PDT tenta barrar Marco do Saneamento

Edição da semana

Em Em 23 jul 2020, 16:40

PDT tenta barrar Marco do Saneamento

23 jul 2020, 16:40

Partido entra com ação no STF para questionar medida que prevê a universalização do saneamento no Brasil até o fim de 2033

Carlos Lupi

Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi | Foto: Renato Araújo/EBC

O PDT ingressou nesta quinta-feira, 23, com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal questionando o Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

O texto, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 15 de julho, prevê a universalização do saneamento até o fim de 2033 e é considerado uma das maiores ações de enfrentamento à pobreza no Brasil.

LEIA MAIS: A votação do saneamento prova: o PT tem compromisso com o erro

O anúncio da ação foi feito pelo presidente nacional do partido, Carlos Lupi. Segundo ele, a sigla quer impugnar “todos os trechos” em que ele avalia que o direto à água foi violado.

“O acesso ao saneamento deve ser universal e não permitiremos que seja tratado como mercadoria!”, disse Lupi nas redes sociais.

Além do PDT, de Carlos Lupi e Ciro Gomes, apenas partidos de esquerda como o PT e o PCdoB foram contra a proposta que deve modernizar o setor no Brasil.

O novo marco possibilita que a iniciativa privada atue no setor de saneamento e deve injetar até R$ 700 bilhões no Brasil nos próximos 12 anos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já afirmou que o novo marco do saneamento seguirá exemplos de outros setores. Ele lembrou do caso da telefonia celular, que só expandiu no país após privatização das companhias telefônicas.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

18 Comentários

  1. O negócio dessa gente é retroescavadeira.

    Responder
  2. Só podia ser coisa do jornaleiro do Brizola.

    Responder
    • Esquerda sendo esquerda. Contra tudo e a favor de nada.

      Responder
    • Será que o Lupi e os advogados do PDT têm rede de água tratada e rede de esgoto atendendo às suas residências?

      Responder
      • E se tiver, para eles ela é de GRAÇA? Na mão do estado ou não, é sempre mercadoria ! Vc tem que pagar pelo serviço!

        Responder
      • Mas claro que a Esquerda tem que ficar desesperada minha gente! Estão acabando com a “Fábrica de Votos” deles meu povo!

        Me digam: de onde a Esquerda vai “minerar” seus votos se vocês acabarem com a cultuada “Seca do Nordeste”, com as bondosas “ONGs da Amazônia” e a “Eterna Pobreza“ que escraviza o povo brasileiro?

        Isso é crueldade meu povinho!

        Tenham piedade desses meliantes por piedade! ???

        Responder
    • O bom disso é que mostra mais uma vez o quanto Ciro Gomes é um dinossauro.

      Responder
  3. Resumo da manchete: a corja esquerdista quer q o histórico marco do saneamento seja inconstitucional para que a iniciativa privada não entre no financiamento, para que só o estado forneça o dinheiro, para que os políticos tenham plena liberdade para melhor roubar e manter os nichos de apadrinhamento nas agências. Vejam que a esquerda governa o Brasil há 30 anos e mais da metade dos brasileiros não têm rede de esgoto. Só um idiota ainda acredita as propostas da esquerda, que para existir, sempre precisará da miséria.

    Responder
    • Direto ao ponto.

      Responder
    • Tudo que for contra o país a esquerda é a favor. Só ambição pelo poder. Atraso.o povo vai vendo isso

      Responder
  4. pois é , porque será que os partidos ESQUERDALÓIDES não querem né??? … eu respondo !! porque o saneamento basico é como a agua do nordeste… serve como moeda de troca em campanhas e para lavar dinheiro de obras , simples assim !! é mais uma torneira da corrupção que se fecha !!!! …DALE BOLSONARO!!!

    Responder
  5. Essa esquerda que quer o JB no partido? Roberto Jefferson é um oportunista de carteirinha.

    Responder
    • nao confunda sentar nos ovos com centavos novos o PDT e um partido de esquerda radical o PTB que e do roberto gefferson e um partido que nao e direita nem esquerda e so um partido que quer e grana

      Responder
    • O partido de Roberto Jefferson é o PTB e não o PDT. (Muitas siglas) rsrsrs

      Responder
  6. Como pudemos botar essa corja de ignorantes, corruptos e perversos cidadãos na política?
    A única explicação plausível é um absoluto vazio na parte cognitiva do cidadão eleitor.
    A instrução de qualidade, a todo povo carente seja lá de qual região for do País, é mais do que necessário, é vital para a sobrevivência do Brasil independente e soberano!

    Responder
  7. PODR ACREDITAR QUE STF VAI ACATAR PEDIDO. QUAL A JOGADA?, PATIDECOS NÃO TEM REPRESENTAÇÃO BASTANTE PARA TAL FATO, ENTÃO USAM O STF PARA SERVIR DE PORTA VOZ DOS MESMOS. COMO O INTUITO É SÓ PREJUDICAR O PAIS , E NOSSO SUPREMO É PRODIGO EM VER” O CIRCO PEGAR FOGO”, COM CERTEZA VAI APOIAR.

    Responder
  8. Ou seja,partidos de esquerda,querem os brasileiros na [email protected]!

    Responder
  9. A esquerda é o atrasa mundo. E tem gente que vota nestas m…

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

O império dos sem-voto

Há cada vez mais pessoas que nunca receberam um único voto na vida, e não têm mandato nenhum, dizendo o que o cidadão deve ou não deve fazer

O mal de roupa nova

O Partido Democrata não esconde as intenções: quer mais coletivismo, menos autonomia dos Estados, maior controle exercido pelo Executivo central e intervenção na economia

A nova Torre de Babel

Ao contrário do mito bíblico, a torre atual está sendo edificada com base na confusão proposital das palavras por indivíduos desprovidos de inteligência e coragem

Segundo turno nupcial

“Ué, você tá torcendo pra mim?” / “Não sei. Estou indeciso”

A imprensa morre no escuro

A atividade que já foi chamada de “quarto poder” escorrega perigosamente para a irrelevância

O resgate de Tocqueville

O desprezo pelo cristianismo, tão comum em meios “progressistas”, representa um perigoso afastamento dos pilares norte-americanos

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma nova doença: o vício em desculpas

Poucas figuras públicas têm a força de caráter para se recusar a pedir desculpas aos identitaristas, que gostam de desempenhar o papel de vítimas permanentes

Você não pode perder

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês