A carta das Forças Armadas sobre as manifestações

Cúpula militar ressaltou os 'valores e tradições' das Forças, 'sempre presentes e moderadoras', para assegurar a estabilidade
-Publicidade-
Comandantes das três Forças se pronunciaram pela primeira vez, desde o início das manifestações
Comandantes das três Forças se pronunciaram pela primeira vez, desde o início das manifestações | Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Nesta sexta-feira, 11, os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica divulgaram uma nota pública na qual defendem a garantia de manifestações pacíficas e condenam “restrições a direitos por parte de agentes públicos” e “excessos cometidos” em atos pelo país — “que possam restringir os direitos individuais e coletivos ou colocar em risco a segurança pública”. O documento, direcionado “às instituições e ao povo brasileiro”, é um claro recado ao Supremo Tribunal Federal e ao Tribunal Superior Eleitoral.

No documento, a cúpula militar ressaltou os “valores e as tradições” das Forças, “sempre presentes e moderadoras”, para assegurar “compromisso irrestrito e inabalável” com “a democracia e com a harmonia política e social”.

Adiante, as Forças ressaltaram “a crença na importância da independência dos Poderes, em particular do Legislativo”: “Casa do Povo, destinatário natural dos anseios e pleitos da população, em nome da qual legisla e atua, sempre na busca de corrigir possíveis arbitrariedades ou descaminhos autocráticos que possam colocar em risco o bem maior de nossa sociedade, qual seja, a sua Liberdade”.

-Publicidade-

Sem citar nomes, a carta afirma que o papel das Forças Armadas é essencialmente assegurar o que a Constituição prevê, incluindo liberdade de pensamento, de reunião e o direito de ir e vir. Sobre o Legislativo, o texto diz que a Casa do Povo é o destinatário natural dos anseios e pleitos da população, “em nome da qual legisla e atua, sempre na busca de corrigir possíveis arbitrariedades ou descaminhos autocráticos que possam colocar em risco o bem maior de nossa sociedade, qual seja, a sua Liberdade”.

Trata-se da primeira vez que os militares se pronunciam, desde o início das manifestações que se opõem a Lula. A carta é assinada pelos comandantes Almir Garnier Santos (Marinha), Marco Antonio Freire Gomes (Exército) e Carlos de Almeida Baptista Junior (Aeronáutica).

Leia a carta completa das Forças Armadas sobre as manifestações

“Acerca das manifestações populares que vêm ocorrendo em inúmeros locais do País, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira reafirmam seu compromisso irrestrito e inabalável com o Povo Brasileiro, com a democracia e com a harmonia política e social do Brasil, ratificado pelos valores e pelas tradições das Forças Armadas, sempre presentes e moderadoras nos mais importantes momentos de nossa história.

A Constituição Federal estabelece os deveres e os direitos a serem observados por todos os brasileiros e que devem ser assegurados pelas Instituições, especialmente no que tange à livre manifestação do pensamento; à liberdade de reunião, pacificamente; e à liberdade de locomoção no território nacional.

Nesse aspecto, ao regulamentar disposições do texto constitucional, por meio da Lei nº 14.197, de 1º de setembro de 2021, o Parlamento Brasileiro foi bastante claro ao estabelecer que: ‘Não constitui crime […] a manifestação crítica aos poderes constitucionais nem a atividade jornalística ou a reivindicação de direitos e garantias constitucionais, por meio de passeatas, de reuniões, de greves, de aglomerações ou de qualquer outra forma de manifestação política com propósitos sociais’.

Assim, são condenáveis tanto eventuais restrições a direitos, por parte de agentes públicos, quanto eventuais excessos cometidos em manifestações que possam restringir os direitos individuais e coletivos ou colocar em risco a segurança pública; bem como quaisquer ações, de indivíduos ou de entidades, públicas ou privadas, que alimentem a desarmonia na sociedade.

A solução a possíveis controvérsias no seio da sociedade deve valer-se dos instrumentos legais do estado democrático de direito. Como forma essencial para o restabelecimento e a manutenção da paz social, cabe às autoridades da República, instituídas pelo Povo, o exercício do poder que ‘Dele’ emana, a imediata atenção a todas as demandas legais e legítimas da população, bem como a estrita observância das atribuições e dos limites de suas competências, nos termos da Constituição Federal e da legislação.

Da mesma forma, reiteramos a crença na importância da independência dos Poderes, em particular do Legislativo, Casa do Povo, destinatário natural dos anseios e pleitos da população, em nome da qual legisla e atua, sempre na busca de corrigir possíveis arbitrariedades ou descaminhos autocráticos que possam colocar em risco o bem maior de nossa sociedade, qual seja, a sua Liberdade.

A construção da verdadeira Democracia pressupõe o culto à tolerância, à ordem e à paz social. As Forças Armadas permanecem vigilantes, atentas e focadas em seu papel constitucional na garantia de nossa Soberania, da Ordem e do Progresso, sempre em defesa de nosso Povo.

Assim, temos primado pela Legalidade, Legitimidade e Estabilidade, transmitindo a nossos subordinados serenidade, confiança na cadeia de comando, coesão e patriotismo. O foco continuará a ser mantido no incansável cumprimento das nobres missões de Soldados Brasileiros, tendo como pilares de nossas convicções a Fé no Brasil e em seu pacífico e admirável Povo.”

Leia também: “A direita está aí”, reportagem publicada na edição 137 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

103 comentários Ver comentários

  1. Essa carta é de 2 meses atrás e nesses dois meses as FFAA não fizeram absolutamente nada pra resolver a atual situação caótica em que o nosso país caiu… Quando as ações contradizem as palavras eu acredito nas ações!

  2. ONTEM em Brasilia a PE…Policia do Exército,
    colocou pra fora uns “fiscais” do DF que foram tentar retirar os vendedores ambulantes da área da manifestação…

    OBVIO que foi ordem do Xandão. né… querer corta as “linhas de suprimento” dos manifestantes para o dia 14 e 15 NOVEMBRO VAI SER GIGANTE..

    MAIS de 15 comandos, quarteis e batalhões estão sitiados por manifestantes desde o dia 3 novembro.
    FORÇA GENTE HONESTA …..TÁ VINDO MAIS E MAIS GENTES.

    LADRÃO NÃO SOBE A RAMPA NÃO!

  3. O que querem mais estas ” ORTURIDADES ” do stf, para multar por incitação contra eles mesmos estas AUTORIDADES, que dizem palavras e gestos em defesa dos que pedem
    socorro contra os abusos a direitos contidos na CONSTITUIÇÃO, aposto até que estas
    ” ORTURIDADES ” nunca leram a CONSTITUIÇÃO, e se leram não aprenderam nada.

  4. ALGUNS dizem que o pior defeito dos seres humanos é a inveja…..
    EU ARGUMENTO QUE É A COVARDIA…..esse stf tse estão há mais de 3 anos fazendo coisas ERRADAS E QSTUPRANDO SISTEMATICAMENTE A CONSTITUIÇÃO…..
    USANDO OS CANALHAS da POLICIA FEDERAL que VIROU UMA GESTAPO/STASI
    virou uma guarda bolivariana….
    SÓ AGORA as forças armadas ESCREVEM VELADAMENTE NUM TEXTO EDUCADINHO, QUASE PEDINDO DESCULPAS por se manifestarem,,,
    “”QUEM NÃO CUMPRIR ORDENS INCONSTITUCIONAIS TERÃO A PROTEÇÃO E RESPALDO DAS FA.”””
    Xandão e stf/tse CAGARAM PRA VOCês….
    CONTINUAM SEM MEDO DE VIOLENTAR A CONSTITUIÇÃO FEDERAM ASSULANDO A CORRUPTA JUSTIÇA E SUA POLICIA CONTRA O POVO INDIGNADO.

    COVARDES!!

    1. Um INVÁLIDO, UM Cadeirante …..Tinha mais coragem do que esses COVARDES, falastrões “escrevedores de cartinhas”..
      AÇÃO, POIS A CONSTITUIÇÃO CONTINUA A SER ESTUPRADA!
      Xandão (filiado velado do PCC) Barroso (o sugar daddy guloso) Facchin (o marmita de sem terras) CAGARAM para sua cartinha… C A G A R A M!

  5. O que entendi foi que as FFAAs disseram para quem quisesse entender que o art 142 ainda está ativo em nossa constituição. Não vão aceitar baderna entre os poderes constitucionais. É a garantia da posse de Lula, dos novos deputados e senadores.

  6. Agora é tarde, a esquerda já está para tomar posse, e de lá não sair mais, vão acabar com esse exercito e criar força nacional para protege-los, é assim que sempre pensou o José Dirceu, que disse que iriam “tomar o poder, diferente de ganhar eleição.

  7. Um ponto a ser lembrado. Bolsonaro é hoje o maior lider popular do mundo que abraça o liberalismo econômico e o conservadorismo de costumes. Tudo que as esquerdas e os globslistas odeiam. Ele é último bastião contrsc

  8. Esse é aquele momento em que entendemos que o estado é o povo, e não suas instituições e tampouco a constituição federal, que vem sendo tratada como letra morta pelos sistema STF-TSE há bastante tempo.

    Esse é o momento em que entendemos que são as forças armadas que mantém o estado de direito e não as leis banalizadas pelas instituições que deveriam protege-las.

    As forças armadas não servem ao governo de ocasião e sim ao cidadão de bem, aquele que cumpre as regras estabelecidas, as quais ele mesmo redigiu, por intermédio de seus representantes.

    Esse é o momento em que todos nós, cidadãos brasileiros que seguem as regras, e que ousam não seguir, foram avisados de que o estado de direito é mantido pela ordem.

    Nao é uma cartinha de candidato a presidente para enganar o povo ou enganar o mercado, é um aviso.

  9. O POVO entendeu o comando. 💚💛
    MANIFESTAÇÕES EM BRASILIA – 15/11.
    🚶‍♀️🚶‍♀️🚶‍♀️🚶‍♀️🚶‍♀️🚶‍♀️🚶‍♀️🚶‍♀️🚶‍♀️🚶‍♀️🚶‍♀️🚶‍♀️🚚🚚🚚🚚🚚🚚🚚🚚🚚

    🛑 JPan: Tem uns comentaristas liberalóides chamando os manifestantes de “imbecis e fanáticos” por pedirem a anulação do pleito.
    🤡 Até o Zé Maria inventou q na carta das Forças Armadas garante a posse do Ladrão.

