O ministro Alexandre de Moraes reagiu com ironia e comentários jocosos sobre a vitória de Donald Trump e os potenciais desafios que o Supremo Tribunal Federal (STF) pode enfrentar com o retorno do republicano à Casa Branca.
Moraes expressou preocupação com a possibilidade de ter seu visto revogado pelas autoridades norte-americanas, um risco amplamente discutido nos meios de comunicação brasileiros.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Logo depois da confirmação da vitória de Trump, Moraes iniciou uma conversa com seus colegas na sala de togas do STF sobre o que havia sido publicado nos jornais, especialmente as reportagens que alertavam sobre os riscos de ele não conseguir mais viajar aos Estados Unidos.
O próprio ministro levantou o assunto, tratou a possibilidade com risos e desdém e minimizou a ameaça, conforme relatou um interlocutor que participou da conversa à Folha de S.Paulo.
Em setembro, um grupo de parlamentares norte-americanos aliados de Trump enviou uma carta ao secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, com pedido de revogação dos vistos de todos os ministros do Supremo.
A carta mencionou Moraes especialmente e o descreveu como “ditador totalitário”. Blinken lidera o Departamento de Estado, responsável pela diplomacia norte-americana.
Alexandre de Moraes tem feito viagens pela Europa
O STF não comentou se Moraes ainda possui visto válido para viajar aos Estados Unidos. O ministro, no entanto, tem se dedicado mais a compromissos na Europa. Suas atividades incluem palestras e participação em fóruns jurídicos, com menos foco em viagens para os EUA.
Um dos registros públicos mais recentes de sua viagem ao país foi em novembro de 2022, quando participou da Lide Brazil Conference, em Nova York. Além de Moraes, outros quatro ministros do STF participaram do evento.
O ex-presidente Michel Temer também esteve presente, assim como mais de cem empresários. Entre os ministros estavam Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, que ainda fazia parte da Corte na época.
Enquanto os parlamentares da base de Trump ameaçam retaliar Moraes por sua atuação no bloqueio de contas no Twitter/X, rede social de Elon Musk, o próprio ministro decidirá se Jair Bolsonaro poderá acompanhar a posse de Trump, marcada para 20 de janeiro.
Faltará Europa seguir o mesmo caminho. O urubu de toga terá que se contentar com Havana e Caracas.
Esse careca ainda vai levar um tombo grande. Todo arrogante um dia encontra seu Waterloo.
De risada ditador, não vai para a Disney panaca ….so Beto carrero , kkkkkcontinue rindo
Riso de iena vindo de um esquizofrênico , que junto com seus parceiros vive dentro de uma bolha, não diz muito.
Ele menospreza a capacidade de retaliação que espera por ele.
Já sei o motivo do Juscelino Kubicheck ter mudado a Capita para Brasilia.
Se continuasse aqui no Rio, iriam faltar tortas de chantilly, tomates e ovos podres.
A população não perdoaria…
O STF tem a pior composição das últimas décadas. Os cargos de ministro estão sendo ocupados por pessoas que não têm perfil necessário para o exercício da função, por pessoas despreparadas, por “politiqueiros” que usam o poder em benefício próprio, por militantes esquerdistas, advogados, “empresario”, etc. SÓ NÃO TEM JUIZ … Até quando a sociedade brasileira terá que aturar essa situação?
Senhor Ministro, experimente fazer o que é CERTO de acordo com as Leis e a Constituição, e não o que lhe MANDAM fazer. Certos laços, senhor Ministro, não são facilmente rompidos.
O cara pode muito, mas logo vai aprender q não pode tudo. Umas das metas mais importantes do novo governo Trump, como ele recém divulgou em vídeo, será quanto a garantia da liberdade de expressão para cidadãos norte americanos. Isso choca-se com o contrário q acontece no Brasil. Eles praticam e também querem alterar a lei da internet para punir as plataformas q não censurarem pessoas a pedido deles. Falam q estariam combatendo discurso de ódio e desinformação, o q não quer dizer nada, pois são coisas altamente subjetivas, logo sujeitas à livre interpretação dos tribunais. Vai valer, como na prática já acontece hoje, o achismo do promotor e do juíz ao invés da letra da lei.
poucas são as oportunidades em que um “deus” se preocupa.. para este “deus” o universo só é possível por ele existir, afinal, qual a finalidade do mundo se não for reverenciar o “deus” supremo… com isso, vai espalhando sua “benevolência” na figura de suas sentenças, condene este infeliz a 17 anos por ter cagado na mesa do infame, condene este pai à morte por ter ficado em frente à quartéis, condene esta mãe a 17 anos por ter escrito a infame frase de outro “deus” (como esta reles mortal pagadora de impostos se atreve a reproduzir o que um “deus” vomita)? condene toda a patuleia que paga imposto a viver eternamente no limbo desta pocilga esquerdopata e corrupta chamada braziu! em defesa da democracia relativa do pizidenti pinguço.
Avisa ele que o Jason Miller mandou um abraço pra ele…..kkkkkkk
NÃO ACREDITO QUE FICARÁ SÓ NISSO NÃO, COM CERTEZA VAI MUITO MAIS ALÉM.
Com certeza , isso não é nem o começo .
Pela equipe de governo que ele está montando já da para ver.
Se não tivesse preocupação nem o comentário na “saladas togas ” teria surgido.
Não vai ser nenhuma hecatombe mas que vão haver sanções vão haver com certeza.
É infantil achar que os EUA irão resolver a ditadura comunista no Brasil. Tem que ser o povo daqui.
As coisas mudaram e muito, infelizmente tem que ser desta forma, vindo de fora para cá.
Sujeito asqueroso.