Câmara do Distrito Federal dá início à CPI para investigar manifestações

O requerimento para instalar a comissão obteve 23 assinaturas

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
A sessão extraordinária será realizada às 15h, no plenário da Casa
A sessão extraordinária será realizada às 15h, no plenário da Casa | Foto: Divulgação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza nesta quarta-feira, 18, sessão extraordinária para a leitura do requerimento que solicita a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar os atos de vandalismo e depredação ocorridos na capital federal em 12 de dezembro e 8 de janeiro.

A sessão extraordinária será realizada às 15 horas, no plenário da Casa. Depois da leitura do requerimento, terão início os prazos para a definição de membros. O requerimento de abertura da CPI foi assinado por 23 parlamentares. O deputado Daniel Donizet (PL) foi o único a não assinar, ele estava licenciado do cargo e retornou após o fim do prazo para a coleta de assinaturas.

Em princípio, a comissão terá como objeto os atos realizados em Brasília nos dias 12 de dezembro, quando houve tentativa de invasão de prédio da Polícia Federal, e em 8 de janeiro, que culminaram com a invasão e a depredação de prédios públicos do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal. Os pedidos foram apresentados pelos deputados Fábio Felix (Psol), Max Maciel (Psol) e Dayse Amarílio (PSB) e outro pela bancada do Partido dos Trabalhadores.

-Publicidade-

Com duração de 180 dias, a CPI pode, se necessário, ser prorrogada por mais 90. Ao contrário de ter apenas cinco integrantes, como de costume, a comissão será composta de sete parlamentares: um de cada bloco constituído na Casa.

“Todos nós queremos uma apuração exemplar, para que fatos como esses, que feriram de morte a democracia brasileira, jamais aconteçam aqui no Distrito Federal ou em qualquer local do nosso país”, declarou o presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB).

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. Ah, vai ter CPI? Então pessoal da direita, cadê a sua versão? Pois uma CPI séria, e não essa do Psol, mostraria que o pessoal já sabia que algo poderia ocorrer e nada fizeram para tentar impedir, o que poderia se tornar em prevaricação (e possível queda de ministro da justiça). Ou vocês realmente acham que a Janja não queria morar lá no Alvorada apenas por um tapede puído e um sofá desgarçado? Chamaram a Globo apenas para justificar a ausência, mas já sabiam que algo iria acontecer em alguns pontos. A falta de policiamento, além da presença de idosos e crianças (quem vai invadir e combater policiamento de repressão com idosos e crianças?) possibilitou a entrada aos locais descritos. Houve vandalismo? Infelizmente sim, feita por uma minoria, a ser plenamente identificada, e por uma CPI séria.

  2. Espero que respondam quem tinha interesse e por isso levou vantagem com a invasão do congresso e do stf ? Será que os bolsonarístas foram tão burros assim.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.