Depois de ser atacada pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, a jurista e deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB-SP) recebeu apoio de políticos e personalidades.
Na segunda-feira 6, membros do ajuntamento publicaram um abaixo-assinado contra a volta da jurista ao cargo de professora da instituição. Janaina Paschoal licenciou-se, depois de vencer a eleição para a Alesp, em 2018.
Segundo o documento, a docente “não é mais bem-vinda” na faculdade, em virtude da “contribuição indecente” que supostamente fez para o país, em alusão ao apoio da parlamentar ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e à eleição de Jair Bolsonaro, em 2018.
“Não consigo aceitar que uma nota dessa seja assinada por uma comunidade acadêmica”, escreveu o economista Marcos Cintra, ex-secretário do Ministério da Economia, no dia seguinte à carta. “É a negação do que deveria ser.”
Nao consigo aceitar que uma Nota dessa seja assinada por uma comunidade acadêmica.
É a negaçao do que deveria ser pic.twitter.com/fMZKiDy4k5
— Prof. Marcos Cintra (@MarcosCintra) February 7, 2023
Também o senador Sergio Moro (Podemos-PR) saiu em defesa de Janaina Paschoal. “Alguns jovens imaturos da Faculdade de Direito da USP querem impedir, por patrulha ideológica, Janaina Paschoal de voltar a dar aulas”, publicou. “Espero que cresçam e adquiram tolerância com quem pensa diferente antes que comecem a queimar livros. Minha solidariedade à professora.”
Alguns jovens imaturos da Faculdade de Direito da USP querem impedir, por patrulha ideológica, @JanainaDoBrasil de voltar a dar aulas. Espero que cresçam e adquiram tolerância com quem pensa diferente antes que comecem a queimar livros. Minha solidariedade à professora.
— Sergio Moro (@SF_Moro) February 8, 2023
“A doutrinação poupa poucos”, constatou a cientista política Júlia Lucy. “O que se deseja é não ser contestado. Parece que pensar dói. Triste. Sem dialética, não há conhecimento.”
O deputado federal Sargento Fahur (PSD-PR), que discordou de Janaina Paschoal em alguns momentos, publicou: “Nesse caso, ponto para ela”.
Nesse caso ponto pra ela. Esquerdopatas…https://t.co/Vk1TzxHKig
— Sargento Fahur (@SargentoFAHUR) February 7, 2023
Leia a carta contra Janaina Paschoal
“O retorno de Janaina Paschoal às atividades de docência na Faculdade de Direito da USP é uma notícia recebida com perturbação pelo corpo discente do Largo de São Francisco e pelo Centro Acadêmico XI de Agosto.
Desde que se tornou uma das lideranças e a principal fiadora jurídica da extrema direita, Janaína abandonou os valores democráticos que devem permear as salas de aula da principal instituição de ensino jurídico do país.
Exemplo notório desse desvio é ter sido uma das poucas docentes que não assinou a ‘Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito’, documento histórico escrito pela Faculdade de Direito, que congregou o Brasil em defesa da democracia.
Consideramos que Janaína Paschoal tem dado uma contribuição indecente para o país. Foi a responsável por fundamentar juridicamente o processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff e, em 2018, apoiou e surfou a onda bolsonarista para alcançar um mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Nos quatro anos sombrios que o país enfrentou sob o governo de Bolsonaro, Janaína se apresentou como uma espécie de bolsonarista esclarecida. No entanto, as suas supostas divergências com os movimentos de extrema direita são mínimas e consideramos haver, em suas mãos, tanto sangue quanto nas mãos deles.
Felizmente, a população de São Paulo a negou um mandato no Senado. Por outro lado, a sua derrota na política possibilita um retorno às arcadas. É por isso que, antes que pise novamente no Território Livre do Largo de São Francisco, queremos que saiba que não é mais bem-vinda.
Hoje a Faculdade de Direito da USP é dos alunos negros e pobres. Hoje a universidade pertence aos defensores da democracia, não aos seus detratores. É exatamente por isso que você não cabe mais aqui. As nossas salas de aula se tornaram grandes demais para você.”
São uns imbecis. Não devemos dar a voz a esses idiotas.
Quem esses palhaços pensam que são, quer exigir alguma coisa vão estudar em universidades particulares, ai eles podem “tentar”tirar um professor, mas em universidades públicas eles não mandam nada e estão ali as custas dos mais pobres que pagam para eles estudarem. Quando que vão começar a cobrar mensalidade dos que podem pagar, algo tem que ser feito nessas universidades pois essas palhaços estão se sentimento os donos delas.
Esses alunos são uma piada. Nenhum estudante que leva a sério um curso de direito abre mão de ter uma professora do nível da Janaína. Fico pensando que alguns desses doutrinados um dia poderão passar na facílima prova da Ordem e ser nosso colega. Meu alívio é que muitos poucos desses imbecis conseguirão.
É triste o que estamos vendo hoje em todo o país, e ainda mais triste quando vemos a antes renomada USP tomada pela militância esquerdista, responsável pela notória idiotização de boa parte de nossa juventude. Os que insistem em chamar os outros de gado são exatamente aqueles que vivem em currais travestidos de escola a mercê dos capatazes das lideranças esquerdistas travestidos de professores.
São todas as faculdades federais e estaduais em todo o pais não dá para entender a ideologia destes alunos e professores hipócritas , alguém devolveu o aumento de salario do ultimo Governo ?
Defendem bandidos alguns nem sabem o que falam .
Pobre Brasil
O que está acontecendo com nossas faculdades meu Deus! Lamentável!
São todas as faculdades federais e estaduais em todo o pais não dá para entender a ideologia destes alunos e professores hipócritas , alguém devolveu o aumento de salario do ultimo Governo ?
Defendem bandidos alguns nem sabem o que falam .
Pobre Brasil
É triste o que estamos vendo hoje em todo o país, e ainda mais triste quando vemos a antes renomada USP tomada pela militância esquerdista, responsável pela notória idiotização de boa parte de nossa juventude. Os que insistem em chamar os outros de gado são exatamente aqueles que vivem em currais travestidos de escola a mercê dos capatazes das lideranças esquerdistas travestidos de professores.
Que vergonha esses futuros advogados estão passando. Ideologia esquerdista é tudo que uma Universidade não precisa. Idiotas e despreparados. Ainda sendo mantidos com nossos recursos por meio dos impostos pagos. Eu como contribuinte não apoio e não autorizo minha contribuição para atitudes esquerdistas.
Essa cambada está muito longe de serem advogados. Tudo idiotizado pelo comunismo.
Nem eu!
Janaína é só mais uma vítima da doutrinação que infesta as universidades, públicas e privadas, aqui, em especial nos EEUU. Em seu livro Lavagem Cerebral, o jornalista e jovem professor da UCLA, Ben Shapiro, denuncia que as universidades foram reduzidas a fóruns de doutrinação liberal de esquerda, onde qualquer dissidência é desencorajada e penalizada. E o fazem por meio de cartinhas pueris, porque na prática para essa gente a ética não é outra coisa senão uma sofisticada reapresentação da utopia comunista.
kkkk, a carta com certeza foi escrita por uma menina de 14 anos que vive no twitter.
Todo mundo tinha medo do Bolsonaro, mas uma academia doutrinada será a base para um regime de exceção no Brasil. Intolerância, desrespeito e radicalismo. Estamos perdendo o Brasil para eles. Quando acordarmos, será muito tarde.
Instituições de ensino foram aparelhadas e não servem mais para criar livres pensadores.
Considerando a mediocridade cultural dos defensores da Janaína Paschoal, seu conceito junto ao corpo discente da USP só se agrava.
Corpo discente recheado de fascistas. Saiam das salas de aula, vocês farão mal para a sociedade, se formados com essa intolerância. Esquerdismo é doença
papelão !!! alunihos da são francisco !! pra vcs deveria ser largo do véio chico!!