  10. COM CERTEZA O DOCUMENTO NÃO ESTÁ REFERINDO À DEMOCRACIA QUE ESTAMOS TENDO NO BRASIL. AQUI, ESTAMOS EM PLENO REGIME DITATORIAL E AS FORÇAS ARMADAS ESTÃO BESTIFICADAS QUANDO JÁ DEVERIAM TER REALIZADO A INTERVENÇÃO MILITAR. NÃO HÁ MAIS O QUE ESPERAR, SENHORES GENERAIS. A MENOS QUE QUEIRAM QUE A REVOLUÇÃO DE 2022 SEJA REALIZADA POR TENENTES OU SARGENTOS.

  11. ora, ora, ora, senhores, as FFAA não fazem carta. As FFAA fazem intervenção militar para livrar o Brasil de comunistas, socialistas, petistas e oportunista de toda ordem. Assim como fizeram em 1964.

  12. No meu entendimento, esta carta endossa as manifestações e passa a mensagem de que deve-se continuar se assim o povo deseja. O atendimento as reivindicações acontecera , tudo dentro da Lei.

  13. Cristyan e o bom jornalismo da revista oeste, jovem pan e gazeta do povo, transmitam aos militares que se não conseguirem que o TSE faça uma revisão dos possíveis problemas ocorridos nesta eleição, que ao menos IMPEÇAM essa cambada do Lula de voltar a dirigir nossas estatais. Não é mais possível ver essa gente dirigindo empresas saneadas que agora sim tem um fim social porque distribuem parte dos lucros para a UNIÃO (Povo Brasileiro). Na mão do PT só davam prejuízo e eram assaltadas.

  14. Tal e qual as manifestações pacificas e ordeiras de tempos atrás onde milhares, quiçá milhões de pessoas, declararam, claramente, a insatisfação do comportamento PARCIAL das instituições, NUNCA LEVAS A SÉRIO, essa “cartinha” também não será levada em conta. Acorda FFAA, moderadoras, essas instituições só entenderão se sofrerem DOR; na pacificidade, testada inúmeras vezes sem sensibilizá-los, “cagaram, e continuarão cagando na cabeça do povo”, e, fatalmente, chegará também em suas cabeças.

  15. Uma carta belíssima! Os militares sempre escrevem manifestos primorosos. Devo confessar que cheguei a ficar emocionado. A carta é tranquilizadora, se é que é possível tranquilizar o povo, neste momento. Mas o que se espera das Forças Armadas, é mais ações do que palavras.

    Nós temos uma peculiaridade que nos diferencia muito de outras nações. O patrono do nosso exército é cognominado “O Pacificador”. Foi um homem deveras virtuoso, mas que teve um fim melancólico. Não esquecer disso.

    Depois da “redemocratização”, as Forças Armadas viveram dias dramáticos. Sem recursos, não conseguiam nem alimentar a tropa. Dispensavam todos os militares ao meio-dia porque não podiam fornecer-lhes o almoço. Quartéis ficavam às escuras por falta de dinheiro para pagar a conta de energia. Exercícios militares eram na base do faz de conta: “faça de conta que esse quadrado no chão é um caminhão para transporte de tropa…”. Acredito que as novas gerações de militares desconheçam esse passado dramático. Coisas de 30, 40 anos atrás. Quem prestou serviço militar nessa época, deve lembrar. Dava pra rir, mas era para chorar.

    O plano do PT, de criar uma Guarda Nacional, deveria acender um sinal vermelho nos Altos Comandos das Forças. Sabendo-se incapaz de dobrar os militares, pois passaram mais de 30 anos no poder e não conseguiram, a opção da extrema esquerda é asfixiá-los e, gradualmente, substituí-los por uma outra estrutura militar equivalente porém moldada ideologicamente à semelhança da ditadura esquerdista. Isso pode ocorrer no prazo de 4, 8 ou, no máximo, 12 anos (dois a três governos). A asfixia será feita através de contingenciamentos e reduções orçamentárias sucessivas, enquanto a Guarda Nacional se torna operacional. A China e a Rússia deverão ser os principais assessores e fornecedores da nova estrutura militar. Isso tudo, pra mim, é coisa óbvia. Espero que os comandantes militares também tenham essa percepção.

    1. Excelente comentário! Queremos mais ação, chega com esse papo de “democracia”, “respeito à constituição”, coisas que acredito também, porém desde a canetada do Fachin pra soltar o condenado o vale-tudo está no ar. O futuro do país está em jogo e corre riscos como nunca correu.

  16. O cerco está se fechado. As FFAA colocaram uma gravata no pescoço do TSE e STF com a Declaração, depois com a nota no Twitter de que não havia dito que as urnas não havia fraudes deu um nó. Agora, com essa carta de hoje começou a apertar a gravata. Em breve não conseguirão respirar.

  17. Sério? Uma notinha de merda, enquanto os bandidos, vendidos, traidores estão há anos tomando conta do país, prendendo, aleijando, exilando quem eles querem e o EB (Exército de Brancaleone) fica escrevendo bilhetinhos, “É verdade esse bilete”. Vão tomar vergonha na cara e cumprir o seu papel, principalmente o de manter a soberania do país, e defender a democracia e os valores daqueles que pagam o soldo de vocês.

