Bolsonaro decide não prestar depoimento determinado por Moraes

Advocacia-Geral da União recorreu ao Supremo
-Publicidade-
Presidente Jair Bolsonaro | Foto: Frederico Brasil/Futura Press/Estadão Conteúdo
Presidente Jair Bolsonaro | Foto: Frederico Brasil/Futura Press/Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro decidiu não depor à Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 28, conforme tinha determinado o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Ontem, o magistrado definiu que o presidente deveria comparecer às 14h na sede da Polícia Federal, em Brasília, para dar explicações no âmbito de um inquérito que apura o vazamento de investigação sigilosa da PF sobre ataque hacker às urnas eletrônicas.

-Publicidade-

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Bruno Bianco, compareceu pessoalmente à sede da PF para entregar ao delegado responsável a ação com pedido de anulação da inquirição nesta sexta e recorreu ao Supremo.

Minutos após, Moraes negou o pedido para que Bolsonaro não precise depor presencialmente à Polícia Federal. O ministro entendeu que o recurso foi apresentado fora do prazo.

A AGU pedia a reconsideração da decisão de Moraes ou, caso não fosse aceito, que o recurso fosse submetido ao plenário do STF, a fim de que fosse reformada a decisão do ministro.

O governo afirmou que “ao agente político é garantida a escolha constitucional e convencional de não comparecimento em depoimento em seara investigativa”.

Mas Moraes disse que, diferentemente do que aponta o recurso, o presidente “concordou expressamente com seu depoimento pessoal”.

O inquérito foi aberto para investigação a divulgação feita por Bolsonaro, em redes sociais, de dados e documentos sigilosos de um inquérito não concluído sobre ataques ao sistema do TSE.

O presidente da República chegou a publicar um link com a íntegra do inquérito sigiloso, que a Polícia Federal não tinha concluído. O documento diz que um hacker teve acesso ao código-fonte da urnas eletrônicas em 2018.

Na ocasião, o TSE disse que o acesso indevido aos sistemas da corte não representou qualquer risco à integridade das eleições de 2018.

Isso porque, segundo o tribunal, o código-fonte dos programas utilizados passa por sucessivas verificações e testes, aptos a identificar qualquer alteração ou manipulação e que nada de anormal ocorreu.

Anteriormente, a Advocacia-Geral da União já sustentou que Bolsonaro não divulgou documentos sigilosos da investigação.

O argumento do órgão é o de que os documentos não estavam sob sigilo à época em que foram divulgados em live realizada em agosto de 2021.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

64 comentários Ver comentários

  1. Será necessário fazer igualmente no Canadá. Invadir e expulsar os rábulas subversivos do STF, TSE. O poder emana diretamente do povo, que não pode acatar a inconstitucionalidade constante dessa corja de corrutos, que está intalada nas principais instituições do Brasil.

  2. Bom lembrar que esse careca cretino vai presidir o TSE e vai tentar impugnar a candidatura do JB.
    O final aqui no Brasil não vai ser na paz. A porrada vai comer, pois os comunas da esquerda ladra compraram tudo com os trilhões que roubaram.

  3. Parabéns, Presidente Bolsonaro, já está passando da hora de colocar o STF, dentro da constituição. É para cumprir a constituição que pagamos o salário deles.

  4. O STF hoje é uma mistura catastrófica de teorias advindas do neoconstitucionalismo e do pós-modernidade, e que abraçou a desgraça teórica da função contramajoritaria da jurisprudência. Em suma, o STF hoje navega no que de pior permeou os piores momentos do judiciário mundo afora e que, via de regra, deu asas aos regimes totalitários de direita e de esquerda! O pior é que a sociedade brasileira assiste a tudo sem nada entender. Assim, caminhamos a passos largos para a catástrofe, sem essa percepção! Um cenário ideal para quem busca o paizão único, tão a gosto dos globalistas! Que Deus ilumine o nosso povo!

  5. Apoio total ao presidente do povo, esse careca infeliz e frustrado não merece nada além do desprezo do povo. Quero ver se tem coragem de andar nas ruas das cidades brasileiras.

  6. E agora vai acontecer o que? Pessoalmente, estou torcendo para que o Xandão mande seus capangas da PF irem buscar o PR debaixo de vara, pois só assim podemos assistir a uma reação ou ao menos um esboço de reação contra toda essa esculhambação que está a acontecer em Brasília. Estará o Xandão, disposto a levar isso adiante? Veremos o desenrolar desta cena apenas nos próximos capítulos dessa novela.

  7. Tá na hora de “jogar fora das quatro linhas”, presidente! Se bem que fazer uso do artigo 142 não é contrariar as regras do jogo, pois ele está inserido na CF.

  8. JÁ PASSOU DA HORA DESSA “DELEGADA” DA PF, Denisse Dias, QUE TRABALHA NO GABINETE DO XANDÃO, SER EXONERADA. Essa mulher não respeita as LEIS e nem a CONSTITUIÇÃO.