Como vão impedir que uma Professora efetiva não de aula na Faculdade onde ela é docente? Vão tratar é de estudar para serem aprovados nas disciplinas ministradas por ela e deixarem de serem uns esquerdistas tacanhos.
Os filhinhos de papai com muito dinheiro estão preocupados, será que agora vai mudar alguma coisa, ou quem manda são os filhinhos protegidos, seres humanos apátridas e abjetos
O que houve com a USP??? Cadê a melhor faculdade/universidade dos anos 80/90 do Brasil??? Centro de referência em diversas áreas…Após 2000 deu bug do milênio!!! A direção se perdeu e para compensar cedeu em pontos de comportamento; drogas; permissão de sexo nas dependências; polícia própria da instituição; E a puberdade venceu e fez a festa. Hoje, para retomar o ensino, só transformando a USP em Universidade Cívico Militar. Porque sem disciplina não haverá mais nenhum ensino. Sairão alunos tipo Dilma; Hadad; Azul Caneta….Cérebros doentios que só pensam em vingança; “sou o que manda em tudo, prendam, machuquem, processem…
ONDE ESTÃO AS BABÁS DESSAS CRIANÇAS?
Não me surpreende ver isso, a idade mental desses jovens super paparicados é de 2 anos. Tem o comportamento de um bebe apoiado pela intolerância natural da esquerda. A USP demonstraria não ser boa universidade se “aceitasse” as “baboseiras” e tolices dessa criançada mimada.
A lista dos responsáveis por esse arbítrio já deveria estar nas mãos do ‘zelador Supremo da democracia’ e do PGR, tão céleres em acusar e prender quem não se alinha ao clubinho salvador da pátria. Tivesse partido essa absurda atitude daqueles que ‘atentam contra a democracia’, segundo a narrativa dos tiranos, com certeza estariam todos presos.
A esquerda pode tudo, mentir, rotular, atacar, jogar bola com uma réplica da cabeça do presidente, instigar atentado contra o presidente “antidemocrático”, que, ao contrário dos democratas, nunca mandou prender e amordaçar, inclusive gente comum que ousou protestar por esclarecimento de fatos nebulosos. O presidente deles, ao contrário do outro, fascista, nazista, genocida e tantos outros adjetivos que a maioria repete sem ter noção do que significam, pode falar as mais grosseiras estultices que será aplaudido pela massa ignara.
Na verdade, esses centros acadêmicos não representam realmente a maioria dos alunos, mas sim aos mais vagais que podem ficar naqueles rituais pseudo-assembleários e de eleições de representantes de centro-acadêmico em que só os mais vagais podem participar, pois propositalmente suas reuniões duram tempo demais. Na verdade a verdadeira maioria dos alunos de direito da USP não é assim. Direito não é sociologia ou filosofia em que de fato a maioria dos alunos são assim, inclusive por que essas faculdades são sem necessidade de estudar. Já direito mesmo não sendo uma engenharia nem mesmo uma administração, já uma faculdade em que se têm que estudar de verdade, e já ter estudado de verdade para o vestibular, e só de já terem que se esforçar, isso já não tem haver com essas mentalidades que querem incentivar o vitímismo de todos contra todos. Na verdade, no máximo dos máximos um terço dos alunos de direito da USP concordam com esse manifesto, se é que não são em quantidade menor ainda os que concordam.
Universidsde de Safados Pútridos.
Por isso é que não contrato ninguém que tenha saído de USP e PUC
É… Vivemos a “Era da Escrotidão”…
Triste é saber que esse manifesto veio de uma das universidades que outrora foi uma das mais respeitadas nesse pais, berço de grandes juristas. Hoje se vê muita coisa mudou naquela instituição de ensino e que falta de maturidade desses alunos. E pior é saber que eu, com meus impostos, sou um que custeia o ensino gratuito deles.
Porque não vão para Cuba, esse país tão democrático e plural.