  18. E pariu uma cartinha! Se alguém esperava alguma ação das forças armadas, sugiro inventar o elixir da longa vida.
    É mais fácil ver elefante e girafa na Amazônia.
    Cada vez mais simpatizo com a ideia das esquerdas de extinguir as forças armadas, afinal não podemos com os inimigos externos e os internos fazem o que querem, por que pagar bilhões para isentões fantasiados de Rambo?
    E nem digo que eles estejam errados, errado é quem espera alguma coisa deles. Esqueçam os militares!

    1. O futuro do Brasil é incerto, mas algo parece bem evidente: a maior conflagração ocorrerá nas zonas de produção de maior riqueza, tanto por parte de quem a produz, como por parte de quem a cobiça. Mas, e o resto? O resto buscará o seu lugar nas filas de marmitex.

  19. Povo está sem foco. Tem que cercar o stf e só sair de lá com a renuncia do xandão e do facin (o que ressuscitou o ladrão). Só isso e já teremos um Brasil melhor.

    1. CONCORDO COM O SENHOR JOÃO MANOEL. O STF É O FULCRO DA INSEGURANÇA EM QUE O PAÍS ESTÁ MERGULHADO. NÃO ADIANTA IR CERCAR O CONGRESSO, PORQUE QUALQUER DECISÃO QUE SEJA CONTRÁRIA AOS INTERESSES DOS TOGADOS SERÁ DECLARADA INCONSTITUCIONAL. ENTENDO QUE A SOLUÇÃO NÃO É ACABAR COM O SUPREMO, MAS RENOVAR SUA COMPOSIÇÃO E INSTITUIR PRAZO PARA OS MANDATOS.

  20. Estamos nas mãos do criador. O Exército não vai fazer nada, não vai levantar 1 dedo contra as arbitrariedades do STF, e do TSE. Lamentável.

    1. Não vão pq eles já interviram no passado e até hoje, quase 60 anos depois, tem fdp chorando por ter “sofrido na ditadura”. Naquela época eles nos salvaram de nos tornarmos uma espécie de Cuba ou Coréia do Norte.

  21. Complementando o comentário anterior, gostaria que esses brasileiros que vieram a Brasília para protestar em frente ao QG do Exército, o fizessem em frente ao Congresso Nacional e ao STF. Afinal de contas, os Deputados Federais e Senadores foram eleitos apara nos representar e até o momento estão covardemente calados e sem reação ante às ações do STF e do Alexandre de Moraes, que se arvorou em dono da verdade, apoiado pelos demais ministros das cortes superiores.

  22. O comunicado das FFAA não nos tranquiliza, nos causa incertezas e inseguranças.
    O processo de corrupção e o trabalho de inversão de valores é tão antigo/grande que nos remete a inúmeros questionamentos:-
    – dentro das FFAA foi aceito que militares graduados postassem fotos (uniformizados) fazendo o “L”;
    – a limpeza desses ratos começa de dentro para fora, com julgamento pelo TSM por crime de traição à Pátria! Alguém tem notícias dessa limpeza???
    – na Fase anterior inúmeros profissionais da saúde se venderam (rasgando o juramento de Hipocrates de salvar vidas) e, muitas pessoas morreram e, outros tantos foram omissos, por medo de ter o seu diploma cassado. Hoje, ficou comprovado que tudo foi arquitetado para reduzir à população mundial e as pessoas estão morrendo vítimas das “vacinas” (arma de destruição).
    Nesse sentido, pergunto – Vocês militares estão preparados para conviver com a degradação/desgraça do Povo Brasileiro????
    Queremos respostas efetivas, somos o exército do Bolsonaro, o tempo/momento é agora!!!!
    Caso não concordem nos deem uma resposta que seja plausível🙏🙏☝️🙏

  23. O comunicado das FFAA não nos tranquiliza, nos causa incertezas e inseguranças.
    O processo de corrupção e o trabalho de inversão de valores é tão antigo/grande que nos remete a inúmeros questionamentos:-
    – dentro das FFAA foi aceito que militares graduados postassem fotos (uniformizados) fazendo o “L”;
    – a limpeza desses ratos começa de dentro para fora, com julgamento pelo TSM por crime de traição à Pátria! Alguém tem notícias dessa limpeza???
    – na Pandemia, inúmeros profissionais da saúde se venderam (rasgando o juramento de Hipocrates de salvar vidas) e, muitas pessoas morreram e, outros tantos foram omissos, por medo de ter o seu diploma cassado. Hoje, ficou comprovado que tudo foi arquitetado para reduzir à população mundial e as pessoas estão morrendo vítimas das “vacinas” (arma de destruição).
    Nesse sentido, pergunto – Vocês militares estão preparados para conviver com a degradação/desgraça do Povo Brasileiro????
    Queremos respostas efetivas, somos o exército do Bolsonaro, o tempo/momento é agora!!!!
    Caso não concordem nos deem uma resposta que seja plausível🙏🙏☝️🙏

