Augusto Aras defende regulamentação do ‘lobby’

Procurador-Geral da República pontuou que o lobista que comete atos de corrupção tem de ser investigado e punido
-Publicidade-

Procurador-geral da República pontuou que o lobista que comete atos de corrupção tem de ser investigado e punido

Augusto Aras
Procurador-geral da República, Augusto Aras | Foto: Antonio Augusto/Secom/PGR

O procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu nesta quarta-feira, 9, a regulamentação do lobby, que está em discussão no Congresso Nacional.

-Publicidade-

Aras pontuou que o lobista que comete atos de corrupção deve ser investigado e punido, no rigor das leis existentes, assim como “os demais de agentes que se embrenham pelo atalho sombrio da corrupção”.

Leia mais: “STF eleva teto salarial para juízes estaduais”

“O lobby, ou representação de interesses, assim como a política, não pode ser criminalizado, mas sim regulamentado por meio de legislação específica”, disse o procurador-geral em evento organizado pela Controladoria-Geral da União.

Aras defendeu a ideia de que mecanismos de governança e compliance são instrumentos fundamentais tanto na área pública como no setor privado. Ele considerou insuficiente a regulamentação de algumas práticas que, segundo ele, ocorrem nos bastidores do poder.

No Congresso, várias propostas sobre o assunto já foram apresentadas e retiradas de pauta. A mais avançada hoje foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e está pronta para ser analisada pelo plenário desde 2017.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

  1. Se um lobista não pode ser criminalizado até todos nós entendemos isso daí. Mas agora vemos que detentores de poder público, estão usando os cargos para praticar lobby. Temos um grande em andamento que é o lobby das vacinas chinesas, capitaneado por um governador de um estado importante e que todos sabemos quem é, o nome dele começa por “Dori” e termina por “ana”. Acho muito bom começar a investigar esse vagabundo, tem sujeira grossa aí.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site