2ª Turma do STF libera acesso de Lula a conversas de Moro

Corte decidiu que o ex-presidente receberá material fruto de crime cibernético
-Publicidade-
O ministro Ricardo Lewandowski votou favoravelmente a Lula
O ministro Ricardo Lewandowski votou favoravelmente a Lula | Foto: Felipe Sampaio/STF

A Operação Spoofing tomou conta da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) na sessão desta terça-feira, 9. A Corte decidiu liberar o acesso da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva ao arquivo com a íntegra das supostas conversas trocadas pelo então juiz Sergio Moro com procuradores da força-tarefa da Lava Jato por meio do aplicativo Telegram. Alvo de ação por parte da Polícia Federal, o material foi tornado público a partir do momento em que criminosos cibernéticos violaram celulares de autoridades e entraram em contato com um blog que tinha o companheiro de um deputado federal pelo Psol como editor.

Os ministros Ricardo Lewandowski e Nunes Marques foram responsáveis pelos primeiros votos. Relator do caso, Lewandowski foi favorável a conceder o acesso ao arquivo aos advogados do ex-presidente da República. Marques acompanhou a relatoria e, assim, também se colocou de forma favorável ao petista.

Divergência

-Publicidade-

Edson Fachin foi o terceiro a proferir o voto. E abriu divergência. Ou seja: votou contra o pedido de Lula para ter acesso às supostas mensagens.

Maioria

Na sequência, Cármen Lúcia formou maioria em prol do entendimento registrado pela defesa de Lula. Com isso, os advogados do ex-presidente terão acesso ao conteúdo que foi alvo de ação criminosa contra Moro e procuradores da Lava Jato.

Presidente da Segunda Turma do STF, Gilmar Mendes foi o último a votar. Reclamou do teor das supostas mensagens trocadas entre Moro e procuradores da Lava Jato. Definiu o caso como excrescência e fez piada por, segundo ele, o então juiz federal ter o apelido de “Russo” no grupo de Telegram. Desse modo, seguiu o relator e votou para que o material da Operação Spoofing seja compartilhado com os advogados de Lula.

Acompanhe como foi a sessão da Segunda Turma do STF:

Conteúdo publicado originalmente em 9/12/2021, às 17h12.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.