  24. O sentimento de revolta da população brasileira decorrente das arbitrariedades do STF e TSE, que transformou o pleito eleitoral em um jogo sujo favorecendo abertamente um dos candidatos, ao contrário da imparcialidade que seria de se esperar, explica as manifestações atuais em várias cidades do Brasil, clamando por um socorro das Forças Armadas, vistas como a última esperança para impedir a volta do atraso e da corrupção sistêmica.
    Mas infelizmente, os militares não podem fazer nada sem caracterizar um golpe de estado, com consequências imprevisíveis para o Brasil. Lembremos que nos idos de 1964, o mundo vivia sob o clima de Guerra Fria, com dois blocos antagônicos liderados um pelos Estados Unidos e países do Ocidente, e outro pela União Soviética, com inúmeros movimentos revolucionários em países da América Latina, inspirados pela revolução cubana, como Tubac Amaru, no Perú, Movimento de Esquerda Revolucionária (MIR) no Chile, Tupamaros no Uruguais, e Montoneros, na Argentina, apenas para citar alguns. Naquela época, no Brasil, havia um sentimento favorável à intervenção militar, apoiada pela maioria da população e particularmente pela imprensa e setores da Igreja. Hoje qualquer ação militar seria execrada e poderia criar um clima de insegurança generalizada, até porque os brasileiros estão divididos, fato comprovado pelo resultado das eleições presidenciais.
    Se houve guerrilha urbana há 60 anos atrás, imaginem o que poderia acontecer se os soldados do tráfico e do crime organizado resolvessem agir contra a população, estimulados pelos lideres de esquerda que tanto defendem.
    Podem discordar, mas é a minha opinião!

  25. Estão certos. O passo não deve vir das Forças Armadas. Deixaram bem claro o poder EMANA do povo, cabe as Forças Armadas garantir que esse poder não extrapole nem para um lado nem para o outro. Os olhos do “Mundo” está querendo que uma posição mais extrema surja para que haja uma intervenção da ONU aqui.
    1964 ficou no aprendizado, aqueles que apoiaram na época, execraram recentemente, e o que foi uma intervenção virou Golpe e foi amplamente combatido por anos.
    A população tem que parar de ir a essas manifestações como se estivessem indo para uma micareta. Não acho que tenha que haver confronto, mas busquem na internet o recado do Presidente Figueiredo deu a Alexandre Garcia quando já não mais estava na presidência. Ele deu a receita.

  26. Necessário A T I T U D E !!!
    S.O.S. FF.AA. – Con gres so não nos representa / Inoperantes para a Nação…. Se N ad0 Prevaricando de suas obrigações, $7F Agindo Completamente fora da C ons ti tuicao e completamente fisi ológica. SOS FFAA ATITUDE !

  27. Em 04/11/22 representante de uma empresa de auditoria Argentina divulgou mediante live um informe em que demonstrou, segundo nominou, “anomalias” que comprometeram o resultado da eleição presidencial no Brasil.

  28. As Únicas Instituições FEDERAIS que hoje são Respeitadas e Admiradas pelo POVO são as Forças Armadas e as PF e PRF.

    Por isso mesmo o Povo Brasileiro está implorando pelo suporte dessas instituições para que o socialismo/ comunismo NÃO destruam nosso país.

    Simples Assim❗️

  29. Se o bandido assumir, não haverá um dia sequer de paz ou trégua. Contra ladrão e os golpistas do STF, somente uma bazuca resolve. O narconegócio, comandado por Lula e seu Petê, junto aos aliados do STF, não irão passar. Ou trava-se este processo antes que aconteça, ou o Brasil irá tornar-se um México de Tijuana ou uma Colômbia das FARCS e Chiapas. e o presidente da Colômbia deixou bem claro com seu discurso na ONU, dias atrás:
    ” Legalizar o narconegócio na América Latina e todos países envolvidos irão beneficiarem-se desse capital”. Tal mensagem é para implodir qualquer senso de seriedade…

  30. Mais uma carta !! Ou seja, por enquanto só papel !! Respeitamos as forças armadas, mas, por favor, em que mundo vocês vivem ??? Qual a Constituição que vocês defendem ?? Aquela que dois dos três poderes da nossa pobre ” República” pisoteiam e desdenham todos os dias ?? Está na hora de olhar para o povo !!!

  31. Gato escaldado tem medo de água.
    As FFAA foram massacradas por causa de 1964 ( luta contra o comunismo descarado)
    A esquerda distorceu a verdade.

    Agora, eles estão agindo de tal forma, que, dificilmente, pessoas e países poderão contestar o momento em que as FFAA agirem ( dentro da Constituição – Lei e Ordem!)

    E uma intervenção militar com o maciço apoio do povo não é para os de ” sangue fraco “

  32. O brasileiro de bem, Patriota, que apoia Bolsonaro por resgatar o amor à Pátria e junto com Paulo Guedes estava colocando o País nos trilhos, hoje se sente decepcionado com o Presidente e com as Forças Armadas, é só blá blá blá
    Lamentavelmente

  33. Carta, carta e mais carta, daqui a pouco o STF e o TSE nem precisarão fazer licitação para compra de papel higiênico, tem pelo menos 4 anos que estou vendo essas cartas a nação e nada acontece enquanto isso o Xandão usa sua caneta que não é bic e fode o país todo como se não houvesse amanhã!

  34. Um puxão de orelha no STF e uma cutucada no parlamento,que tem se demonstrado omisso e acovardado permitindo que o STF avançasse nas suas atribuições.

  35. Cadê a resposta pedida pelas Forças Armadas ao Alexandre de MORDAÇA?! Ele não deve uma resposta URGENTE, com relação ao código fonte e a possível vulnerabilidade das urnas?! (Segundo carta das FFAA)…

  36. Por fim, tudo como d’antes NO QUARTEL DE ABRANTES!
    Deram o aval para a continuarem rasgando a Constituição.
    Também, deram o aval para que o POVO resolva as questões mais delicadas do País, da forma que acharem melhor. ESCORREGARAM NO QUIABO……

  37. “A solução a possíveis controvérsias no seio da sociedade deve valer-se dos instrumentos legais do estado democrático de direito.”

