Brasil e Israel assinam acordo de cooperação para combater a covid-19

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a parceria começa ‘no curtíssimo prazo’
-Publicidade-
A volta da delegação brasileira está prevista para a quarta-feira 10
A volta da delegação brasileira está prevista para a quarta-feira 10 | Foto: Divulgação

O governo federal e dirigentes do Instituto Weizmann de Ciência, de Israel, abriram cooperação para pesquisas no combate à covid-19. Pelo lado brasileiro, a cooperação ocorre no âmbito da Rede Vírus, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável pela articulação de laboratórios de pesquisa e especialistas nos estudos sobre a doença. De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a parceria começa no curtíssimo prazo e no longo prazo se estende a outras áreas, incluindo bioeconomia e meio ambiente. A cooperação envolverá intercâmbio de pesquisadores e transferência de tecnologias.

O representante do MCTI Marcelo Morales explicou que a troca acontecerá com pesquisadores que iniciaram seus trabalhos em fevereiro de 2020, no início da pandemia do novo coronavírus. “Vamos ter reunião na área de vacinas, sequenciamento [genético], novas drogas e depois, no longo prazo, com outras áreas do conhecimento”, disse, em vídeo publicado nas mídias sociais do Itamaraty. Morales integra a comitiva chefiada por Araújo que viajou para Israel no sábado 6 para dar andamento à cooperação científica e tecnológica e ao diálogo político entre os dois países.

-Publicidade-

Ontem, domingo 7, Morales também se reuniu com o chanceler israelense Gabi Ashkenazi. Hoje, ele deve se encontrar com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Também estão previstos encontros com dirigentes de outros institutos de pesquisa, entre eles o Centro Médico Sourasky, conhecido como Hospital Ichilov, que estuda a eficácia do spray nasal EXO-CD 24 contra a covid-19. O interesse do Brasil pelo tratamento foi divulgado pelo presidente Jair Bolsonaro no mês passado. A volta da delegação brasileira está prevista para a quarta-feira 10.

Leia também: “Delegação brasileira vai a Israel para ampliar cooperação na saúde, ciência e tecnologia”

Com informações da Agência Brasil

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.