Em sua coluna de opinião no jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira, 29, o jornalista Carlos Alberto Di Franco fez uma análise da atuação do no Supremo Tribunal Federal (STF) e pediu um “basta no abuso e politização” de seus integrantes. O colunista garante que já existe “fundamento suficiente” para um processo de impeachment de magistrados.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Di Franco enumera alguns “deslizes” dos ministros do STF: falar fora dos autos, assumir posições políticas e até mesmo partidárias, disputar espaço com celebridades, dar entrevistas sobre os temas mais variados e participar de encontros “à base de bons vinhos e pouca prudência republicana”. “Isso mostra que algo não vai bem com a nossa democracia”, observou.
O jornalista também se disse impressionado com o que viu no relatório parcial do Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos sobre o Twitter/X. O documento revelou a suspensão, sob “justificativas grosseiras”, de 150 perfis da rede social.
“É claro o avanço inconstitucional da censura no Brasil e os reiterados abusos praticados por ordem do ministro Alexandre de Moraes”, criticou Di Franco. “Não é precipitado afirmar que estamos diante de uma ação política.”
Ditadura do Judiciário
Para o colunista, “o Brasil é um país que caminha aceleradamente para uma ditadura do Judiciário”. “Pressionar funcionários de uma empresa [Twitter/X] a praticar censura – apoiando-se ilegalmente no expediente do segredo de Justiça – é, por si só, fundamento suficiente para um processo de impeachment”, avaliou.
+ Decisões de Moraes reveladas pelos EUA são inconstitucionais, afirma jurista
Ainda no texto, o colunista aponta para outro problema. Segundo ele, o “avanço de atos abusivos” no Judiciário e a gravidade das últimas denúncias aumentam a pressão contra o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tem mostrado “omissão” diante desse cenário.
“Esperemos que o ministro Moraes, por iniciativa própria ou pressionado por seus pares, repense suas atitudes; o STF não é dono do país”.
+ Brasileiros ‘querem a verdade’, diz Musk, sobre Twitter/X ser o mais baixado no país
Pacheco e o congresso atual são tão omissos e nulos, que um pedido de impeachment de ministro do stf que fosse iniciado por Pacheco, certamente seria declarado nulo ou inconstituticional pelo mesmo stf, tornado sem efeito de pronto, e ficando pacheco, demais companheiros e o povo brasileiro a ver navios.
Imprensa acordando…antes tarde do que nunca… A Ditadura togada eh cruel! Vamos combater : fora Xandão,Gilmar, Fachin, Toffoli, Barroso…
A maior parte dos ministros do STF vem reiteradamente atentando contra a democracia e atuam de forma a implantar uma ditadura em nosso país. E o Congresso Nacional é cúmplice por omissão ao deixar de abrir os processos de impeachment que recolocariam o Brasil no rumo certo.
depois de tirarem alguns destes juízes marginais, seremos nós que pagaremos as indenizações do processos
que ocorrerão contra estes bandidos de togas.
não é ´só o careca ditador , tem barroso, e outros 7 que os apoiam sendo assim cúmplices no golpe dado na democracia junto com lula e políticos que têem processos no STF.
os outros dois são medíocres participantes que ficaram calados acovardados.
Somente uma colocação para o Estadão; bem vindo à realidade e ao mundo dos vivos…
Um penabunda seria ótimo para o Brasil
Seria o começo, pois o Lula e outros membros do STF também já estão correndo o risco de impechmeant. No entanto, atnes disto, é necessário o impechmeant do Pacheco. Não sei como fazer, mas existe a possibilidade de, pelo meno, pedido de afastamento do cargo e ser substituído.
Rosa Weber , Lewandowisk, Celso de Melo, toffolli, fachin, Dino, zanin, Xandão, Barroso, Gilmar , e a bruxa de blair….TEM de serem PUNIDOS!!
TODOS que ajudaram a destruir a constituição federal.
Tem de serem processados presos ou pagarem altas indenizações
Concordo totalmente, estes seres horríveis rasgaram a constituição e estão a cada dia mais colocando o país em risco.
Presos, todos eles, são nocivos à sociedade brasileira!
De qual planeta veio esse jornalista para comentar somente agora …. Isso já faz tempo que está acontecendo !
O STF não tem apenas que parar de cometer atos ilegais, os ministros tem que responder judicialmente pelos atos já cometidos.
A maioria dos ministros do STF, na verdade, nem deveria estar ali, a indicação fere no mínimo, o princípio da decência e da moralidade.
Estava hibernando? Acordou agora, ou parte do pix não chegou até ele. E a Oeste continua dando destaque a esse jornaleco dirigido por crápulas!!!
Parabéns ao Jornalista Emérito Di Franco pelo brilhante texto. Várias são as vozes se levantando contra os abusos do STF e a omissão do Presidente do Senado. Mas, os membros do STF parecem não ter ouvidos, ou mais importante, bom sendo e obediência à Constituição e ao Estado de Direito.