    Quais instrumentos e, acima de tudo, perante QUEM? MP’S? TJ’S e, depois STF? TSE? STJ?

  38. Lendo os comentários percebe-se o quanto a esquerdalha estragou a cultura das pessoas desse nosso Brasil. Sómente uma minoria é capaz de compreender a mensagem passada pelas FFAA!
    O primeiro parágrafo já diz tudo, o restante é apenas uma “explicação” do aviso, e quem avisa, amigo é!

  39. As forças desarmadas não responde aos anseios do POVO – LUGAR DE L adrão é na prisão e se DEPENDER DO CONGRESSO ESQUECE – ANTRO DE CORRUPTOS
    vamos aguardar em janeiro o titanic inicia a viagem

  40. Temos uma janela escancarada, que começou a se fecha.
    Espero que lá na frente não estejamos fazendo a reflexão: “Perdemos o melhor momento… aquela era a hora…”

    1. Eu esperando que depois da reunião de ontem, fossemos ver hoje pela manhã,a cena do xandão sendo arrastado pelo colarinho pra dentro do camburão. Daí me vem uma nota dessa! O que eles estão dizendo que não vão tolerar, já está acontecendo à pelo menos 2 anos!

      SOS caminhoneiros!!!

  41. Ao contrário do que muitos aqui acharam, essa é uma declaração contundente contra a conduta do Ministro Regente Alexandre de Moraes. A carta afirma claramente que as Forças Armadas não têm dúvida sobre seu papel moderador e deixa nas entrelinhas que o usará ao persistirem os sintomas. Não seria inteligente fazer uma declaração frontal de guerra como desejam algumas pessoas. Primeiro, marca posição e mostra os dentes. Depois é depois.

  42. Com esta carta estão nos dizendo que se quisermos alguma coisa e para pressionar o congresso federal e não com eles.
    Resumo: fizeram com Pilatos “ lavaram as mãos “

    1. Mas tu é ruim de interpretação de texto hiem , ou esta mal intencionado , esta bem claro aeeee se houver convulsão social que vai haver caso nada for resolvido as FFAA entra , deve ser o ensinamento Paulo Freire deixou com cabeça oca

      1. Já servi as forças armadas e o país que nos defendiamos só foi o perímetro interno e esse era o nosso país,o que acontecia depois da cerca de arame,era outro país e não tínhamos nada haver.eu mesmo já passei por essa situação de ver alguém sendo roubado e pedi ajuda aos meus superiores e o que me informaram e que a minha guarda é pra proteger as instalações do quartel eo que passa lá fora e de competência da polícia militar e pediu pra acionar a polícia.CONCLUSAO:PODE SIM OU TALVEZ OU EM POSSIBILIDADE MUITO…. MUITO MESMO EM UM SONHO BEM DISTÂNTE EM QUE ELES VENHA SE MOVEREM,MAS PELA EXPERIÊNCIA QUE PASSEI,O PAIS DAS FORÇAS ARMADAS SÓ VELE SE FOR DENTRO DO QUARTEL OU COM O SEU MATERIAL OU EM TREINAMENTO EM CAMPO,FORA ISSO ELES SAO UNS COVARDES E FROXOS, ENTENDEU OU TEM QUE DESENHAR

  43. A edição da revista pode criar aqui uma aba aqui com resumo de decretos, vetos e decisões presidenciais do governo Lula em 2023, somente os mais impactantes, e o resumo da resposta do Congresso eleito, assim a gente teria como fazer busca rápida. Eu adoraria ver a lista dos ministros, secretários, casa civil e respectivo rol de processos criminais se houver. O eleito já tem um link bem extenso e pode incluir os governadores também.

  44. Está faltando uma carta mais incisiva, demonstrando que o povo não aceita os resultados das urnas e que todo o processo carece de uma transparência. Os militares encontraram dificuldades antes do pleito para fazer as inspeções das urnas o que faz com que as eleições se tronem suspeitas tendo em vista o grande número de reclamações de fraldes que aparecem por todo o Brasil.

  45. Correta a posição das Forças Armadas. Todavia as perguntas que não querem calar são: E aqueles que violaram e continuam vilando a Constituição, inclusive com penalizações à terceiros, nada sofrerão? O processo eleitoral transcorreu de forma parcial sob a tutela do TSE, como vimos no caso do radiolão e das urnas inauditáveis e com indicativos que possam ter sido fraudadas, conforme relatório das FFAA, sem qualquer medida para investigar e apurar os fatos, ficam assim? É isso que o povo brasileiro quer saber e espera por uma resposta!!!

    1. Não adianta mas, vamos aceitar que vai doer menos.essa é uma história parecida de um corno,lá na frente a mulher que traíu vai VOLTAR eo corno a abraça e vivem felizes para sempre kkkkkkk.pra mim já deu, não tem mas volta,as forças armadas só tem nome

  46. Já estamos sob instabilidade entre poderes e desrespeito à constituição, resta saber se as forças armadas, última esperança brasileira, vai agir de fato ou só irá observar a queda.

  47. Notinha no Estadão? É sério? Quem ler isso? O povo não ler essa porcaria!

    📺 Qual o problema dos GENERAIS COM O MICROFONE? Por que não fazem uma coletiva de imprensa?

    🎥 Bastava uma IMAGEM DE IMPACTO, com os GENERAIS JUNTOS, e o comandante fazendo a leitura da “nota” para o Xandão se recolher.

    😑 😞 As Forças Armadas não sabem usar a PODER da PRÓPRIA IMAGEM.

  48. NESSE EXATO MOMENTO,..
    ex Ministros da Defesa PTralhas e tucanos… estão conversando com comandantes militares de quartéis e batalhões…prometendo “promoções e poderes” desde que apoiem e sejam contra a intervenção.
    EU SEI!
    Será que os serviços secretos das 3 armas não sabem??!!
    isso caracteriza QUEBRA DE HIERARQUIA MILITAR e são atos golpistas.
    JOBIN, RABELO e outros ex aliados do PTralhismo..estão cooptando militares.

  49. Não se pode aceitar o resultado de uma eleição, se as urnas não são INVIOLÁVEIS, como atestado pela Defesa, no relatório encaminhado ao TSE

  50. Eu conheço as FA brasileiras… positivistas é o Exercito, a Marinha é monarquista, já a aeronáutica ACHAM que são seres especiais …..a “la StarTrek-Frota Estelar”, serie de ficção cientifica WOKE.
    SE TEM COMANDANTES DE UNIDADES que não se convenceram AINDA….do momento de quebra constitucional perpetrado por stf/tse e VELHA imprensa…PRENDA-NOS TODOS.
    A CONSTITUIÇÃO FOI E AINDA ESTA SENDO QUEBRADA…. E VCS AI CALADINHOS.. COVARDES ou CONIVENTES??!
    Pagaram CARO. quando capitães, majores e coroneis,, PASSAREM à frente nas promoções.
    Ou esqueceram do tiroteio e resitencia de um General Venezuelano há uns 15-20 anos atrás????!!!

  51. DUVIDO dessa “carta”

    mas se for este o texto…
    SÃO UNS COVARDES MAL CARÁTER.
    C O V A R D E S!!
    Pois quem contemporiza com Ladrão, passa a mão na cabeça de vagabundos…MST, MSTU, stf/tse golpista….SÃO PARCEIROS DO CRIME.

  52. LEIAM ANTES QUE DELETEM e REPASSEM.
    O brasileiro precisa entender que o Estado Profundo, o Deep State, o stablisment brasileiro NÃO REPRESENTAM o POVO, o VOTO…É UMA DEMOCRACIA DE FACHADA.
    Uma vez eleitos…ignoram as Demandas da população HONESTA…. É SÓ OBSERVAR O QUÊ ACONTECE COM A CRACOLÂNDIA…. TODOS OS PAULISTAS ESTÃO COM O SACO CHEIO, fazem abaixo assinados e NADA.
    Vão colocar agora NÓIAS na estação Anhangabau do Metrô… apesar de todos os protestos da população local.
    O BRASIL É UMA CLEPTOCRACIA!
    COMO SE DÁ AS FRAUDES do SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO DESDE ano 2000.
    DADOS
    O programa do TSE, ao longo de 30 anos, desde 1995 quando foi implementada definitivamente (foi ideia do Sérgio Motta PMDB/PSDB) para impedir que a ARENA, depois PDS, depois PP/PFL, voltassem ao poder)
    Tentaram roubar a vitória do Leonel Brizola com as poucas urnas eletrônicas ainda em fase de teste…ESSE DESCOBRIU a FRAUDE. As Forças Armadas não…estranho né?!?
    No fim deram vitória ao Brizola no Rio de Janeiro….COMEÇOU AI O DESASTRE CARIOCA
    Aperfeiçoaram a FRAUDE e hoje este programa conta com
    16 MILHÕES de linhas de programação.
    01 algoritmo fraudador/malicioso, bem elaborado/inteligente e sagaz…tem só 3-4 linhas de programação
    Verdadeira agulha no palheiro… O QUÊ os golpistas fazem desde o ano de 2000 É “ESCONDER O PALHEIRO”
    Tem várias camadas de proteção legais e física para acessar na plenitude esse “PALHEIRO”.
    Nós pegamos a FRAUDE por MATEMÁTICA.
    Pensem e 2 parábolas… Bozo x LADRÃO
    Essa/CADA parábola tem a forma de um ELETROCARDIOGRAMA, oscilando conforme a computação dos votos de cada região do Brasil.
    Altos e Baixos acentuados ao longo dessa curva de apuração de cada candidato..
    ENTENDERAM ATÉ AQUI?? Como DEVE ser o FORMATO dessas 2 parábolas SEM INTERFERENCIA DE ALGORITMOS??

    OK!
    O algoritmo SE faz presente, É PERCEBIDO, É IDENTIFICADO SUA AÇÃO….
    QUANDO ESSA OCILAÇÕES (típica de gráfico do eletrocardiograma)
    Começam a ter poucas oscilações e tende a se tronar uma Curva perfeita… sem o frenesi que é característicos do EletroCardio ou de uma apuração eleitoral.

    Quando matematicamente se percebe essa FRAUDE…
    DÁ-SE O NOME DE ANOMALIAS!

    SOMOS ENGANADOS HÁ MAIS DE 30 ANOS…. O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO FOI ELABORADO PARA IMPEDIR QUE OS CONSERVADORES VOLTASSEM AO PODER em 1995…10 anos pós a redemocratização caótica da época.

    Os conservadores voltaram ao poder em 2018 porque houve uma “TEMPESTADE PERFEITA”
    O povo CANSOU do eterno “joguinho pega trouxas da esquerda) de dossiês, acusações mentirosas, enfim….. O TEATRO DAS TESOURAS e a Corrupção desenfreada,
    O ÚNICO dentro do corrupto e esquerdalha congresso nacional QUE AGLUTINAVA, que representava o constantemente achincalhado Governo/Periodo Militar…. era o BOLSONARO.
    A FACA FEZ COM QUE confirmasse a percepção de 60% dos eleitores da época…
    A ESQUERDAS TINHAM VICIADO TODAS AS ELEIÇÕES DESDE FHC
    stf e tse são golpistas.
    O judiciário brasileiro É OMISSO OU GOLPSITA.

    1-O algoritmo pode retirar voto de um e dar para o outro (roubasse 2 vezes)
    2-O algoritmo pode ESTERILIZAR os votos de um candidato transformando-o em Brancos/Nulos/Abstenção
    3-O algoritmo pode RETIRAR dos Brancos/Nulos/Abstenções e transformar em votos válidos para o candidato preferido do sistema corrupto.
    4- Um algoritmo SAGAZ, bem escrito/desenvolvido…. FAZ UMA MESCLA dos 3 modos de fraudar as eleições acima descrito.
    NUNCA MAIS SEJAM ENGANADOS pelo Sistema Eleitoral corrupto Brasileiro feito pelo stablishment do corrupto “deep State” Brasileiro.

    1. As FFAA enfatizaram qua a grama é verde e o céu é azul. E que essa guerra atual contra o globalismo destruidor das sociedades tem que ser lutada e resolvida pelo parlamento ( meu Deus). Já perdemos a guerra. Viva o globalismo

  53. Mensagem clara, serena e dentro dos limites determinados pela Constituição Federal. Mas não se exime de enviar um evidente recado aos entes que estão rasgando a nossa lei maior estabelecendo censura e cerceando o direito à livre e ordeira manifestação de críticas por parte do Povo.
    A mensagem está dada. Só não a entende quem não quer.

    1. Perfeita colocação. Peço que me permita adicionar o meu comentário. Infelizmente, como nação, ainda não descobrimos o poder que temos com nossos votos. Pela primeira vez em muitos anos, estamos nos levantando e nos manifestando contra esses absurdos que estamos vendo. Ocorre que, nestes mesmos muitos anos nos quais nos calamos, um poder paralelo se estabeleceu. Esse poder paralelo que nos últimos 4 anos ficou encolhido, encontrou uma saída vergonhosa e anulou processos com decisão final transitada em julgado. Colocaram no páreo o único ser do planeta que poderia competir com o presidente Bolsonaro. Naquele momento, nos calamos. Alí deveria ter havido uma reação forte. A narrativa de um julgamento político ganhou voz com volume alto. Infelizmente, contra todas as expectativas, o criminoso venceu. E venceu com o mesmo discurso que sempre praticou e nunca cumpriu: “tirar o pobre da pobreza”. O discurso demagógico venceu, inclusive, os valores morais da nossa sociedade. Triste verdade.
      Retomando os nossos poderes como eleitores:
      todas essa energia individual que estamos usando para barrar essa eleição suja, caso não consigamos, pode ser redirecionada para fiscalizar e cobrar quem carrega as nossa vozes, o Congresso Nacional. Precisamos aprender a ler Diário Oficial, assistir reuniões de comissões e de Plenário da Câmara e do Senado. Cada deputado federal carrega dentro de si a voz de cada um dos eleitores que o elegeu. Se não fiscalizamos e não repreendemos a atuação desses parlamentares, no momento que fazem algo que não concordamos, acabamos ratificando suas posições. Esses representantes eleitos nos devem satisfação, são servidores da população que os elegeu. Como Sociedade civil deveríamos nos organizar, estudar e ensinar aos nossos filhos o básico acerca do funcionamento das casas legislativas. Deveríamos ensinar o básico sobre o funcionamento da economia, pagamento de
      Impostos e geração de empregos. Não estamos ocupando o espaço de cidadania que precisamos ocupar e, com isso, estamos deixando militantes moldar o pensamento das nossas crianças e jovens. Fico por aqui, torcendo e orando pelo melhor para o nosso país.

  54. Sim….corretas as colocações, um tanto atrasadas más corretas. Agora, dentro da Constituição terão que bater continência à um Corrupto ladrão. Está correto isso? Um vagabundo eleito em eleições fraudadas desde seu início quando os Vagabundos do TSE soltar e tornaram elegível o Ladrão??? Triste destino de nossas forças…. triste destino do Brasileiro sério e honesto….triste fim do Brasil. É esperar prá ver. Faz o L!

      1. 🇧🇷 RESTAURAÇÃO DA REPUBLICA 🇧🇷
        CERCO AO CONGRESSO POR TODOS OS BRASILEIROS DIA 15 DE NOVEMBRO DE 2022
        BOTA FORA LADROES DESCONDENADOS MINISTROS REGENTES SEM VOTO

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.