Esses alunos que assinaram o documento contra a Janaína devem ser muito incompetentes em Direito, pois materializaram as provas contra eles mesmos, vide Código Penal:
art.138=> Calúnia
art.139=> Difamação
art.140=> Injúria
art.146=> Constrangimento ilegal
art.147=> Ameaça
art.147-A=> Perseguição
DE FATO!!!!!!
A única coisa que essa patota idiotizada não conhece é direito. Kkkkkk
Esse bando de desocupados, ocupando vagas de quem gostaria de estar estudando, acometidos de uma diarréia cerebral, aprendizes de comunistas, apoiadores do pior para o Brasil, defendendo um descondenado que cometeu o maior assalto aos cofres públicos na história do Brasil. O que se tornou grande demais, Sra. Janaina, foi a sua capacidade de ensinar para esses carentes de capacidade cognitiva. Continue prestando relevantes serviços ao Brasil.
Que inveja da patrulha de imbecis e adeptos de bandidos. Eles sim sabem incomodar, não se acovardam, agem, e ganham todas. Nós, somos como o nolsonaro, covardes, burros e amedrontados, que não ganhamos uma disputa, perdemos todas, pq não incomodamos absolutamente ninguém. E por falar no bolsonaro, que sim, nos deu o único e melhor governo, onde está ele para se manifestar contra esses imbecis da USP?
Bem, sabemos onde se formam os próximos juristas, criminalistas, constitucionalistas… A ver se chegarão a tempo, antes de arruinarem a democracia como estão muito intencionados.
Esse bando de comunistas vagabundos é que tem que ser expulsos da faculdade.Que tal ir estudar “direito” na Venezuela, em Cuba, ou mesmo na Argentina?
Estão ali para estudar, não para fazer ideologia partidária. Além disso, umas borrachadas no lombo não fariam mal.
“As nossas salas de aula se tornaram grandes demais para você.” Seria cômico se não fosse trágico. Quanta arrogância!! Se como alunos totalmente ignorantes já estão assim, imagina quando tiverem um “diproma”?!!
É triste ver uma patota de moleques despreparados, membros de uma geração vergonhosamente doutrinada, não perceberem o ridículo da atitude tomada. Não merecem estar na mais importante escola de direito do país. Envergonham os alunos sérios dessa mesma escola e que não tem tempo para fazer politicalha.
Com a palavra o livre mercado de trabalho pelas empresas privadas na contratação de advogados em seus quadros
É a USP formando nosso futuros congressistas, policiais, promotores e juízes. Quem reclama dos tribunais atuais não perde por esperar, estamos lascados.
Está tudo dentro do normal e como esperado! Vale a Primeira Lei da Estupidez Humana, segundo Carlo Cipolla: Sempre, invariávelmente, todos nós subestimamos o número de indivíduos estúpidos em circulação…
Nesses momentos percebemos o mal que faz a esquerda ao nosso país.
O quanto os jovens inocentes são manipulados e doutrinados.
E o pior, eles acham que isso é democracia.
Meditem em cada nota desse “manifesto”… eu não tenho faculdade de nada… mas sinto cheiro de ditadura de longeee
O que faz uma boa universidade ser boa não são os professores, mas sim a qualidade dos alunos que nela estudam. A usp é tão decadente como seus alunos.
Bando de alienados e desenformados a Dilma foi a responsável pela maior recessão da história do brasil, recessão essa que pode ser superada por esse ladrão que esta ai que esses bando de acéfalos que fizeram o L
É nós, Já é, deu ruim. Acham engraçadinho falar igual aos bandidos boçais que estão nos presídios, as moças muitas vezes invadem comunidades para namorar bandidos, tudo é muito romântico e excitante para eles afinal “os cara são legal” até que um dia tudo termina geralmente com um tiro na cabeça e um corpo carbonizado na mala de um carro.
É inacreditável que a população de São Paulo, tenha que arcar com a educação destes acéfalos. Manda este povinho trabalhar, pagar os estudos e parar de fazer e pensar m…a.
