Brasil Paralelo reprisa a série Teatro das Tesouras

Produção em sete episódios mostra que entre os grandes partidos no Brasil não existe oposição
-Publicidade-
Foto: Ricardo Stuckert/PT
Foto: Ricardo Stuckert/PT

Adversários políticos no passado, Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin se reuniram em um jantar em São Paulo dispostos a enterrar os ataques verbais que agitaram antigas campanhas eleitorais. O encontro só confirmou a teoria formulada pelo jornalista Ivan Lessa: a cada 15 anos, o Brasil esquece o que aconteceu nos 15 anos anteriores.

O aceno entre PT e PSDB para compor eventual chapa presidencial nas eleições de 2022 revela uma dinâmica de funcionamento muito antiga na política: o Teatro das Tesouras.

A produtora de vídeos e documentários Brasil Paralelo tratou do assunto na produção lançada durante o ano eleitoral em 2018 e que leva o mesmo nome da estratégia política — Teatro das Tesouras. A série será reprisada nesta terça-feira, 28, e os sete episódios, um na sequência do outro, serão reexibidos a partir das 17 horas, no canal oficial da empresa no YouTube.

-Publicidade-

A série documental apresenta os bastidores das eleições presidenciais brasileiras de 1989 até 2014 e mostra como os políticos fingem antagonismo com o objetivo de ampliar a hegemonia e se perpetuar no poder.

Segundo a Brasil Paralelo, cada episódio da série mostra que partidos como PT e PSDB não possuem ideologias distintas, além de desencadearem uma série de articulações que visam à perpetuação de suas influências. Com a ilusória alternância de poder, o Brasil e a população continuam sofrendo com os mesmos problemas sociais e econômicos de sempre.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. A Brasil Paralelo faz mais pelo conservadorismo e política que um monte de autointitulados conservadores que vivem se digladiando nas redes.

  2. Quando o Collor foi retirado do poder em um piscar de olhos pelo povo brasileiro todo unido, os pseudos partidos (pt e psdb) inventaram a esquerda e a direita para separar o eleitor(gado) visando não repetir o fato tão facilmente.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.