Bolsonaro tem cinco dias para explicar encontro com embaixadores, decide Fachin

Presidente interpelou a segurança das urnas eletrônicas e manifestou preocupação com a transparência das eleições
-Publicidade-
O presidente do TSE, ministro Luiz Edson Fachin
O presidente do TSE, ministro Luiz Edson Fachin | Foto: Antonio Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Edson Fachin, deu cinco dias para o presidente Jair Bolsonaro se manifestar sobre pedidos feitos por partidos de esquerda nesta quinta-feira, 21. As siglas interpelaram o conteúdo das falas do chefe do Executivo durante encontro com embaixadores.

PT, PCdoB, PDT e Rede querem a exclusão de vídeos em que Bolsonaro levanta dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas aos diplomatas. O presidente disse estar preocupado com transparência das eleições. No encontro, Bolsonaro citou um inquérito da Polícia Federal que apura um ataque hacker ao TSE.

-Publicidade-

“Segundo o TSE, os hackers ficaram por oito meses dentro do computador do TSE, com código-fonte, senhas — muito à vontade dentro do TSE”, observou Bolsonaro, na reunião. “A PF informou, ao longo do inquérito, que eles poderiam alterar nome de candidatos, tirar voto de um e mandar para o outro.”

No despacho de hoje, Fachin menciona “questões processuais” sobre a viabilidade, ou não, desse tipo de ação se debruçar sobre abuso de “poder político neste momento”, antes do registro de candidatura, e solicita a manifestação de todas as partes envolvidas no pedido, além de Bolsonaro.

As siglas de esquerda sustentam que as falas do presidente no encontro com embaixadores “têm capacidade de ocasionar uma espécie de efervescência nos seus apoiadores e na população em geral, ainda mais quando o conteúdo é difundido através de redes sociais, que possuem um alto alcance”.

Leia também: “É proibido modernizar a urna eletrônica?”, reportagem publicada na Edição 69 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

69 comentários Ver comentários

  1. Venho me perguntando há tempos. Porque eles não querem o comprovante do voto eletrônico com recibo para aferição de votos? Esse comprovante é somente pra provar que o voto que eu fiz na urna eletrônica vai bater na conferência eletrônica/igual comprovante!

  2. Vocês não estão vendo que estão deixando eles bem a vontade,dando corda,só quem entra com processo no stf são os partidos de esquerda sem representação,agora porque os partidos aliados ao governo não entram assim como eles?Tudo isso faz parte do combate ao plano de caçar o presidente e eles vão dar o golpe final aguardem vai ser ao apagar das luzes foi por isso que soltaram o carniça de nove dedos não tem ato jurídico mais “fora da lei” como esse,eles vão meter a mao “eleições não se ganha se toma” quem falou? Barroso e ze dirceu.

  3. Quem tem medo da TRANSPARÊNCIA na apuração dos votos? Quem hein?? Porquê será essa resistência toda contra a VERDADE das urnas? Porque hein??? Tem dente de Coelho aí ou não tem hein???

  4. até o capacho PGR ficou contra…Bolsonaro vai puxar a orelha dele.
    Aras posta vídeo antigo no qual defende o sistema eleitoral: ‘Não aceitamos alegação de fraude’.

  5. Colegas leitores, entrem no site da Oeste, cliquem em FALE CONOSCO e repudiem a presença desse Richard, que certamente é mais um imbecil a mando da #CrusoLIXO, ou da #FoicedeSP, e pago com mortadela e guaraná tubaína. Solicitem que a Oeste cancele a assinatura do infeliz. Ou então deixem que ele continue defecando pelos dedos, mas ninguém responde. Uma hora ele vai cansar e parar. Mesmo porque argumentar com petista esquerdopata é perda de tempo, o som não se propaga no vácuo (no caso aqui, as palavras não penetram num cérebro de barata).

    1. Alberto, deixa de mimimi…chorão.
      se vc não tem argumentos para rebater as verdades que eu posto, pode ficar só assistindo…eu sei que aqui tem muito bolsonarista medroso que foge do debate e não quer ver expostos os podres do “minto”.

    2. Em relação a esse imbecil chamado Richard, concordo com Alberto. Vamos desprezar esse elemento, desconsiderar os comentários imbecis dele.

  6. Responde nada não presidente, essa corte não tem moral para nada, ou melhor, tem moral para soltar chefe de quadrilha e outros bandidos de estimação.

  7. Bolsonaro tomou surra nesse assunto: as FA deram uma banana para o miliciano, tomou invertida dos EUA 2 vezes, PF e ABIN se posicionaram a favor das urnas.
    deu tiro no pé o miliciano…nunca mais vai falar de fraude nas urnas.

