Após Bolsonaro criticar Barroso, STF divulga nota

Presidente afirmou que ministro da Corte atua politicamente
-Publicidade-
Ministros Luiz Fux e Roberto Barroso durante sessão plenária do STF | Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Ministros Luiz Fux e Roberto Barroso durante sessão plenária do STF | Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Após o presidente Jair Bolsonaro criticar o ministro Luís Roberto Barroso por mandar instalar uma CPI para apurar as ações do governo federal na pandemia, o Supremo Tribunal Federal emitiu uma nota afirmando que “os ministros que compõem a Corte tomam decisões conforme a Constituição e as leis”.

Em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada nesta sexta-feira, 9, o presidente afirmou que Barroso atua politicamente e disse que ele não tem coragem moral para determinar a abertura de processos de impeachment contra ministros do Supremo.

-Publicidade-

Leia mais: “Para Mourão, abertura de CPI foi ‘interferência’ indevida de Barroso”

“O Supremo Tribunal Federal reitera que os ministros que compõem a Corte tomam decisões conforme a Constituição e as leis e que, dentro do estado democrático de direito, questionamentos a elas devem ser feitos nas vias recursais próprias, contribuindo para que o espírito republicano prevaleça em nosso país”, destaca a nota da Corte.

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

48 comments

      1. Lembram do impedimento da Digníssima *Dilma*? Rasgaram a constituição mantendo seus direitos politicos e com seus altíssimos ganhos e privilégios para andar pelo mundo criticando nosso pais. Enfim… isto é a republica das bananas

    1. Partidos nanicos, senadores nanicos, com poucos votos e prestigio impõem suas vontades e impedem o governo de quem foi eleito por dezenas de milhões de eleitores. Basta-lhes um cumplice sem voto nenhum, mas com assento no STF. Nojo….

    2. Os ministros transformaram a constituição em algo que nem p limpar a bunda serve, aí mentem descaradamente quando dizem atuar dentro das leis e limites constitucionais, fala sério. Só enganam a eles mesmos. E o PRESIDENTE sonhando em governar democraticamente, vai sonhando PRESIDENTE.

  1. O conjunto desses 11 vagabundos que compõe o STF atualmente, despertam nas pessoas de bem os piores instintos. A paciência tem limite, enquanto um desses desclassificados não comer grama pela raiz eles vão provocando, uma hora explode.

  2. PROJETO DE LEI 4754 de 2016 define seis hipóteses para crime de responsabilidade de ministro do STF: descumprir normas orçamentárias; alterar, exceto por via de recurso, decisão já proferida em sessão do tribunal; proferir julgamento, quando, por lei, é suspeito na causa; exercer atividade político-partidária; proceder de modo incompatível com a honra, dignidade e decoro de suas funções e ser negligente no cumprimento dos deveres.
    Já está mais do que na hora desse PL sair da gaveta.
    Enquanto não sai, os bonecos de preto estão destando e rolando.

  3. “Quando você perceber que para produzir, precisa pedir licença a quem não produz coisa alguma; quando perceber que o dinheiro flui mais para quem negocia, não com bens, mas com favores; quando perceber que, mais do que pelo trabalho, muitos enriquecem com o suborno e tráfico de influência, quando perceber que as leis não nos protegem deles, mas, ao contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício, então poderá afirmar, sem temor algum de errar, que a sua sociedade está condenada”.

    Ayn Rand (1905 – 1982), escritora, dramaturga, roteirista e filósofa norte-americana de origem judaico-russa, mais conhecida por desenvolver um sistema filosófico chamado de Objetivismo (1), e por seus romances.

  4. Ao ler a decisão, verifiquei que o boquita de veludo remeteu a decisão ao plenário virtual. Também, que não determinou a instauração imediata da cpi. Assim, ele se manifesta favorável à tese jurídica, mas o presidente do senado não precisa cumprir a medida de forma imediata, devendo aguardar o julgamento do plenário…

  5. Não se pode inverter as acusações. Quem ameaça a democracia é o SUPREMO TRIBUNAL , pois são, os seus membros, quem estão influindo diretamente nas decisões que rumam o país e nenhum destes foi ELEITO pelo povo.
    Aceitar que o congresso, a câmara de deputados e o Executivo Federal, que foram legitimamente ELEITOS, sejam atropelados por decisões monocráticas e autoritárias, dos que não estão neste poder pelo VOTO, não TEM NADA A VER COM DEMOCRACIA. É OUTRO REGIME, quem souber classificar, me ajude….

  6. Horroroso + Calcinha Apertada dá uma dupla ehm!!! Boa Pres. tem que enquadrar essas atitudes desvairadas do dia a dia que reina naquele órgão(supra) do País…

  7. Esses advogados nomeados pela quadrilha petralha,comentam,criticam,rasgam a constituição e tudo podem…Se alguém questiona os desmandos dessa turma,criam uma tempestade…Na verdade,a reação do stf,quando algum de seus membros é criticado pelos desmandos,parece batida de motoqueiro na marginal tietê…Bateu num,aparecem milhares para brigar e nenhum para querer apurar os fatos…Estamos mal…

    1. Senhores Ministros do STF! A Constituição de 1988 tem cláusulas pétreas que foram ignoradas ou previstas pelo STF com interpretações como dizer estranhas a luz da CONSTITUIÇÃO. Guardião da CONSTITUIÇÃO Federal o STF TEM QUE SER,mas sempre um mas…..

