Barroso sai em defesa da regulação das redes sociais: ‘Imperativo’

Presidente do TSE disse ser preciso 'acertar a dose'
-Publicidade-
Para o presidente do TSE, regular as redes sociais não se trata de censura estatal
Para o presidente do TSE, regular as redes sociais não se trata de censura estatal | Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta terça-feira, 7, que regulamentar as redes sociais é “imperativo”. Contudo, é necessário “acertar a dose”, segundo ele.

Para Barroso, inicialmente pensou-se que as mídias digitais tinham de ser livres. “Mas surgiram problemas de abuso de poder econômico, invasão de privacidade, disseminação de ódio e comportamentos inautênticos.”

“Essa regulação se tornou imperativa; porém é preciso acertar a intensidade da dose para não matarmos o paciente, que é a democracia”, disse, ao receber o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, na Câmara dos Deputados.

-Publicidade-

Para o presidente do TSE, não se trata de censura estatal, mas, sim, um enfrentamento do que chamou de “desinformação e discurso de ódio”. Esses são difundidos nas redes sociais, segundo Barroso.

“Todos estão tentando equacionar esse problema: como combater o mal sem criar um mal maior, que é o cerceamento da liberdade de expressão”, observou, ao ressaltar a importância do TSE sob seu comando.

Desde que assumiu o TSE, Barroso tem se empenhado no que afirma ser “luta contra as fake news”. O presidente do TSE discorda, por exemplo, da afirmação segundo a qual as urnas eletrônicas são violáveis.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

45 comentários Ver comentários

  1. BOLO DE FUBÁ COM GOIABADA
    INGREDIENTES
    1 ovo
    1 copo (americano) de leite
    1 copo (americano) de fubá
    1 copo (americano) de açúcar
    1/2 copo (americano) de óleo
    1 copo (americano) farinha de trigo
    1 colher de fermento em pó
    goiabada em pedaços
    erva-doce a gosto

    MODO DE PREPARO
    Misture no liquidificador o ovo, o leite, o óleo, o açúcar, o fubá e bata bem.
    Despeje a mistura em uma tigela, e misture com a farinha e o fermento em pó.
    Despeje a massa em uma forma untada com manteiga e farinha, e acrescente uma camada de goiabada. Repita este processo até preencher toda a forma.
    Leve ao forno médio (180° C), preaquecido, por 40 minutos.

    Essa receita de bolo de fubá com goiabada é uma delícia, não é mesmo? Quem não gosta de um delicioso bolo de fubá quentinho saindo do forno? Essa receita é uma ótima opção para servir à tarde com uma boa xícara de café.

    Nem o regime militar ousou prender quem publicava receitas culinárias em lugar de críticas.

    Viva a democracia imposta pelos magnânimos iluminados da Corte Mais Suprema do mundo!

  2. Barroso, escute. Preste atenção!
    As urnas eletrônicas são violáveis.
    Muito fácil, basta trocar o “pen drive” após a saída do último eleitor, ainda dentro da sala de votação, e enviar outro “pen drive” adulterado para o TRE.

  3. O mais importante é que os Ministérios da Defesa e da Ciência e Tecnologia assumam com equipes próprias de TIs, juntamente com TIs independentes a tecnologia das urnas eletrônicas, desde o desenvolvimento de softwares com nova tecnologia de auditagem e segurança do sistema, e aos notáveis do TSE caberá somente homologar resultados e julgar eventuais recursos. Não é possível aceitar tanta arrogância porque fica clara a incompetência desses ministros para entender as novas tecnologias. Não é possível que sobre para às Forças Armadas somente a solução de possíveis e graves conflitos nas eleições de 2022, com tantas ocorrências judiciais difíceis de ser entendidas pela população, como a “descondenação” de Lula para torna-lo elegível. É assustador.

  4. Não vejo o Bolsonaro como um presidente fraco, porém, democrático demais, e sem o apoio total das forças armadas, digo total porque, se por um lado não permitem que o tirem do poder, por outro não peitam esses vagabundos do STF como creio que ele gostaria.

    1. Vota no Dória. Ou no Moro. Quem sabe o Meirelles toma um tanque de guerra e vai lá na Praça dos Três Poderes tirar satisfação com o Congresso e Supremo…
      Ah, já sei: o Lula. Esse tem testosterona suficiente para dominar toda uma república no peito e na marra. Cabra arretado das coxas roliças… Esse papinho frouxo de mensalão e petrolão foi obra de ficção da Matrix, já já proibida de ser citacada por quem quer que seja.
      Ou será que o povão é que tem de aprender a votar? Esse negócio de democracia é muito complicado mesmo.