A postura desses alunos da USP do Largo de São Francisco é uma das coisas mais indecentes e abjetas que um grupo de estudantes pode fazer. Comunistas alienados, que não enxergam nada além da visão que lhes incutiram na cabeça. Extremistas, que não sabem o que é uma Democracia. Não é possível que sejam estudantes universitários, caras que amanhã serão chamados de “doutores” para engrossar a multidão de incompetentes nocivos à Nação. Muitos são drogados, nem todos, mas, praticamente todos são burros irrecuperáveis.
Está Sra. está colhendo o que plantou. Consegue ser atacada por ambos os lados de nosso atual espectro político. Os homens,( e mulheres) de valor devem escolher um lado. Muro é a posição dos covardes . Poderia ser hoje uma senadora. Escolheu o caminho errado.
Quando eu achei que estávamos no fundo do poço estava redondamente enganado. Pobre Brasil com esses mestres do ensino! Que podridão!
Ódio do bem.
Está Sra. está colhendo o que plantou. Consegue ser atacada por ambos os lados de nosso atual espectro político. Os homens,( e mulheres) de valor devem escolher um lado. Muro é a posição dos covardes . Poderia ser hoje uma senadora. Escolheu o caminho errado.
A burrice próspera, eis a razão do exame da OAB reprovar a maioria que tenta se tornar advogado, vão ser eternos bacharéis em direito, torto.
Chamar essa horda de ajuntamento é gentileza.
O sistema de ensino americano não deve ser a melhor coisa do mundo. Mas bem que aqui poderia ser como lá ! Universidades pagas e acesso pela meritocracia !
Onde foi que esses pais erraram com esses meninos ? Como eles se sairão no mercado de trabalho cheio de cabeças diferentes ?
Pelo visto será necessário uma reunião com os pais, e talvez com os avós, dos alunos…
Que vergonha esses futuros advogados estão passando. Ideologia esquerdista é tudo que uma Universidade não precisa. Idiotas e despreparados. Ainda sendo mantidos com nossos recursos por meio dos impostos pagos. Eu como contribuinte não apoio e não autorizo minha contribuição para atitudes esquerdistas.
Mais um exemplo da recorrente intolerância do movimentos esquerdistas que tomaram as universidades como se fossem propriedades suas. O argumento de repúdio à Janaina porque ela não assinou a “carta” de defesa da democracia, é pior ainda. Uma carta lulista travestida de ato democrático. Infelizmente essa deterioração só tende a piorar com esse Narco Governo, adorado pelos acéfalos que fazem parte desse movimento ideológico e de destruição do País. A esquerda é um câncer na sociedade.
Um bando de mimados e doutrinados por professores comunistas e lunáticos
Óbvio que ele pensem assim.
Consumo de álcool e variadas drogas, ainda o uso de cabresto tapado de comunistas levam estes seres a agirem sem pensar.
Normal.
Imaginem se estes seres tiverem alguma chance na vida após graduação, o que será do país?
Salvem se quem puder!
Corpo imoral sim. Universidades dominadas, o q esperar desses futuros profissionais . Uma turma sem nada a oferecer. Professora Janaína não desista enfrente esses anormais.
Se a reitoria for omissa dando razão a maioria dos alunos e corpo docente de vagabundos será o fim da USP como universidade.
É a anticultura prosperando a todo vapor nas universidades brasileiras. O que importa é o indecente, a safadeza, a imoralidade e coisas afins. X + Y dá curto-circuito nesta corja.
Ridículo essa posição de estudantes de direito usando palavra “democracia” de forma vazia e com ranço esquerdista. Que tipo de advogado a USP está formando, que não reconhece o direito a divergência de pensamentos?
CRIMINOSOS DE ANTRO ESTUDANTIL É SÓ EMPURRAR PARA O TRIBUJAL DO C@RIME, O PARALELO.
Esse bando incompetente e analfabeto dessas Universidades Federais, gostam de coca, maconha, festa com drogas e serem alimentados pelo papai. Usam tanta droga que ficam brochas e as garotas procurar outras opções. Vão procurar o que fazerem Vagabundos vergonhosos!