    Ataque de Bolsonaro às urnas gera reação em peso na defesa da democracia
    Presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux repudia ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral. Entidades também se manifestam, e partidos de oposição apresentam notícia-crime contra o presidente.
    https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2022/07/5023399-reacao-em-peso-na-defesa-da-democracia.html

      1. a PF e ABIN não são confiáveis? está difícil defender o asno hein?

    1. que nome vc dá a quem condecora milicianos, elogia milicianos nos seus discursos, chora na morte de milicianos, dá emprego fantasma para mão de miliciano assassino e filha de miliciano, que recebe dinheiro de miliciano na conta da esposa, que esconde miliciano no sítio do advogado da família e que por coincidencia é vizinho dos milicianos que mataram a Marielle?

  8. Fachin, usurpando o cargo de Chefe de Estado, também se encontrou com os embaixadores e difamou o Presidente da República em flagrante desrespeito à Constituição. Este é o grande problema do Brasil atual: os ministros militantes toda hora fustigam o PR dando prazos para explicações, mas não tem ninguém que intime esses ditadores da toga a explicar seus abusos.

    1. qual foi a difamação que Fachin fez? dizer que as urnas são seguras e auditáveis?
      a difamação até agora vem do miliciano que acusa todo dia e não tem prova nenhuma.

  9. Alguém pode dizer o que é que um ministro do TSE/STF tem a ver com reunião que o PRESIDENTE DA REPÚBLICA tenha feito, com quem quer que seja? O Senhor BARROSO com a deputada TABATA foram a uma reunião em país estrangeiro e lá conspiraram contra o PODER EXECUTIVO BRASILEIRO, ou seja, conspiraram contra o PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Por que o senhor FACHIN não determinou prazo para que se explicassem acerca dessa conduta de lesa-pátria?

  10. PR deveria responder: eu explico (apesar da reunião ter sido mais clara do que água da fonte) mas só depois que você, meu ilustríssimo iluministro, explicar a SUA reunião com os embaixadores primeiro 😌

  11. SENHOR FACHIN SUGIRO QUE, EM CINCO DIAS, VOSSA EXCELÊNCIA EXPLIQUE POR QUE NÃO COMPARECEU A ESSA REUNIÃO, UMA VEZ QUE FOI CONVIDADO E PODERIA TER-SE MANIFESTADO TRANQUILAMENTE. TRATA-SE DE CENA DE DEMAGOGIA EXPLÍCITA FALAR DE LONGE, SEM RISCO DO CONTRADITÓRIO PRESENCIAL. É POR CAUSA DE TAIS FATOS QUE OS CIDADÃOS CONTRIBUINTES PERDERAM A CREDIBILIDADE NO STF.

  12. Presidente não admita mais arbitrariedades desses crápulas, quando lhe intimarem por algo absurdo, reaja a altura, dê essa alegria para o povo brasileiro…

  13. Quando eu leio, Edson Fachin, presidente do TSE, me dá uma tristeza tão grande, que dá vontade de desistir do Mundo. Onde a gente estava, que deixamos os vagabundos, desqualificados da pior espécie, tomar conta das instituições de Estado.

  14. Carmen Miranda deverá explicar primeiro pq soltou um condenado em três instâncias. E mais, o presidente não lhe deve explicações. Ou deveria cobrar a reunião que ele fez com os embaixadores.

  15. Eu vou deixar de apoiar o Bolsonaro se ele não enviar os vídeos dos petistas que falam mal das urnas eletrônica e prometem sangue se ele ganhar a eleição. O vídeo do Requião é algo importante. E mais: exigir que o Fachim fale a respeito do rRequião, Glsie e Lula que falaram mal das urnas. E do próprio Fachim que terá que explicar porque convocou os embaixadores para falar mal do Brasil incluindo aquela fala nos EUA. Se não fize isto eu não vou votar porque tenho mais de70 anos.

    1. Realmente Luiz Antônio, às vezes penso que nosso presidente deveria ser mais contundente com esses crápulas, eles abusam da paciência do PR… Essas situações me incomodam bastante, porém jamais deixarei de votar no #Bolsonaro…👉👉😎🇧🇷🇧🇷🇧🇷

