-Publicidade-

Aumenta chance de STF livrar Lula da Lava Jato

Após invalidar delação premiada de Palocci, aumenta chance de STF livrar Lula da Lava Jato e permitir candidatura do petista em 2022

Análise de caso sobre parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro deve ocorrer até novembro

lava jato - Lula
STF pode livrar Lula da Lava Jato | Foto: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIA BRASIL

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve analisar até novembro o habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que pode livrá-lo das atuais condenações da Operação Lava Jato. Caso isso aconteça, o STF abrirá caminho para que Lula possa novamente se candidatar nas eleições presidenciais em 2022.

Na terça-feira passada, 4, a 2ª turma do STF invalidou a delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci. Entretanto, integrantes do STF afirmam que após essa decisão, aumentou a possibilidade de a Corte considerar que o ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro agiu de forma parcial no julgamento dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro do ex-presidente no caso do triplex do Guarujá, em São Paulo.

Revista Oeste: A farra do foro privilegiado

O julgamento do habeas corpus de Lula na 2ª turma foi suspenso em dezembro de 2018 após um pedido de vista de Gilmar Mendes. O petista alega que Moro agiu de forma parcial após a descoberta das mensagens atribuídas aos membros da força-tarefa da Lava Jato e que foram divulgadas pelo site de esquerda The Intercept.

Dos cinco votos da turma, dois ministros já se manifestaram: o relator Edson Fachin e a ministra Cármen Lúcia. Após o julgamento relacionado à delação do Palocci, assim acredita-se que Gilmar e Ricardo Lewandowski votem a favor de Lula. O voto de minerva caberá ao ministro Celso de Mello.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

16 comentários

  1. Nada estranho se isto vir do STF. Só ver o que tem produzido aquela instituição. Tem soltado bandidos do colarinho, tem.lrovocado censura e parece não ter muita afinidade com a constituição brasileira. Mas sabe de uma cousa: espero que luma continue ficha suja pelo que ele fez e está provado mas que ele venha e sofra uma derrota acachapante para Bolsonaro. Será sua pá de cal. O eleitorado brasileura vai demonstrar qye lua nao e bem quisto.e que qualquer decisão do STF favorável à corruptos e dilapidador dos cofres públicos não é apoiado pela grande maioria do povo brasileiro. . Bolsonaro 2022. Agora mais que nunca. A soltura de lula e qualquer ajeitado oara livrar a cara de lula so aumentará a polarizacao e a adesao de mais gente ao projeto da direita.

  2. É iminente a PRESTAÇÃO DE CONTAS c o CONGRESSO é IMINENTE pós quarentena, pela PRISÃO em SEGUNDA instância e fim do foro privilegiado. A única medida constitucional para afastar o legislativo de práticas nefastas, é batermos o pé em frente ao congresso, ajuste é com quem nós trai, com os bandidos de COLARINHO BRANCO. Temos q separar o joio do trigo. Ô resto é só blá blá blá. É esta vergonha.

  3. Se este STF livrar Lula de suas penas e condenações vai ser a prova final de que este tribunal é lulista de carteirinha e o maior aliado dos corruptos e inimigos do Brasil, isso a cada dia vem sendo mostrado mais livrar ladrão seria o ato final. O povo tem que ir para a rua cobrar que isso não aconteça e que este STF pare de uma vez de amaciar para os inimigos do Brasil.

  4. É uma vergonha se isso acontecer, desisto do país, se os militares não fizeream nada, ai estará provado que o nosso país pertence aos bandidos. Triste.

  5. Nessa lama toda, o que menos importa é a possibilidade do corrupto poder participar de uma eleição (acho que ele não o fará, para não ver estampado o repúdio da população à sua atuação política).
    O que realmente vai sobressair é falência moral dos julgadores dessa que já foi uma corte suprema.
    (A saída será: o Celso de Melo vai estar fora, o julgamento ficará empatado e o réu será beneficiado. E os ministros, invejosos que foram do trabalho do ex-juiz, terão dado sua resposta. A esquerda vai exultar e os bolsonaristas vão calar. E, perderemos todos, como nação.)

  6. O governo não vai bem. Está mole. Está hesitante. Está perdendo o timing. Não sabe usar a comunicação. As reformas estão parando. É uma hora crucial. O governo liberal de direita PRECISA retomar o rumo! JÁ!

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês