Bolsonaro regulamenta leilões para reserva de energia

O objetivo é contratar usinas e, assim, evitar a falta de luz
-Publicidade-
Bolsonaro e o ministro Bento Albuquerque, em evento no Planalto, em 2020
Bolsonaro e o ministro Bento Albuquerque, em evento no Planalto, em 2020 | Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que regulamenta a realização de leilões para contratar usinas, com a finalidade de aumentar a segurança do sistema elétrico brasileiro e evitar o desabastecimento de energia. O documento foi assinado na sexta-feira 28. Os certames voltados à aquisição de reserva de capacidade na forma de potência é um meio de contratação de usinas que ficarão disponíveis para atender a demanda de energia do Sistema Interligado Nacional.

Caberá ao Ministério de Minas e Energia, subsidiado por estudos técnicos, definir o montante a ser contratado, via leilão promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Os custos da contratação dessas usinas serão rateados entre todos os consumidores finais de energia elétrica do sistema interligado, através de um novo encargo na conta de luz, chamado Encargo de Potência para Reserva de Capacidade, e será proporcional ao consumo.

-Publicidade-

“A garantia de suprimento de potência passa a ser cada vez mais relevante com as recentes alterações na matriz energética brasileira, que deixou de ser formada estritamente por hidrelétricas com reservatórios e termelétricas, passando a contar com relevante participação de fontes de geração variáveis e não controláveis (usinas eólicas, solares e hidrelétricas a fio d’água, ou seja, sem reservatórios)”, informou o governo, em nota publicada na noite de ontem.

Leia também: “O que esperar da política energética e mineral”, entrevista com o ministro Bento Albuquerque publicada na Edição 42 da Revista Oeste

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site