Advogado da ‘Folha’ vê ‘desvio autoritário’ do governo em inquérito contra colunista

Hélio Schwartsman irá depor à Polícia Federal por causa de texto em que diz torcer pela morte de Bolsonaro
-Publicidade-
Advogado da Folha reclama de  autoritarismo do governo Bolsonaro | Foto: REPRODUÇÃO/KEKANTO
Advogado da Folha reclama de autoritarismo do governo Bolsonaro | Foto: REPRODUÇÃO/KEKANTO | fachada da sede da folha de s. paulo - advogado Luís Francisco de Carvalho Filho

Hélio Schwartsman irá depor à Polícia Federal por causa de texto em que diz torcer pela morte de Bolsonaro

fachada da sede da folha de s. paulo - advogado Luís Francisco de Carvalho Filho
Advogado da Folha reclama de autoritarismo do governo Bolsonaro | Foto: REPRODUÇÃO/KEKANTO
-Publicidade-

Conforme noticiado mais cedo por Oeste, o jornalista Hélio Schwartsman, da Folha de S. Paulo, terá de explicar o que o motivou a torcer pela morte do presidente da República, Jair Bolsonaro. Nesse sentido, ele foi convocado a depor pela Polícia Federal (PF) em inquérito solicitado pelo Ministério da Justiça.

Leia mais: “Justiça condena e Folha indenizará promotores”

Apesar de o ministro da Justiça, André Mendonça, solicitar a abertura de investigação com base em dois artigos da Lei de Segurança Nacional, que se referem aos princípios básicos do Estado democrático de direito, a defesa do jornal paulistano enxerga na notícia da intimação um ato autoritário vindo do Poder Executivo federal.

“Um desvio autoritário do governo Bolsonaro, avesso à Constituição e à liberdade de expressão”

“Este inquérito é mais um desvio autoritário do governo Bolsonaro, avesso à Constituição e à liberdade de expressão”, disse Luís Francisco de Carvalho Filho, advogado da Folha.

Sobre ser avesso à liberdade de expressão, Carvalho Filho não explicou, ao menos por ora, as razões para a direção da Folha travar há anos disputa judicial contra o site da paródia Falha de S. Paulo.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

26 comentários

    1. Não podemos levar a sério um “jornaleco” que é a Folha de São Paulo. Esse veículo de” descomuniicação” virou um blog de ativismo de esquerda. Ninguém mais lê as porcarias que os colunistas escrevem. Eu mesmo nem perco o meu tempo de ler nem o cabeçalho desse “blog”. A única serventia que tem esse jornal impresso é que eu uso para colocar no chão do meu chiqueiro para amenizar a sujeira das cagadas dos meus porcos.

  1. A esquerda usa sempre a mesma ladainha, autoritário, ditador, fascista, qdo se sentem ameaçados. Falam e fazem o que bem entendem e qdo são cobrados, dentro da lei, vem com ataques infundados.

  2. Advogadozinho de porta de cadeia, com certeza. Se tivesse um pingo de moral e vergonha na cara iria se manifestar contra os abusos do Careca Nosferatus. Nessa hora onde está a liberdade de expressão dos perseguidos pelo “ministrozinho”de m…?

  3. Contra o pessoal que fala contra o governo, tudo normal né, agora chegou a vez de vocês também, chupa essa cata foia. kkkkkk

    1. Que todos entendam que. Independente de direita ou esquerda uma ação vai gerar uma reação e possíveis consequências. Então antes de falar bobagens reflita…

  4. A morte do Presidente, pode escrever, já a defesa é “desvio autoritário”! Do que é feita hoje a justiça nesse país? Que tipo de advogado é esse dessa “folha” ? Tem de se respeitar sim o Presidente da República.

    1. Na hora de prender conservadores por expressarem a livre opinião não é autoritarismo, mas quando se trata dos desvios da direita já começa se vitimizarem pra fugirem da responsabilidade .

  5. Vale somente pela chateação…

    Se trata do “inquérito do fim do mundo” voltando como um bumerangue na testa da esquerda que vem apoiando os atos do Senil Tributo Funk apenas pelo fato de que os alvos eram do outro lado.

    Que acordem! Que se lembrem que para eles existirem é necessário outro alguém que discorde de suas opiniões, de forma sempre honesta – não necessariamente cordial.

  6. Legal é o inquérito da Alexandrina?
    Hipocrisia da foice não tem limites.
    Os desvarios do STF, veementemente apoiados por esse panfleto proselitista que é a foinha, e as canetas prostituidas dos pseudointelectuais deste pasquim do século XXI, merecem apenas uma resposta: PHODA-SE!!!!

  7. Desde os tempos dos “Farias, a FSP, sempre fez parte da esquerda mais radical. Tentava manter um certo “ar” de imparcialidade, como grande parte dos “grandes” periódicos…
    Em suma, sempre tivemos, no passado, bons e independentes, jornalistas, articulistas, cronistas, etc, mas apenas isso. Os periódicos sempre vermelhinhos em sua essência…

  8. ……crime é crime e ponto final !! …..será que o jornalista é um ignorante que não tem a minima noção da Lei ??? …..será que ele acha que a liberdade de expressão não tem limites ??? …..será que ele e esse folhetim lixo não tem noção do alcance e significado do que publica ??? …. Isso sim é incitação ao ódio e à pratica de crime e destrói o conceito de liberdade de expressão numa sociedade democrática…… Se a mesma afirmação fosse feita com relação a um ministro do STF as consequências seriam outras, e muito mais severas, …..portanto esse ignorante tem que saber os limites do que pode escrever, e uma vez que praticou crime tem que ser punido !!!

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site