Bolsonaro diz que Brasil pode deixar a OMS
Presidente afirmou que, seguindo os passos dos Estados Unidos, país também deve romper com a entidade se ela não perder viés ideológico
Em conversa com apoiadores na entrada do Palácio do Planalto nesta sexta-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que pode retirar o Brasil da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Adianto aqui: os Estados Unidos saíram da OMS, a gente estuda, no futuro, ou a OMS trabalha sem o viés ideológico ou a gente vai estar fora também”, disse o presidente. “Não precisamos de gente lá de fora dar palpite na saúde aqui dentro”,
Bolsonaro também lembrou aos presentes o fato de a entidade ter retirado a hidroxicloroquina dos testes de medicamentos para combater a covid-19, por causa de um estudo da revista The Lancet, que depois se mostrou falsoe teve de ser retratado. A OMS então voltou atrás e voltou a estudar a HQC.
Tanto o presidente brasileiro quanto o americano, Donald Trump, apoiam abertamente o uso do medicamento no combate ao coronavírus. No Brasil, a utilização na rede particular e nos planos de saúde foi tão bem sucedida que levou o Ministério da Saúde a adotar a substância no protocolo do Sistema Único de Saúde (SUS).
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.