O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que a Corte enfrentou os “adversários da democracia” durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. A declaração foi feita nesta segunda-feira, 22, durante reunião na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“O que temos assistido é um populismo de direita, frequentemente racista, xenófobo, misógino e antiambientalista”, disse Barroso. “Houve uma captura do pensamento conservador pela extrema direita.”
Barroso falou em “liberdade de expressão”
Em seu discurso, o presidente do STF disse que “a liberdade de expressão é essencial para a democracia”. Mas, segundo ele, é preciso combater o que ele chamou de “fake news” e o “discurso de ódio nas plataformas digitais”.
Leia também: “Barroso vê ‘articulação global de extrema direita’ nas redes”
“Com o avanço das redes sociais, surgiu um modelo de negócios baseado no engajamento e no ódio”, afirmou. “A mentira e o radicalismo conquistam muito mais engajamento do que a fala moderada, a busca pela verdade. Existe um modelo de negócios que se beneficia do ódio e da desinformação e se esconde atrás da liberdade de expressão. O mundo vive essa encruzilhada. Precisamos equacionar isso.”
Leia mais: “Bronca de Barroso em corregedor do CNJ indica mudança de postura do STF sobre Lava Jato”
Barroso voltou a defender seu colega, o ministro Alexandre de Moraes. Segundo o presidente da Corte, as críticas ao magistrado são “injustas”.
Ainda no evento da Fiesp, o presidente do STF disse que leva uma vida difícil e que não é fácil ter de andar com cinco seguranças. “Não vivemos momentos fáceis, com custo pessoal elevado”, disse o ministro. “Imagina a chateação que é ter de andar com cinco seguranças, como tenho de andar.”
Leia também: “‘Engajamento motivado por ódio’, diz Barroso depois de críticas de Musk”
Dizer que a Corte “enfrentou ‘adversários da democracia'” é uma confissão de desvio de poder. Obviamente não compete ao STF “enfrentar” porcaria nenhuma, que não sejam os processos a ele submetidos, a serem julgados nos termos da Constituição e das leis. Constituição esta, insista-se, que não criou o STF para enfrentar adversários da democracia, populistas, direitistas, nada do tipo.
Esses “democratas” que vivem de narrativas precisam começar a ser questionados acerca do que dizem. É preciso que eles apontem quais e quem propaga mentiras e ódios. Antes de mais nada esse Barroso precisa se explicar acerca do eleição não se ganha se toma; derrotamos o bolsonarismo e perdeu mané. Esse indivíduo tem a cara de pau em falar de democracia, verdade e ódio.
Coisa triste e absolutamente prejudicial ao Brasil ter sido tomado por mais um pouco do que uma dúzia de alienados, limitados, doentes mentais.
Graças à força do dinheiro em cima dos corruptos (imprensa, artistas, academia, FA, e o pessoal do Direito – absolutamente irresponsáveis), que vivenciamos a derrocada da sociedade brasileira.
Até quando?
Esse ministro so fala besteira, nao devia estar falando e pago pelo contribuinte para julgar , quem e pago para falar sao os politicos . Tem que botar um freio nisso.
Isso tudo é mentira, é fake news e desinformação. Quando essa figura passará a falar a verdade?
Morro de pena desse andrógino abominável. Só sabe falar em “discurso de ódio”, mas foi ele quem esbravejou o “perdeu, Mané”. Expressão muito pacifista. Hipócrita! Teus dias estão acabando, se Deus quiser.
Esse ser desprezível é um fracasso retumbante no comando do Supremo. A gente achava que não pudesse ter alguém mais inútil que a Rosa Webber e eis que surge o Barroso.
Alguém pediu que o Boca de Veludo desse a sua opiniã ?
Não né ?
Então seria bom ficar calado e só se manifestar nos autos. É para isto que o Sr. é pago.
Esse infeliz mentiroso igual ao babaca do ex condenado se não tivéssemos um exército tão frouxo e covarde esse” perdeu mané” “derrotamos o Bolsonaro “ “eleição não se ganha se toma”já estaria na cadeia a muito tempo condenada ao regime fechado por 30 anos
Leia-se: é preciso acabar com o discurso de ódio à corrupção e autoritarismo praticados diuturnamente pela cleptocracia da qual o ministro e seus colegas integram e defendem às custas dos impostos escravizantes impostos pelo Estado brasileiro.
Aí barrosinho boca de veludo vc não sabe o que é democracia, para vcs ditadura é democracia, só pode……vá te catar
Vagabundo… lixo.
A obrigação desses ministros e fazer respeitar a Constituição . Precisa de segurança pra isso ?
O BB… presidente, vcs lutaram contra vcs mesmos. Bandidos versus Bandidos, bcs são pilantras, mas logo vcs serão Extirpardos como o Luladrão queria do DEM. Fdps.
o Barroso é direitafobico, não pode nem ouvir que algum brasileiro possa votar na direita que solta essa conversinha mole. quer manter a esquerda no poder se candidate a alguma coisa, até para juiz de escola de samba.
O BOCA DE VELUDO COM CINCO SEGURANÇAS… DEVE ESTAR SE DIVERTINDO…