donos de grandes publicações norte-americanas. Nos últimos quatro anos, o jornal China Daily (controlado pelo regime de Xi Jinping) pagou cerca de US$ 6 milhões ao Wall Street Journal (só em abril de 2017, foram US$ 324,2 mil) e US$ 4,6 milhões ao Washington Post (em abril de 2018, a companhia recebeu US$ 190,6 mil).

Além deles, outras empresas de mídia abocanharam dólares dos chineses, como, por exemplo, o Los Angeles Times (entre outros depósitos, foram US$ 24 mil em maio de 2017), que angariou US$ 753 mil entre 2016 e 2020; a revista bimestral norte-americana Foreign Policy recebeu um montante superior a US$ 240 mil no mesmo período (em outubro de 2019, foram US$ 120 mil); enquanto o maior jornal do mundo, The New York Times, conseguiu 50 mil dólares. Divulgada em 1° de junho deste ano pelo órgão oficial dos EUA, a papelada garante que o Partido Comunista já pagou cerca de US$ 19 milhões a veículos de imprensa espalhados pelo mundo.

Wall Street Journal

Trecho do documento em que constam alguns valores que o Wall Street Journal recebeu em 2016 e 2017 [clique na imagem para ampliá-la] | Foto: Divulgação/Departamento de Justiça dos EUA

Washington Post

Trecho do documento em que constam alguns valores que o Washington Post recebeu em 2017 e 2018 [clique na imagem para ampliá-la] | Foto: Divulgação/Departamento de Justiça dos EUA

Los Angeles Times

Trecho do documento em que constam alguns valores que o Los Angeles Times recebeu em 2017 [clique na imagem para ampliá-la] | Foto: Divulgação/Departamento de Justiça dos EUA

Foreign Policy

Trecho do documento em que constam alguns valores que o Foreign Policy recebeu em 2019 [clique na imagem para ampliá-la] | Foto: Divulgação/Departamento de Justiça dos EUA

The New York Times

Trecho do documento em que constam os valores que o New York Times recebeu em 2018 [clique na imagem para ampliá-la] | Foto: Divulgação/Departamento de Justiça dos EUA
-Publicidade-
Envie-nos a sua opinião, sugestão ou crítica! Fale conosco
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês