Bolsonaro desafia Alexandre de Moraes: ‘Vai me prender?’

Presidente voltou a manifestar sua desconfiança sobre o sistema eleitoral brasileiro
-Publicidade-
O presidente da República, Jair Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro | Foto: Anderson Lira/FramePhoto/Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a manifestar sua desconfiança sobre o sistema eleitoral brasileiro, em vigor desde 1996. Em entrevista concedida no sábado 16 à CNN Brasil, o chefe do Executivo criticou a postura do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou recentemente a possibilidade de cassar os registros dos candidatos que pusessem em xeque o processo eleitoral do país.

“O Alexandre de Moraes falou que quem desconfiar do processo eleitoral terá o registro cassado e será preso”, lembrou Bolsonaro. “Ô Alexandre, estou desconfiado. Vai me prender? Vai cassar meu registro? Que democracia é essa?”

De acordo com o presidente, o debate é o melhor caminho para tornar o sistema eleitoral brasileiro mais seguro. “Podemos desconfiar de tudo. Quando há debate, podemos aperfeiçoar o processo”, salientou. “Mas isso não ocorrerá por meio da decisão dos ministros. O próprio Luís Roberto Barroso esteve nos Estados Unidos, há pouco tempo, debatendo maneiras de tirar um presidente da República. A gente vê os absurdos que acontecem.”

Bolsonaro também destacou a influência de Barroso no processo de derrubada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Voto Impresso. A rejeição pelos parlamentares ocorreu em agosto de 2021. “Ele foi à Câmara dos Deputados e interferiu nessa questão”, ressaltou. “A proposta foi derrotada. É uma clara interferência. Ele me trata como inimigo.”

PEC do Voto Impresso

Dias antes da votação da PEC do Voto Impresso, o então presidente do TSE se reuniu com líderes de partidos. Estiveram no encontro Luciano Bivar, ex-PSL e atualmente no União Brasil; Baleia Rossi (MDB-SP); Luís Tibé (Avante); Gilberto Kassab (PSD); e Valdemar Costa Neto (PL). ACM Neto, ex-DEM e atualmente no União Brasil, e Bruno Araújo (PSDB-PE) participaram por telefone. Em nome do PP, compareceu a deputada Margarete Coelho (PI). Pelo Republicanos, o deputado Márcio Marinho (BA).

Leia mais: “O que você precisa saber sobre o voto impresso”, reportagem de Afonso Marangoni publicada na Edição 54 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

39 comentários Ver comentários

  1. Em relação as próximas eleições, infelizmente nos oferecem poucas opções para votar (somente uma na verdade). Não acho que o Bolsonaro seja o melhor (e não é) mas não me vejo votando em condenado por corrupção.

  2. Mais um imbecil infiltrado na Oeste, enviado pela #CrusoLIXO com assinatura paga em troca de mortadela e guaraná tubaína. Domingos Miranda, você tem mata-burro na sinapse.

  3. Agora TSE juntos e misturados com STF ! TSEeSTFdaVergonha . #FechadoComBolsonaro #EuQueroVotoImpresso🇧🇷🇧🇷🇧🇷 #lulaNaCadeia 🇨🇳🇨🇳🇨🇳🇨🇳🇨🇳🇨🇳

  4. Domingos, dê um único motivo para não se ter urnas auditáveis, que não seja o de poder de algum modo fraudar e não se poder mais conferir, se resultado foi legal. Diga uma única razão, cara !

  5. Alexandre de Moraes é um iníquo e terá a sorte dos iníquos.
    Iniquidade é “maldade, perversidade, pecado, culpa, crime, grave injustiça”, consoante algumas definições do Aulete digital. É também o comportamento humano de insistir no erro com a consciência cauterizada, o sujeito nem considera a sua conduta abominável. Por achar normal atropelar as boas práticas, fica insensível à correção. Quando chega nesse nível é impossível ter esperança para o futuro dessa pessoa ou povo que vive na iniquidade, o que resta é o fogo consumidor como bem provaram as cidades de Sodoma e Gomorra.
    Moraes, faça como a cidade de Nínive que ouviu o alerta do profeta Jonas, se arrependeu de suas iniquidades e foi poupada. Senão, provará do fogo que paira sobre sua cabeça.

  6. O nosso presidente falou muito bem. O processo eleitoral precisa de melhorias, pois não é confiável. O TSE tem intenção de cassar o Bolsonaro, mas o povo e as Forcas Armadas não permitirão.

  7. Se a lei permite retirar a candidatura desse marginal, tem que ser feito mesmo, vcs da Oeste ficam alimentando essa conversa, tentando apoio para o marginal do corno assassino, o asno. Ele tem que ser é enforcado em praça pública pra todos verem o que se faz com um entreguista como esse safado.

      1. Tá na cara, digo, nas fuças, dessa coisa! Imagine o que fará quando vir o Capitão levar à reeleição no primeiro turno – aliás, não nada mais óbvio!

    1. Como sempre, os textos de opinião contrária aparecem cheios de “ódio”, com palavrões, e falta de respeito com os autores das noticias e com os demais leitores. Triste esse nível de argumentação. Usar termos baixos, além de desejar a morte de pessoas são coisas inadmissíveis mas caracterizam o tal discurso de ódio utilizado por alguns, infelizmente.

  8. As coisas precisam chegar a esse ponto? Tudo isso começou com aquela publicação da revista Crusoé no caso do “amigo do amigo do meu pai” isso já faz quanto tempo? Foi em 11 de abril de 2019, já fazem 3 anos e 6 dias! E essa merda está aí até hoje. Então eu pergunto que é o responsável por essa história toda? Começou com uma simples reportagem e agora está isso daí, um caso sem solução e destruíram a instituição STF.

  9. Esses “ministros juízes”, nunca foram juízes, e têm passados mais do que polêmicos e suspeitos, tendo sido indicados por lulaedilmaetemer, estando, portanto, comprometidos com as causas e interesses deles, agindo abertamente como políticos em campanha pelo PT. NAO VAMOS ACEITAR ISSO CALADOS. AÇÃO DE SUSPEIÇAO JÁ, NEM QUE SEJA PELO STM. O BRASIL TEM DONO, E OS DONOS SOMOS NÓS. DEPOIS NÃO ADIANTA CHORAR E LAMENTAR. NUNCA MAIS RETOMARÍAMOS O CONTROLE DE NOSSO PAÍS. FIÚZA, VOCE TERÁ MUITO TRABALHO, AINDA MAIS PORQUE NÃO ACREDITAVA NO PRESIDENTE.

  10. Patriotas, vamos incumbir a OACB, Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil, a estudar e montar uma DENÚNCIA CRIME CONTRA ESSES TRÊS SENHORES(?), invocando absoluta parcialidade de suas ações políticas, desde há muito tempo, haja visto declarações claras, como as feitas em solo americano, campanha de fachin pela Dilma, os abusados atos do Alexandre, de Lewandowski também nos eeuu, e tantas outras mais, que se constituem provas mais do que cabais, para afastá-los de processo e das supremas cortes, por não terem a isenção necessária para julgar quem quer que seja, ainda mais, coordenar uma eleição como a nossa. ATENÇÃO, ISSO É URGENTÍSSIMO. OACB, POR FAVOR, NOS AJUDEM. LUCIANO HANG, NOS FORNEÇA RECURSOS, SE NECESSÁRIOS. POVO BRASILEIRO, LEVANTEMO-NOS EQUANTO É TEMPO.

  11. Moraes tem medo. Quem ele vai mandar prender o Bolsonaro? A PF? Duvido que cumpram a ordem. Talvez os capangas do PCC? Nenhuma emissora de TV está repercutindo isso, por que?

  12. Sr. Presidente, entendo que ha um ritual para evitar uma ruptura institucional contra essa sem-vergonhice do STF que atua para devolver o Poder a uma organizacao criminosa travestida de partido politico, mas quando o Sr. decidir chutar o pau da barraca, pode ter certeza: 70 milhoes de valentes estarao ao seu lado, e se preciso for pegaremos em armas para defender a Nacao contra a bandidagem que estamos vendo no STF.

    1. Genocida é o pessoal que você fica puxando saco…comunista safado!
      Além de mal caráter você é um canalha.
      Quer plantar discórdia…vai pro inferno demônio!

    2. A esquerdalha já tem dinheiro para assinar jornal? É filhote de algum politico dessa FRENTE PARA ROUBAR PT PCDOB PV e a PQP. O Brasil jamais será COMUNISTA #FECHADOCOMBOLSONARO #EUQUEROVOTOIMPRESSO e #LULANACADEIA LADRÃO

  13. É isso meu Presidente, se precisar estaremos ao teu lado, já estamos, e lutaremos pela democracia e contra esses ministros stf abobados se achando acima de tudo e de todos. Vamos em frente

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.