PL das 'fake news' propõe até 5 anos de prisão para milícia digital

Edição da semana

Em 22 set 2020, 08:44

PL das ‘fake news’ propõe até 5 anos de prisão para milícia digital

22 set 2020, 08:44

O deputado Orlando Silva apresentou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, um relatório prévio para a proposta

Proposta

Orlando Silva coordena grupo de apoio ao projeto de lei na Câmara
Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

O deputado Orlando Silva (PCdoB) apresentou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), um relatório prévio para o PL das fake news. A ideia é construir um texto substitutivo ao que foi aprovado pelo Senado.

O grupo de articuladores da proposta, que é coordenado por Orlando, propôs pena de um a cinco anos de prisão, mais multa, a quem integrar as chamadas milícias digitais. Já as empresas de redes sociais e serviços de mensagens poderão ser multadas em até 10% de seu faturamento e receber advertências.

A proposta obriga empresas a identificar perfis automatizados, destacar conteúdos patrocinados e também adotar “medidas técnicas que viabilizem a identificação de contas que apresentem movimentação incompatível com a capacidade humana” — os famosos robôs.

De acordo com a proposta, empresas como Twitter, Instagram e Facebook deverão produzir relatórios semestrais que contenham, entre outros itens, o número total de usuários daquele serviço e o total de medidas de moderação adotadas para coibir a violação dos termos de uso. Os usuários deverão ter canais para recorrer de decisões que suspendam alguma publicação.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

12 Comentários

  1. PERGUNTA, A MÍDIA TRADICIONAL COMO A GLOBO E FOLHA SERÃO PUNIDAS POR SUAS FAKE NEWS?? Ou a punição é apenas pra OPINIÃO PÚBICA?
    O Congresso que se atreva aprovar CENSURA CONTRA A POPULAÇÃO E TORNAR LEI A MORDAÇA DA QUARENTENA!! Verão a revolta popular!!

    Responder
    • Se essa lei absurda for aprovada é só a direita começar a usá-la contra a esquerda toda vez que fizerem fake news contra o presidente. O SleepingGiants vai ter que ter sua identidade revelada. É só começar a virar o feitiço contra o feiticeiro.

      Responder
  2. PERGUNTAS… A MÍDIA TRADICIONAL COMO A GLOBO E FOLHA SERÃO PUNIDAS POR SUAS FAKE NEWS?? Ou a punição é apenas pra OPINIÃO PÚBLICA?
    O Congresso que se atreva aprovar CENSURA CONTRA A POPULAÇÃO E TORNAR LEI A MORDAÇA DA QUARENTENA!! Verão a revolta popular!!

    Responder
    • Querem colocar mordaça no povo. Façamos o seguinte: boicotando esses senadores e deputados que votaram a favor dessa infâmia, inclusive seus partidos. Se isso passar, somente restará a resistência civil como forma de protesto para que eles retirem essa infâmia. Isso é guerra hibrida e querem destruir nossas liberdades.

      Responder
  3. A ideia subjacente a todo e qualquer um de esquerda é a de sua total, plena e irrestrita liberdade de expressão e ação; nada mais do que correto e justo.
    No entanto, quando é a fala e a opinião daqueles que apontam seus desvios tradicionais, a ideia é de criminalizá-los.
    Creio que o mundo inteiro de não alienados já está literalmente de saco cheio de suas idiossincrasias.
    No nosso caso específico, devemos sempre nos manifestar contra seus dúbios valores (dupla moral) e irmos substituindo-os, paulatinamente, em todas as eleições.

    Responder
    • Quem vai prender os Intercept ,os Sliping Giants ,e os censores que cancelam quem está desnudando os crimes desses bandidos?

      Responder
  4. mílicia de MST, MTST, Antifas que saem queimando, matando, depredando, ok.

    mílicia digital = qualquer conservador que se organize para militância. esquerda pode agir como bando de forma coordenada explícita até com tribunais superiores. os fascistas querem criminalizar a livre associação de pessoas

    Responder
  5. Estava com muito medo do meu filho usando o celular quando não estiver por perto, assim instalei um programa e consegui ver todas as mensagens do meu filho
    https://brunoespiao.com.br/espiao-de-email entre outas outras funções gostei muito do programa agora fico tranquilo pois vejo tudo que esta fazendo

    Responder
  6. Nada está tão ruim que um esquerdista não possa piorar! Esta PL só pode ter um destino; o lixo!

    Responder
    • Todo comunista adora uma boa censura. Desde que ele esteja no poder.
      Querem nos escravizar, mas não conseguirão.

      Responder
  7. Orlando, o da tapioca!

    Responder
  8. Do lado de cá, tivemos 57 milhões de votos, a grande maioria de pessoas livres e bem informadas pela internet. Não precisamos de robôs. Agora, do lado da esquerda, centrão e afins, esses sim tem de ser investigados, pois é difícil imaginar que ainda existem pessoas que os apoiem.

    Projeto autoritário de um membro de um partido que apoia ditaduras pelo mundo, que o próprio nome do partido já lembra ditadura e genocídio. Querem calar a voz de milhões de cidadãos livres para opinar e pensar, e nos jogar no curral da informação que é a grande mídia.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

As piores eleições do mundo

A cura para a desgraça que são as eleições brasileiras é um conjunto de meia dúzia de providências simples como a tabuada

EUA — O que está em jogo

Em confronto, duas visões antagônicas sobre temas como geopolítica e comércio internacional, impostos e saúde, clima e energia, China e Oriente Médio

Meio ambiente é causa conservadora

Conservadores não podem se eximir da responsabilidade e reforçar a ideia de que preservação ambiental é pauta da esquerda

O plebiscito dos mentecaptos

Acaba o auxílio emergencial, mas começa a campanha emocionante do Ricardo Barros pelo plebiscito — e emoção é alimento espiritual

Nova Constituição para quê?!

Uma Carta ruim como a nossa deve ser reformada, e não anulada para que outra seja escrita. Essa é a solução conservadora

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma nova doença: o vício em desculpas

Poucas figuras públicas têm a força de caráter para se recusar a pedir desculpas aos identitaristas, que gostam de desempenhar o papel de vítimas permanentes

Você não pode perder

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Revista Oeste — Edição 32 — 30/10/2020

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês