Depois de Luiz Inácio Lula da Silva percorrer o mundo com o dinheiro do contribuinte em menos de cinco meses de mandato, chegou a vez do vice-presidente Geraldo Alckmin embarcar nessa onda.
O destino de Alckmin já está definido. O vice-presidente vai embarcar para Portugal em sua primeira viagem internacional no cargo. Ele vai participar em junho do XI Fórum Jurídico de Lisboa, previsto para começar no dia 26.
O fórum, embora realizado no exterior, é organizado por entidades nacionais, como o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) e pela Fundação Getulio Vargas. Neste ano, o evento vai discutir a governança digital.
Acadêmicos, juristas, autoridades e representantes da sociedade civil organizada estarão reunidos na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, capital do país.
Entre os convidados estão Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco, do Senado, os ministros do governo Lula Alexandre Silveira (Minas e Energia), Camilo Santana (Educação), Flávio Dino (Justiça), Luiz Marinho (Trabalho), Simone Tebet (Planejamento), Silvio de Almeida (Direitos Humanos), Márcio França (Portos) e Marina Silva (Meio Ambiente). Também estão na lista os ministros do STF André Mendonça, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.
As viagens de Lula
Em janeiro, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o terceiro mandato, ele já era o presidente brasileiro que mais viajou pelo mundo. A lista reunia 139 partidas para o exterior, com destino a 80 países, além da Antártida, Guiana Francesa e Palestina. Em alguns lugares, desembarcou mais de uma vez — por exemplo, 19 vezes na Argentina e 13 vezes nos Estados Unidos. Só neste ano, foi para nove países em cinco meses.
O custo final desses giros pelo exterior sempre foi um mistério, porque parte dos valores é mantida em sigilo por regras de segurança. O que acaba revelado salta aos olhos de qualquer pagador de impostos. Por exemplo: os 57 quartos no hotel mais caro de Londres, as comitivas com centenas de pessoas, o uso de dois aviões lotados, as notas fiscais de R$ 6 milhões na China e a exibição da vida de luxo da primeira-dama, Janja, nas redes sociais. Ao final, resta a pergunta: qual é o saldo dessa gastança para a diplomacia brasileira? Nenhum.
Leia a reportagem completa: “Anão diplomático”, publicada na edição 166 da Revista Oeste
Mais uma comitiva com o que há de pior na política brasileira atual. Quem dera fossem pra nunca mais voltar, aí tava valendo a fortuna que vamos pagar!
Para a diplomacia brasileira, o saldo da gastança nestas viagens internacionais é bastante negativa. A gastança desmedida, digna de um faraó acompanhado de uma comitiva deslumbrada e sem objetivo prático, é apropriada para o governo de um país que luta com suas inúmeras dificuldades. Incoerência total!
Achei que era de malas prontas para outra coisa
Uma VERGONHA!
#FORA POLITICOS!
É uma Galinha de OVOS dourados mesmo esse País!
Ou é uma hipocrisia, uma safadeza, um escárnio essa farra com o dinheiro dos impostos?
Ou muda isso, ou seremos uma vergonha Nacional, Mundial.
Por que ir a Portugal?
Aqui não teria mais público, mais oportunidades para estudantes e a comunidade participarem?
Ou é para se esconderem?
Haja paciência com essas situações vexaminosas!
Presisdentes Lira e Pacheco vão trabalhar pelo Parlamento, pelo povo, por seus eleitores! Tenham hombridade e honradez.
Que seja só com a passagem de ida. Pilantra.
Só gostaria que os tripulantes (pilotos e comissários de bordo) tivessem para-quedas para saltarem do avião, então agora o final da história fica com vocês. Que sonho maluco né!!!!!
A reportagem esta INCOMPLETA, falta dizer que o dono do IDP é um dos “convidados”, o Sr. Gilmar Mendes.
Pois é, a Manchete deveria ser “Empresa brasileira, com sede em Brasilia. de propriedade do Ministro do STF, Sr. Gilmar Mendes, leva a turma do Governo Lula para passear na Europa”. Resta saber quem esta PAGANDO essa farra. No mínimo somos nós !!!
Concordo plenamente com você Elizeu, a matéria da Revisto Oeste deveria ser mais clara e a Manchete certa seria isso mesmo, Instituto IDP, de propriedade do Ministro Gilmar Mendes, convida integrantes do Governo Lula para passear na EUROPA.
Que vá pros quintos dos infernos.
É, se as viagens de Lula eram pra que ocorreu em detrimento a alguma M€RD@ DEIXADA NO BRASIL , A do ALCKMI DEVE SER ALGUMA EM DETRIMENTO DO LULA..E de seu delirio de poder.
Todos eminentes juristas, ou melhor rentistas da corrupção que vivem nababescamente as custas do sofrido contribuinte brasileiro.
Fora Lula e sua curriola!!
Ele tem tanto prestígio lá fora que foi expulso de quase todos os lugares que chegou….continuem fazendo o L, quem sabe ele ganha prestígio, kkkkk e salve o Temer.
Lixo
E seguem os bolsonarentos chorando porque o Lula tem prestígio internacional enquanto o coiso era um pária mundial.
O choro é livre!!!!
Vai levar a esbanja para comprar gravatas?
É surreal que vcs continuem a propagar notícias amplamente desmentidas pela mídia séria. O viés ideológico dessa revista tira toda a sua credibilidade.
Porque voce não vai ler o 247?
ESTES BRASILEIROS IRÃO EXPLICAR COMO O STF A SUPREMA CORTE BRASILEIRA QUE FOI CRIADA PARA PRESERVAR A CONSTITUIÇÃO ” A JOGA NO LIXO ” SEM TER QUALQUER AUTORIDADE DO POVO PARA ISTO,
ESTA AÇÃO É DO LEGISLATIVO – ELEITO PELO POVO.
Vai falar ao mundo sobre a produção e uso de capachos. Especialidade dele.
Gasto e capacho e o papel de ALCKMIN. O BRASIL NAO MERECIA ESSES TIPOS.HUMMM
Quanto vai ser gasto e qual será o retorno para o Brasil?
Mais um trem da Alegria.
Organizado claro pelo beiçola.
Não basta só o dono dos porcos gastar nosso dinheiro em viagens. A porcada tem que ir também para gastar mais. Vergonha desse presidente e seus comparsas.
Os caras vão discutir assuntos do Brasil, fora do país, só pra fazer turismo com nosso dinheiro, como se aqui no nosso país não tivesse lugar para isso. O Brasil tem que ser descoberto novamente, porque este dá nojo.
Parece que vai sair de cena temporariamente.
Tá indo visitar alguma embaixada pra se aposentar?