  8. Nessa nota do supremo, vêm à tona quatro dúvidas que esvaziam o objetivo pretendido pela corte: 1- os ministros “tomam decisões conforme a Constituição e as leis”?; 2- nosso país é realmente um “estado democrático de direito”?; 3- questionamentos dirigidos ao próprio órgão que proferiu a decisão, em última instância, funciona?; 4- quais são as virtudes desse espírito republicano? Criar mais um problema no meio de uma guerra contra um inimigo invisível e mortal é, no mínimo, contrariar o espírito republicano de servir ao bem comum.

  9. É ocioso ficar emitindo comentários acerca dos atuais componentes do STF. Tão ocioso quanto a nota que emitiram, após o pronunciamento do presidente acerca da interferência indevida, mais uma vez, nos demais poderes da república. Estamos precisando de algumas ações de correição, não é senhores senadores?

    1. Manoel, concordo plenamente que é inócuo ficar emitindo a nossa opinião na área de comentários de reportagens, possivelmente ninguém da Revista os lê para algum seguimento,mas é importante para criar massa critica porque vai chegar a hora em que teremos que ir pro confronto. Talvez essa hora já esteja chegando.

      1. Espero que não seja tarde demais para o povo reagir. O cerco está se fechando. Veja noticia deste site: “Rosa Weber levará ao plenário ações de partidos contra decreto de armas de Bolsonaro”. Os bandidos terão armas, o cidadão decente certamente não terá.

  10. O atual STF não merece respeito, e menos ainda confiança. Claramente age em prol dos corruptos e de interesses políticos, desrespeitam a Constituição, interpretam leis conforme for melhor para os seus objetivos. Criam leis e retroagem a aplicação delas, cancelando processos – adivinhem só – contra os corruptos. O STF realmente se acha o poder supremo; ignora o equilíbrio entre os poderes. Excedem o papel constitucional que lhes cabe. Hoje o Brasil vive sob a ditadura dos que se autoproclamam democratas. Já vimos isso na história, e sabemos como terminou. O STF é a mentira saindo do poço vestida com as roupas que roubou da verdade: as togas.

  11. Pior é saber que essas merdas nem juízes são. Alô Forças Armadas, estão preocupados com a opinião mundial, isolamento? Qualquer coisa é melhor que vivermos sem liberdade e dignidade.

  12. Penso que o governo Bolsonaro está a cada dia mais forte. O executivo está enfrentando muito bem seus adversários politicos. Mais um tempo, ganharemos essa batalha.

  13. Opa Presidente Bolsonaro, gostei de ver, chega de puxão de cabelos e arranhões, essa corja de advogados deve ser tratada assim para pior. Porrada de mão fechada. Eles querem te derrubar, então vai pra cima, joga no ventilador e vamos ver onde vai parar essa palhaçada. O povo vai te apoiar.

  14. O sinismo do STF não tem limites!
    Atropelam a CF….
    Interferem nos demais poderes….
    Agem sempre a favor dos corruptos!!!!!!
    E os Senadores e Deputados se acovardam diante desses “11 Supremos”!

  15. Não existe ninguém com má fé ou omisso em relação ao combate a covid no Brasil. Com exceção dos corruptos, fura filas e quem gosta de pancadões e festinhas ilegais é que estão atrapalhando. Numa hora dessas a CPI vai retirar muita gente que está trabalhando noite e dia no combate a pandemia, pois milhares de pessoas fazem parte de órgãos públicos e privados e que sofrerão com tudo isto.

  16. Que espirito Republicano é esse da Corte?
    PROVOCADOR, AUTORITÁRIO, ANTIDEMOCRÁTICO, PREPOTENTE, INSTINTOS PRIMITIVOS, REBELDE, ENCRENQUEIRO e IRÔNICO em uma Republica Democrática com harmonia e respeito entre os Poderes, ou em uma República totalitária.

  17. A Constituição passa longe das tomadas de decisões dos integrantes desta nefasta corte. Em meus 74 anos de vida, nunca vi uma corte tão ordinária quanto a atual.

  18. O Congresso Nacional tem que urgentemente tomar medidas constitucionais severas contra essa arrogância e interferência do STF nos outros poderes.
    Medidas Urgentes: revogar a PEC da Bengala, abrir imediatamente processos de impeachment, aplicar o art 142 caso descumpram a Lei como fizeram de forma autoritária, declarando INCONSTITUCIONAL o VOTO IMPRESSO, e alterar condições para indicar ministros, preferencialmente priorizando notável curriculum na Magistratura e limitação do prazo de atividade profissional. Isso que esta ai, parece uma nobreza de Corte das Monarquias autoritárias. Chega de ministros iluminados e com ideologias autoritárias.

  19. STF SEM MORAL , SEM CARÁTER…LIMPARAM A BUNDA COM A CONSTITUIÇAÕ FAZ TEMPO. ESTÃO SE LIXANDO PARA O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. A CONSTITUIÇÃO SÓ SERVE QUANDO É A FAVOR DELES. TRISTE A NAÇÃO QUE TEM SERES ASSIM EM UMA SUPREMA CORTE, QUE TEM POLITICOS COVARDES E CONIVENTES E CORRUPTOS QUE VENDERAM ALMA PARA SERES ASSIM. REZO PELA JUSTIÇA DIVINA….

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site