Alexandre de Moraes fala em cassação de candidatos que divulgarem fake news

Ministro vai presidir o TSE nas eleições deste ano
-Publicidade-
O vice-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante um evento fechado com diplomatas estrangeiros, em Brasília - 31/05/2022 | Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE
O vice-presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante um evento fechado com diplomatas estrangeiros, em Brasília - 31/05/2022 | Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, defendeu a cassação do registro de candidatos que divulgarem “fake news” nas redes sociais durante as eleições. O primeiro turno deve ocorrer em outubro.

“Notícias fraudulentas divulgadas por redes sociais que influenciem o eleitor acarretarão a cassação do registro daquele que a veiculou”, disse Moraes, em um evento com diplomatas estrangeiros, na noite da terça-feira 31. “A Justiça Eleitoral está preparada para combater as milícias digitais da internet.”

No discurso, Moraes citou decisões do TSE no ano passado que balizarão a postura de toda a Justiça Eleitoral no julgamento de casos em que haja suposto uso da desinformação nas campanhas eleitorais. Moraes também citou a decisão do TSE sobre o caso de um deputado federal paranaense.

-Publicidade-

Moraes participou de um evento fechado. As falas foram divulgadas pela assessoria do TSE. Fachin, que chefia o TSE até 17 agosto, também participou. Durante a cerimônia, Fachin fez um apelo à comunidade internacional para ficar em “alerta” contra “acusações levianas” sobre as urnas eletrônicas.

Leia também: “É proibido modernizar a urna eletrônica?”, reportagem publicada na Edição 69 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

59 comentários Ver comentários

  1. Duvido que honre esta promessa… O nove dedos é o maior espalhador de fake news de todos os tempos… Só em dizer que foi inocentado já é uma Fake News gigantesca. Vai cassar ele Xandão ????

  2. O Presidente será reeleito. Até as eleições, o TSE e o Supremo farão de tudo para obstaculizar o caminho do Presidente. Se seus ministros tentarem tornar o Presidente inelegível, por quaisquer razões por mais absurdas que o sejam, sabemos nós e devem saber muito mais os ministros, haverá uma intervenção bem rápida seguido de um possível decreto de normatização da intervenção através do qual esses ministros com algumas exceções serão afastados com outros provimentos contidos no decreto. Isso de parecer-me bem claro.

  3. Acho tempos um Imperador no Brasil, não respeita a democracia e chama outros de burros , imbecis e outros predicatos.
    Onde está o Senado? O tal do Pacheco está de quatro? Por que não chama este ser imposto pelo Temer a prestar declarações?
    Além da urna não confio no futuro presidente do TSE.
    Até quando irão conspirar contra a democracia?

  4. Existe lei que defina “fake news”? O Xandão do PCC não esconde mais a sua veia ditatorial, bem como sua sanha em cancelar a chapa de Bolsonaro.

  5. ……….., pq será que não compram nosso Sistema, afinal, ao invés de soltar resultados em dias ou semanas ( EUA, França e outros), nosso Sistema solta em hora – muito estranho está opção pela LERDEZA na apuração não acha ? Ou será que HÁ OUTRO MOTIVO ??

  6. PELO ÓBVIO ARMARÃO UMA FAKE CILADA PARA O NOSSO PRESIDENTE, EVIDENTE ISSO, TUDO COMBINADO NOS BASTIDORES, AÍ O NOSSO PRESIDENTE ENTRARA COM RECURSOS DOS QUAIS SERÃO TODOS NEGADOS.

    IGUALZINHO NOS EUA. AÍ INFELIZMENTE O COMUNISMO ASSUME. ATÉ 2024 NADA SOBRARÁ DO BRASIL . COMO SE FOSSE UM ENXAME DE GAFANHOTOS, SERÁ TUDO DESTRUÍDO. CONFORME O COMPROMISSO DO STF COM A ONU (LEIA-SE NOM).

  7. Há sim claro vai cassar os candidatos da direita que fizerem Fake news né, o 9 dedos é a Fake news em pessoa, o cara só mente e se não for assim também vai falar o que aquele sujeito, sua campanha será feita pelo Padre Quevedo!!! “Isto é una verdadera mentira”!!!!

  8. As Leis já não interessam mais para esses limitadíssimos ex-advogados de facções criminosas e de sindicatos e entidades petista. Suas vontades já se encontram acima!

  9. Mas afinal, o que é “fake news” além do que eu já sei? A tradução literal significa notícias falsas, em outras palavras pode ser traduzido também por mentiras, fofocas, conversa fiada, etc… Tudo isso que eu disse aí é crime? Desde quando? Qual é a lei que rege isso daí? Quem vai tipificar o que seja uma notícia falsa, uma mentira, uma fofoca etc…? Eu sei também que todos pensam dessa mesma forma sobre esse assunto, só gotaria de saber o que se passa na mente transtornada desse indivíduo e que ninguém, absolutamente ninguém que detém algum poder, ousa contrariá-lo neste país? O que há por trás desse indivíduo que sustenta toda essa falta de bom senso, toda essa tirania e ainda se mantém no cargo? Isso já passou de estar cansativo.

  10. 1. Juiz não deve falar fora dos autos. Informar embaixadas é papel do Itamaraty
    2. AdeM ainda não é o presidente do TSE. Portanto, não pode falar em nome deste
    3. Mesmo que os dois itens acima sejam deixados de lado, AdeM precisa definir “fake news” antes de sair punindo candidatos. Senão teremos uma centena de candidatos sendo acusados de notícias falsas (DEFINIÇÃO NA LÍNGUA PÁTRIA QUE PARECE ELE ESQUECEU) só porque interessa a ele punir “A” ou “B”. Essa é a regra!!!!!
    4. Pacheco, oaute o impeachment do AdeM porque a responsabilidade será sua pelos escândalos “de opinião” que veremos assim que ele assumir o TSE

  11. Supondo que um candidato a presidente, ex-presidiário, condenado em 4 instâncias e que foi solto pelo STF, sem previsão legal, diga que é a alma mais honesta do universo.