  9. E agora presidente PACHECÃO do Senado Federal, não esta na hora de dar um basta ao Alexandre de Moraes. E o que acontece com o Temer que o nomeou e intermediou nos acordos com o presidente Bolsonaro, para estar tão calado?

  10. DEMOROU!!
    STF…..
    Por Favor…. apoiem o XANDÃO do PCC. ao julgar a ação da AGU.
    Bozo…chega de se submeter a esse canalhas do STF.
    Paga pra ver!
    Quero ver esse togados canalhas mandar a PF te buscar….aaahhh se quero.

  11. Ordem judicial bizarra, estapafúrdia, intimando um chefe de poder à prestar depoimento numa delegacia de polícia é prova de loucura do emitente da mesma! Rsssss

  12. FINALMENTE NOSSO PRESIDENTE RESOLVEU IGNORAR ESSE BANDO DE VENDIDOS.
    NUCA MAIS PERMITA INTERFERÊNCIAS DESSES ABUTRES NOJENTOS.
    PARABÉNS!!!!

  13. Parabéns Presidente. As decisões desse ministro não merecem ser levadas em consideração em virtude das inúmeras ilegalidades e arbitrariedades que ele te cometido.

  14. A proposito, alguém se lembra quando um Ministro do STF. determinou quando o “Reu”, pseudo Presidente do Senado Renan Calheiros, se afastasse da presidência e, ele simplesmente ignorou a determinação: Pois é! Bolsonaro não vai PF e não há nada q. o Sr. “Xandão Moraes” possa fazer. Acertou o Sr. Presidente da Republica ignorando a determinação do “dito cujo”.

  15. Parabéns Sr Presidente Jair Messias Bolsonaro!!!
    Essa “porra” dessa corda já tinha arrebentado há muito tempo. O Sr teve muita Coragem, Humildade, Paciência (só Deus e o Senhor sabem) e Resiliência para não partir pra cima. Mas, a continuar no ritmo que vinham, certos de que o Senhor estava acovardado e acuado, seria dessa para pior. Agora o Brasil vai descobrir quem realmente manipula essas marionetes do “stf”.
    Aguardemos cenas dos próximos capítulos.
    Força Presidente!
    Somos muitos e não somos fracos.
    O Brasil  está acima dessa VIGARICE E FARSA desse colegiado apequenado e servil às forças do mal.

  16. É isso aí, Presidente. Chegou a hora de dar um basta nesse careca . Vamos ver o que vai acontecer. O Renan “CaNALHeiros” se também se recusou e não aconteceu nada.
    ALIA JACTA EST.

  17. Quem precisa ser intimado é o tal ministro. Segue com sua advocacia militante e prejudicial, contra a pessoa da autoridade eleita, em diversos escalões. Chegando a este disparate contra o presidente da República.

  18. Sr. Bolsonaro, hoje agiu como Presidente do Brasil. Se o Plenário confirmar a determinação, vamos nós na oitiva. A fila de caminhões do Canadá vai parecer brincadeira de criança perto da que faremos.

  19. E agora ? Vai mandar buscar o camarada a base da Vara ? Passou da hora de dar um basta a esta ORCRIM, pague p ver pois quem teve 57 milhoes de voto foi vc.

    1. Errol, estou achando que a hora da atitude está chegando. Já tivemos manifestação pacífica de todas as maneiras sem cumprir o objetivo. Está chegando a hora do STF entender quem de fato manda no Brasil, e será com cheiro de pólvora infelizmente.

  20. Apoiado! Ignore esse tucano togado, ativista descarado, que faz política diuturna contra o Executivo e esgarça a Constituição de todas as maneiras possíveis e imagináveis. Quer humilhar o presidente eleito? espere sentado.

  21. Agora, vai!
    Parabéns ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, pela atitude simples e óbvia de dizer não ao excesso.
    O Poder Executivo é um dos três poderes da República, mas foi atropelado inúmeras vezes. Cedeu para não criar atritos, mas o que se viu da parte do STF foi falta de bom senso e extrapolação de limites, dia após dia. Os $ini$tro$ (com a licença para usar o vocabulário que aprendi aqui nos comentários) agem como drogados, sempre querem mais e, na ânsia e no desespero de voltar ao antigo regime, atropelam a Constituição diariamente como se os fins justificassem os meios.
    O Brasil não tem Poder Moderador desde o Império e estava passando da hora do Presidente dar esse recado para os urubus.

  22. Parabéns senhor presidente 👏👏👏 Já deu , passou da hora de dar um basta ordens esdrúxulas , sem pé nem cabeça aliás , esses CANALHAS querem o quê????

  23. Será o ano todo assim…!!! E ainda vai piorar pois vão negar, tornar ilegal ou tentar impugnar a candidatura do PR…!!! A Imprensa está babando pela volta da Mortadela, e junto com o Judiciário vão fazer o diabo contra o Brasil…!!!

  24. Excelente, simplesmente excelente a postura do PR. Para tudo na vida há um limite. Fico abismado como o STF trata mal o presidente da nação ao mesmo tempo que concede beneficios duvidosos para os lulaladrões

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.