      1. Quem sabe o terreno em que está pisando é ele e sua assesssoria! Não é tão simples assim.

    2. Muita calma caro Luiz. A bronca é muito maior que imaginávamos. Quando fomos prás ruas à partir de 2.013, você como eu tínhamos mais de 60 anos, e não sabíamos que o conluio existia entre os 3 poderes, o PCC e agregados.
      Não sabíamos de teatro das tesouras. Em 2.014 foi a primeira vez em que vaiei e não deixei descer na Praça da Liberdade e BH, alguém em quem votara: Aécio Neves, um dos cômicos que ainda hoje encenam o “teatro das tesouras”
      A correção, a honestidade e a perseverança, tudo o que encontramos em Jair Messias Bolsonaro, é que me faz ter a certeza de que em 2.018, após 5 anos de nossa união e abandono do berço esplêndido, termos resgatado o EXECUTIVO da trama diabólica, da trama progressista, da trama comunista. Esta que vai engolindo funcionários públicos das mais variadas instituições do País, de estatais, de Universidades.
      O fio da meada já foi descoberto, e o staff governamental, tendo a frente este homem correto que é Jair Messias Bolsonaro, foi o responsável por nos esclarecer o que é LIBERDADE, HONRADEZ, resgatando sempre os nossos valores de família.
      Tenho viajado muito pelas Minas Gerais, e é impressionante como o nosso povo aquí hoje reconhece os valores de ZEMA e do MESSIAS.
      Converse com os seus contemporâneos e leve-os às Urnas, pois não podemos correr o risco de reviver o que estamos presenciando desde a morte de Tancredo Neves, quando os Sarneys viraram representantes da barbárie, passando por Collor, Itamar (o frouxo), FHC (aí tudo piorou em termos de valores éticos, e na área econômica encheu as “burras” dos banqueiros de dinheiro dos nossos impostos). Aí tivemos 15 anos de plena escuridão, pois além de vagabundos e ladrões, luladrão e dilmanta são muito, mas muito incompetentes. Apenas poste do stablishment.
      Se já pretere esse amontoado de partidos da esquerda, leia-se principalmente MDB, PSDB, PSOL, PCdoB e PT, muito cuidado com alguém que se diz NOVO, mas trabalha contra o objetivo maior de toda a população, de não deixar o comunismo ser oficializado em nossa Pátria.

  16. Cabe ao Poder Executivo, por meio do Itamaraty, ou na figura do Presidente da República, relaciona-se com agentes de nações amigas.
    Está explicado!

  17. Devia responder: sou chefe do executivo,portanto, só eu posso fazer reuniões com embaixadores, quem tem que explicar, é o stf por ter feito a mesma reunião. Ah e antes que me esqueça, vá pra pqp

  18. “Luiz Edson Faking”, lhe caberia bem melhor… Esse rebotalho judiciário faz parte da herança maldita dos governos de FHC, Lula, Dilma e Lulia (Temer)…

  19. Do jeito que a coisa tá indo, duas alternativas acabaram sendo as opções da esquerda.
    1. Um maluco do psol.
    2. As FFAA, pois assim continuarão repletos de narrativas por mais 4 anos.

  20. No meu simples entendimento, acho que nunca deveria existir essa reunião com embaixadores, atitude infantil apenas para contrapor a outra atitude deste togado com o mesmo objetivo. É sempre aquela conversa: “Quem fala demais, dá bom dia a cavalo”. Agora vai ter que dar satisfações àquela cavalgadura. (c.q.d.)

  21. O Bolsonaro devia ter uma resposta padrão a essas intimações quase diárias com prazo de “x” horas para explicar algum ato: V T N C

  22. Se eu fosse Bolsonaro não dava nenhuma satisfação. Vão fazer o quê? Tem que partir deles as ações descabidas. Quero ver se eles terão coragem.

  23. como é mesmo aquela conversa de pt/pcc?
    Integrante do PCC comprou fuzil com autorização do Exército, diz PF
    Investigação aponta homem se registrou como CAC e que não foi exigida certidão da Justiça que mostraria antecedentes criminais.
    https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/07/integrante-do-pcc-comprou-fuzil-com-autorizacao-do-exercito-diz-pf.shtml

    1. Richard, você está cometendo uma inverdade:

      1. Ocorrem falhas na liberação do CAC há anos, conforme estudo levantado em 2016; (Consta na Matéria)

      2. A certidão da justiça foi exigida, contudo ele apresentou a certidão do 2 grau, não do 1 grau que constaria seus 16 processos;

      3. A autorização do exército se deu pela brecha que ocorre na liberação do registro há anos, principalmente na época em que o PT tomou conta do país.

      Assim, a matéria está tendenciosa, como se essa brecha ocorresse apenas agora após o decreto de Bolsonaro, o que é uma mentira.

      Contudo, que essa matéria alerte o Exército e seus Comandantes para que prezem pelo zelo e cuidado com a instituição e daqueles que a frequentam, pois a esquerda até aí se instalou.

  24. A LIBERDADE DE EXPRESSÃO É GARANTIA CONSTITUCIOAL.
    O PRESIDENTE DO BRASIL FALA ESCUDADO POR 68 MILHÕES DE VOTOS, TEM CREDIBILIDADE, PARA DIZER AQUILO QUE ENTENDE COMO VERDADEIRO.

  25. FACHIN, NÓS O POVO BRASILEIRO DE DAMOS 02 DIAS PARA VOCÊ EXPLICAR O ENCONTRO QUE VOCÊ TEVE COM OS EMBAIXADORES E O QUE VOCÊ TÁ TRAMANDO, É FRAUDAR AS ELEIÇÕES?

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.