PIB dos EUA recua 4,8% no primeiro trimestre - Revista Oeste

Em 29 abr 2020, 16:16

PIB dos EUA recua 4,8% no primeiro trimestre

29 abr 2020, 16:16

País encerra mais de uma década de crescimento econômico

Foto: Casa Branca

Em meio à pandemia de coronavírus, os Estados Unidos tiveram uma contração de 4,8% do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre deste ano. A queda é a mais expressiva desde a crise de 2008 e representa o primeiro encolhimento em mais de uma década.

O dano provocado pela covid-19 ficou restrito principalmente ao fim de março e, mesmo assim, reflete a profundidade da crise na maior economia do mundo. No primeiro trimestre do ano passado, a economia norte-americana cresceu 2,1%.

Como registra a agência France-Presse, o Departamento do Comércio advertiu que “nem todos os efeitos econômicos da pandemia da covid-19 podem ser quantificados na estimativa do PIB para o primeiro trimestre de 2020”.

A contração reflete a paralisação das atividades nas últimas duas semanas de março, quando milhões de norte-americanos perderam o emprego em consequência das medidas para tentar conter o vírus.

Os Estados Unidos lideram a lista de países com maior número de mortes devido à doença, com mais de 58 mil óbitos.

Os analistas projetam um impacto mais profundo no segundo trimestre, com uma contração que pode atingir os dois dígitos, mostrando os efeitos das semanas mais difíceis de confinamento.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias