O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o líder da Rússia, Vladimir Putin, por telefone, nesta sexta-feira, 26. O russo reforçou o convite ao brasileiro para visitar o país durante a reunião do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, no mês de junho.
No entanto, Lula, recusou o convite. O chefe do Executivo federal alegou “não ter disponibilidade” para viajar na ocasião. O brasileiro foi convidado para participar do evento em abril, durante a visita do chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, a Brasília.
“Respondi que não posso ir à Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz”, escreveu Lula nas redes sociais.
O telefonema entre Lula e Putin ocorre seis dias depois de o presidente brasileiro se desencontrar com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, na Cúpula do G7, no Japão. Segundo o vice-chefe de gabinete de Zelensky, o encontro não ocorreu por “conflito de agenda”.
O que disse a Rússia
Segundo o Kremlin, Putin confirmou que o país está aberto ao diálogo sobre a Ucrânia. “O presidente da Rússia fez uma avaliação fundamental do desenvolvimento da situação em torno da Ucrânia, ao mesmo tempo em que confirmou a abertura do lado russo ao diálogo na via política e diplomática, que ainda está bloqueada por Kiev e seus patrocinadores ocidentais”, acrescentou o Kremlin, em nota.
“Alguns aspectos atuais da parceria estratégica russo-brasileira foram discutidos, e o interesse mútuo foi expresso em seu desenvolvimento progressivo e no aprofundamento da cooperação prática em vários campos. A conversa foi construtiva e informativa”, completou.
Rússia não está disposta a conversar não,se tivesse retiraria todas as tropas primeiramente e depois conversaria.
MENTIRA, ESTA METENDO ESSA AGORA, BOÇAL.
A possível ausência de Lula na reunião do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo foi avaliada como descortesia, porém antes do desempenho de Lula no G7. Portanto, não creio que a ausência de Lula à reunião em São Petersburgo crie um desânimo na relação do Brasil com a Rússia.
Prutin falando: “Camarada Lulovsk chifrovsk, vou te dar uma caixa de vodka sueca Absolut, sabe como é, nóis comunas gostamos de coisa boa, migalha é só para os idiotas úteis que apoiam a gente. E você vê se fecha sua matraca de ébrio senão mando um míssil nuclear para o seu país. Lulovsk Chifrovsk: Tá bom camarada Prutin, mas é difixi dipoi di tumar uma, e o Braiden fralando no mô ovrido. Prutin: O recado está dado, até porquê sei que você é o maior safadovsk ladrovsk do mundo, sei que você roubou até a pena da tanga do índio Fumanchu. Lulovsk Chifrovsk: isso é intriga da oprosiçâo do bozovsk. Prutin: mas me diz uma coisa; pra que você roubou a pena do índio? Lulovsk ladrovsk: Em primeiro lugar pra num perdê o costume, e em segundo pra dá pra minha cumpanhera, ela gosta de tudo que é de galinha🐤, até canja. Prutin: O que eu não daria para comer uma canja brasileira!
KKKKK BOA, QUE SAIBA A RÚSSIA NÃO TEM REGIME COMUNISTA E SEMI-PRESIDENCIALISTA!!!
Imagino como foi a conversa.