Cai em 2019 pessoal ocupado nas administrações estaduais e distritais

Pesquisa de Informações Básicas Estaduais foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
-Publicidade-

Pesquisa de Informações Básicas Estaduais foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

ruas
Movimentação nas ruas | Foto: Aloisio Mauricio/FotoArena/Estadão Conteúdo
-Publicidade-

O pessoal ocupado nas administrações direta e indireta estaduais e distritais caiu 4,6% em 2019, em relação ao ano anterior, atingindo 2.983.603 pessoas, contra 3.128.944 em 2018.

Do total de pessoas ocupadas em 2019, 85,4% estavam vinculadas à administração direta, enquanto 14,6% à administração indireta. Os dados constam da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais 2018/2019, divulgada nesta quarta-feira, 2, pelo IBGE.

Leia mais: Governo prevê privatização de Eletrobras e Correios em 2021

A administração direta corresponde à prestação dos serviços públicos oferecidos pelo próprio Estado, indireta é o serviço prestado por meio de fundações e empresas públicas.

Os servidores estatutários lideraram na administração direta dos estados e distritos (80,6%) no ano passado, bem como na administração indireta (44,2%), embora com redução ante os números de 2018 (82% e 51,7%, respectivamente).

As maiores proporções de estatutários na administração direta foram registradas em Minas Gerais (96,8%), no Rio de Janeiro (94,8%) e Rio Grande do Norte (94,0%), e as menores em Mato Grosso (59,3%), na Paraíba (58,2%) e no Espírito Santo (56,7%).

A participação do pessoal sem vínculo permanente subiu de 13,8%, em 2018, para 15,4%. Os empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) representavam apenas 0,5% do total de ocupados em 2018, e 0,4% em 2019.

Com informações da Agência Brasil

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

2 comments

  1. A sociedade brasileira clama por uma reforma no Estado Administrativo, desde o estatutário ao eletivo, incluindo o judiciário. Enfim, é preciso reformular toda a estrutura institucional do Estado. Quem o fará, esses políticos medíocres e corruptos?

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site