  5. Acho que contra o que o juizeco de merda diz existe a lei para quem se sentir prejudicado, agora diz o que podemos fazer contra um tribunal que burla a Constituição todos os dias e se arvorou como o dono do país, cerceando até quem o preside?

  6. Imperativo é esse camarada ser interditado o mais rápido possível. Se tivéssemos um presidente um pouco mais forte esse sujeito já teria sido preso por descumprimento da constituição. Aliás, o Alexandre de Moraes também. Gente assim, com ódio no coração não pode ser juiz.

  7. No exato momento em que o iluministro profere essas palavras, o dep Ptista Paulo Pimenta, vulgo Montanha na Odebrecht, dissemina em suas redes sociais a “corrupção bolsonarista”, mentindo sobre a operação de hoje da PF contra as gráficas que superfaturaram as provas do ENEM entre 2010 e 2018, período em que era gerido pelo PT e funcionários do INEP por esse partido indicados. O que Barroso vai fazer a respeito? Todos sabemos: absolutamente nada!

  8. Parem de ouvir e divulgar o que este sujeito e o cabeça de ovo dizem , tenho certeza de que da próxima na haverá Michel temer para apaziguar , estaremos prontos para o tudo ou nada !

  9. Barroso se ache cara! Ridículo.
    Já leu a Revista Time? Sacanagem porra!!!
    Que contraponto colocando Bolsonaro em destaque!!!
    Responde aí datafolha.

  10. Eles não sabem o que é democracia nem se lerem no dicionário! Mas o que esses cínicos e hipócritas dizem não me surpreende nada, o que me deixa horrorizada é ver gente imbecil apoia do e aplaudindo esses ditadores!

  11. O q se esperar do autor da frase “Eleição não se ganha; se toma”? Esse crápula não merece estar lá. Reforma do judiciário já

  12. Como já estou idoso para defender este Brasil de toda esta parafernália chamada STF, sem condições de ir à rua e gritar e esbravejar contra tudo isso, sinto-me impotente. Gostaria de ter 20 anos menos, para poder nas ruas gritar a minha revolta. O que fazer?

  13. Sim acertar a dose e limitar os conservadores a direita, enquanto a esquerda esta ai livre leve e solta nas redes sociais com sua agenda ideológica e esculhambando a autoridade máxima do País.

  14. A conversa desse ministro MANHOSO é típica de ditadores. Esse psicopata narcisista e vaidoso, com seu discurso aveludado, é hoje a maior ameaça à democracia e à liberdade do povo brasileiro. E ele só age assim porque recebe o apoio da velha mídia.

      1. MANHOSO porque foi ao congresso pela manhã!
        Se fosse à tarde seria TARDOSO.
        Vou mudar pra Butão.

  15. “Como combater o mal sem criar um mal maior, que é o cerceamento da liberdade de expressão”? A resposta é a seguinte: Não dá, ministro! Pare com esse seu projeto de ditador!

  16. Bom, mas então precisa definir qual é a dose; precisa definir o que é difundir o ódio. O que é ódio. Quando alguém toma uma facada ela está sendo vítima do ódio? Quando o que diz defender a familia, a liberdade, os interesses do Brasil, inclusive sendo massacrado todo dia, sofrendo uma oposição maquiavélica, desleal, mentirosa e mesmo assim nunca punindo ninguém, essa pessoa odeia ou é vítima de ódio? Quando um mesmo ministro do STF denuncia, julga, condena a seu bel prazer quem ele acha que ataca as instituições só porque critica, esse ministro, com sua atitude, está honrando ou desconstruindo as instituições, no caso o STF? Responde aí Barroso, ou poderei dizer, Lamoso.

  17. Ditadorzinho pseudo-iluminista – QUEM determina o que é “discurso de ódio” ou “comportamentos inautênticos”? Você? Seus asseclas?

    Acéfalos totalitaristas como você são as pessoas mais perigosas do Brasil hoje em dia – para vocês é Estado acima de tudo, e que se ferrem as liberdades individuais.

  18. Designar os Ministros do STF, como vagabundos, corruptos, escória,venais,vassalos de bandidos corruptos,vermes, indignos da toga, só esta verbalizando o que a maioria da população pensa destes integrantes do STF, que já é considerado em todos os sentidos a pior aberração que o judiciário já produziu. Eles até podem achar que são importantes, mas não passam de lixo.

  19. Mas é claro que o serviçal, o capanga, o … do luladrão tem que defender uma idéia canalha dessas. Sem comunicação não haveria denúncias dos absurdos cometidos. Não sei de onde saiu tanta gente ruim assim.

  20. CANALHA! Um milhão de vezes CANALHA!
    Ele defende a regulação da mídia. O Brasil que presta defende a sua imediata destituição ( por meio de um grande pé na bunda).

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.