Se esses mimadinhos pagassem pelos seus estudos teriam os pés na realidade.
Como pagador de impostos e cidadão peço que a Universidade seja paga, pelo menos de acordo com o perfil socioeconômico dessa turma de inúteis.
Bando de maconheiro inúteis…
Isso apenas reflete o que já sabemos, uma fábrica ideológica de imbecis!
LAMENTÁVEL CONSTATAR QUE A MAIORIA DAS NOSSAS UNIVERSIDADES SE TRANSFORMARAM EM FÁBRICAS DE BOBOS ALOPRADOS, QUE SE ORGULHAM
DE TEREM COMO GUIA UM PERSONAGEM TOTALMENTE DESPROVIDO DE SENSO
DO RIDÍCULO!
Como ser otimista em relação ao nosso futuro cordial quando segmentos da sociedade estão radicalizando e tomando instituições importantes em nome de minorias? Alunos ignorantes e sem noção e sem interesse no contraponto, preferem a orientação de um filósofo de quinta, o Sr. Antonio Gramsci.
Tem que privatizar estas universidades federais. Uma afronta nossos impostos bancarem esta doutrinação indecente e burra. Jovens que não querem o contraditório, que não querem aprender a pensar. São todos lobotomizados. Que triste. E numa USP.
Monica, querida, 100% apoiado! bj
Impressionante!
Estudam para ficar bobos.
Muito desses alunos, não tem a real noção da fama negativa que carregam e propagam.
Estupram o direito, quando condenam sumariamente.
A ideologia na USP é um câncer.
Para o cidadão comum, o estudante da USP, seja lá quão for área, é um filhinho de papai mimado, mal criado e chato.
Fazem jus a fama.
São os comunistas de iPhone, esquerda caviar e camarão.
Vivem uma realidade paralela, aliado a um encantamento de burros.
Deixam a impressão que estudam para criar um mundo pior.
A tendência, quando se trata de semi-deuses, é só piorar.
O que não melhora, é a qualidade na formação do profissional.
Isso, quem fala, é a colocação mundial da USP perante as outras universidades espalhadas mundo à fora.
“Corpo discente”… melhor seria se auto-rotulassem “corpo indecente”. Acadêmicos que não querem aprender (têm acesso à história e não aprendem com ela)… alunos inseridos numa sociedade que só se beneficiou com o governo recém passado… E têm coragem de publicar uma carta dessas, ridícula desde seu nascedouro! Definitivamente, as faculdades de Direito deixaram de produzir personalidades inteligentes e criativas, para servir de criatório de párias de uma ideologia que talvez tenha dado certo em Marte… adeptos de “dedo de gorila” e rodas de “narguilé”…
Concordo, inteiramente, Irani!
PRIVATIZA TUDO+
Será que agora nós os normais, fomos excluídos do mundo? Realmente estou preocupada com essas atitudes; de pessoas consideradas cultas, que tem o discurso de paz e amor!
A maconheirada militante, travestida de Centro Acadêmico, é extremamente ruidosa.
Universidade Pública no Brasil…é o típico exemplo de dinheiro jogado no lixo.
E tenho dito…
Impressionante!
Estudam para ficar bobos.
Muito desses alunos, não tem a real noção da fama negativa que carregam e propagam.
Estupram o direito, quando condenam sumariamente.
A ideologia na USP é um câncer.
Para o cidadão comum, o estudante da USP, seja lá quão for área, é um filhinho de papai mimado, mal criado e chato.
Fazem jus a fama.
São os comunistas de iPhone, esquerda caviar e camarão.
Vivem uma realidade paralela, aliado a um encantamento de burros.
Deixam a impressão que estudam para criar um mundo pior.
A tendência, quando se trata de semi-deuses, é só piorar.
O que não melhora, é a qualidade na formação do profissional.
Isso, quem fala, é a colocação mundial da USP perante as outras universidades espalhadas mundo à fora.
Exatamente!