    Nesse caso, também é considerado fake news ?

    O TSE vai cassar a candidatura ?

  12. Xandão, tu é um espantalho, tu é um cadáver como juiz, tu já foi desmoralizado, tu vai continuar envergonhando o STF. Pra tu continuar fazendo as tuas bravatas, prende primeiro o Daniel Silveira, depois continua brincando de juiz. Cara tu tá fora da casinha, tu és um grande covarde e burro, que não sabe a hora de manter a boca fechada.

    1. Xandão virou simplesmente uma figura ridícula, patética, mais parece com a figura do bêbado de cidade de interior, que na manguaça tenta organizar o trânsito.

  13. E esse complexo de vira lata do Fachin rastejando diante da tal “comunidade internacional”… Parece até que está pedindo um salvo conduto ou um aval para meter a mão e melar a eleição.

  14. Estava tudo acertado pra eles usarem o PL das Fake News para implementar estas medidas, que supostamente seria votado e passaria no congresso, porém, o tal PL não passou, o que ele fez, recuou? Que nada, acelerou para o precipício sem dó, e nem nada que o embase nesta nova empreitada. E sabem do pior, o que dá pra ele a certeza que poderá fazer isso? Nada vai acontecer, ninguém vai fazer absolutamente nada para impedi-lo, infelizmente!

  15. Se alguém se filiar a esquerda pode denominar esse careca de qual quer M que não dá nada. É A kokay disse que as urnas foram causadas e até agora esse M NÃO a chamou , nem a prendeu. Os vídeos que Joice e, frota, Renan Dirceu fizeram estão rodando . É nada desses MS do stf agirem.

  16. em minha avaliação a única coisa que o PR, seus colaboradores e apoiadores devem fazer é se fingir de estátua – deixa esse pessoalzinho fofinho (parece que são todos aviadados) aí falar e fazer besteiras – cada vez que eles abrem a boca, uma chuva de votos cai dentro do balaio da reeleição de JB.

    “Ainda não aprenderam que quanto mais tentam censurar, quanto mais perseguem, maiores se tornam as pessoas de bem. Um exército, que pode parecer silencioso, sempre aparece para estar no fronte com você. Não há dinheiro no mundo que compre isso. E é exatamente isso que mete medo nos tiranos”.

    Ana Paula Henkel, comentarista política e consagrada ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei.

  17. Essa fala do ministro Cabeça de Ovo significa o seguinte: “SÓ SERÁ ELEITO QUEM EU QUISER”. Serão cassados e caçados pelo ilustríssimo Lex Luthor todos aqueles candidatos potenciais inimigos da ditadura togada. Ele fará isso porque a Junta Judiciária que governa o Brasil já chutou a constituição para fora do estádio!

  18. Mas Alexandre, quem é que vai arbitrar sobre o que é e o que não fake news, se a Agência Checadora ” Aos Fatos ” publicou fake news?

  19. Parece que só tem maricas neste país. Não aparece um macho para colocar essa biba careca no lugar dele? Parece que a frouxidão é cultura do Brasileiro. Adora madeirada. Oh! povo sadomasoquista

  20. duvido de o dó. O que o Lula e o Alckmin já mentiram e ele e o fAchim não fizeram nada. A não ser que tudo o que o Bolsonaro disser será considerado fake news.

  21. O momento está muito perigoso para a manutenção de nossa democrácia. Talvez em 64, foi por muito menos que os militares tiveram que agir pra preservar o Brasil dos ataques comunistas. Acho que este monento é mais perigoso justamente pelo aparelhanento do STF e legislativo. Está muito claro as reais intenções desta esquerda criminosa, as esquerdas pelo mundo, sempre tem projetos aprovetáveis, mas essa que está tentando voltar ao poder no Brasil, já a conhecemos em número, grau e gênero. São ardilosas criminosas, o Brasil não merece isso. Bolsonaro é o candidato do Brasil, não temos outra/a pra desbanca-lo, a não ser pelo golpe, mas golpe o povo não irá aceitar.

  22. ISSO É MEDO, É DESESPERO POIS SABEM QUE OS ESQUERDALHAS JÁ ESTÃO MANJADOS!!! NÃO ENGANAM MAIS NINGUÉM! SÓ NÃO ENXERGA QUEM É CEGO
    OU SE FAZ DE CEGO!

    1. Isso pra mim já deu! Este cara só fala e ameaça, não sei nem do que fala, é sempre a mesma, é fakenew, eu vou cassar, eu vou prender, blá blá blá. Seja mais objetivo, diz o que é fakenew, falar que o Lula é bandido, é fakenew? Que ele roubou o país, é fakenew? Pqp, vão trabalhar, julgar os processos que estão acumulados a décadas! A esperança de vocês é que fazendo isso, vão ganhar votos pro Lula, pelo contrário, vamos eleger o presidente no primeiro turno! Acha que chamando embaixadores, países europeus, vai voltar o complexo de vira latas no brasileiro, não vai não, eu quero que eles cuidem de seus países, porque aqui cuidamos nós.

  23. Concordo, este ministro vai ser o primeiro da lista, pois dá guarida as fake news, ou seja, é um divulgador desta falsas informações/notícias. Que iniciem a limpeza cassando este suposto ministro Alexandre.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.