Carta contra Bolsonaro reúne banqueiros, petistas e tucanos; veja nomes

Papelada manifesta apoio às urnas eletrônicas e à 'democracia'
-Publicidade-
O presidente Jair Bolsonaro, durante convenção que o lançou candidato à reeleição - 24/07/2022 | Foto: Dhavid Normando/Estadão Conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro, durante convenção que o lançou candidato à reeleição - 24/07/2022 | Foto: Dhavid Normando/Estadão Conteúdo

O manifesto contra o presidente Jair Bolsonaro divulgado oficialmente nesta terça-feira, 26, une tucanos, petistas, banqueiros, além de procuradores que trabalharam na Lava Jato e ex-ministros de FHC, Lula, Dilma e Temer.

Também com a rubrica de ex-ministros do Supremo Tribunal Federal, juristas e “intelectuais”, a papelada vai ser lida durante uma cerimônia oficial na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em 11 de agosto.

A carta tem ainda o apoio de banqueiros e empresários, como Roberto Setubal, Candido Bracher e Pedro Moreira Salles, executivos do Itaú Unibanco; Pedro Passos e Guilherme Leal, da Natura; Walter Schalka, da Suzano; Eduardo Vassimon (Votorantim); e Horácio Lafer Piva (Klabin).

-Publicidade-

O deputado Rui Falcão (PT), coordenador de comunicação da campanha de Lula, assina o documento com Joaquim Falcão, que cuidava da parte jurídica da campanha do ex-ministro Sergio Moro (União Brasil-PR). Vanessa Canado, advogada e professora do Insper e ex-articuladora do plano econômico do ex-governador João Doria (PSDB), também o subscreve. Elena Landau, economista à frente do programa da senadora Simone Tebet (MDB), une-se ao grupo.

Há ex-ministros do governo FHC, como José Carlos Dias, José Gregori, Pedro Malan e Miguel Reale Júnior, e o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga. Dos ex-ministros dos governos petistas Lula e Dilma (PT), estão José Eduardo Cardozo, Tarso Genro e Renato Janine Ribeiro. Aloysio Nunes (PSDB), foi ministro nos governos FHC e Michel Temer e também subscreve o texto, assim como Raquel Dodge, procuradora-geral da República na gestão do emedebista.

Conteúdo da carta contra Bolsonaro

O documento sustenta que o Brasil vive um “imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições deste ano”. Embora não cite Bolsonaro, o texto foi publicado alguns dias depois de o presidente levantar dúvidas sobre a segurança das urnas e pedir eleições mais transparentes.

“Assistimos recentemente a desvarios autoritários que puseram em risco a secular democracia norte-americana”, informa trecho do texto. “Lá as tentativas de desestabilizar a democracia e a confiança do povo na lisura das eleições não tiveram êxito, aqui também não terão.”

Em outra parte do texto, os signatários observam que “nossa consciência cívica é muito maior do que imaginam os adversários da democracia. Sabemos deixar ao lado divergências menores em prol de algo muito maior, a defesa da ordem democrática. No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

97 comentários Ver comentários

  1. Banqueiros nunca ganharam tanto dinheiro como nos governos tucanos e petralhas , então está explicado . Mas , agora com o PIX bombando montado pelo Banco Central os banqueiros estão perdendo muito dinheiro das taxas de transferências etc que cobravam , então também está explicada esta súbita adesão ao manifesto .

  2. Quem é da classe média – essa que sente no bolso um alívio com combustíveis, menos impostos, menos burocracia, menos corrupção e crimes – vota 22.

    Bilionários, banqueiros, alto escalão da globo, jornalistas da mídia prostituída, a alta sociedade, alto escalão das “campeãs nacionais”, especuladores financeiros bilionários… são socialistas elitistas burgueses e votam Lula.
    Assim como criminosos, estelionatários, sequestradores, traficantes, assassinos… todos tem “diálogos cabulosos” com a turma do molusco e votam nele.

  3. e a lista de assinaturas continua crescendo…já são 60 mil e só de peso pesado.
    e os fanáticos ainda acham que o miliciano tem chance de ganhar…o país inteiro está farto desse imbecil que só sabe passear de moto e bater boca em rede social.
    trabalhar que é bom nada.

    1. Imbecil é o k0rn0 do teu pai. Trabalhos como a reforma da previdência, desburocratização do estado, redução de impostos, o simples pix, a redução de homicídios e invasões de terras; as obras de infraestrutura em estradas e ferrovias, água para o nordeste com a transposição do SF e perfuração de poços, etc foram feitos. Já o teu candidato é que só sabe roubar, desviar recursos e jogar juntos com os banqueiros e o pior da sociedade contra o Brasil. Gad0 demais.

  4. Isto não é de boa fé ,já que boa parte era a favor tempos atrás, É muita hipocrisia destas figuras; fala que as urnas sao seguras quando tempo atrás falavam que não eram. só porque entrou um fator novo o presidente Bolsonaro. É muita cara de pau destes empresários e políticos.Querem continuar mamando na teta do estado, é o que se deduz.

    1. Arlete…o pix não foi criado no governo bolsonaro…foi em 2018 no governo do Temer…foi implantado em 2020 devido ao tempo necessário para os bancos desenvolverem os sistemas…não acredite em fake news.

  5. A incoerência é tanta, na retórica desses signatários dessa lista profana, que para eles o fato de um ministro do TSE dizer .. “ELEIÇÃO NÃO SE VENCE, SE TOMA”… assim como afirmou o guerrilheiro Zé Dirceu, não representa ato ANTIDEMOCRÁTICO!!!
    Daí já parte a falta de qualquer credibilidade nas intenções dessa súcia….

  6. Enquanto a MOTOCIATA PASSA, a esquerdalha ladra. Os caras, que defendem o crime sem punição (“se já aconteceu o crime, pra quê punir?!”)… são os mesmos que querem um condenado no poder. É difícil entender as intenções dessa turba!!! Não tem lógica!!!

  7. Meu presidente criou o PIX e nos livrou de mais taxas abusivas dessa corja que assina esse documento com a pata.

    Aqueles que apoiam bandidos e concordam com o fim do PIX sem taxas podem fazer DOC e TED e ajudar os coitadinhos dos banqueiros a ganhar mais alguns bilhões para sua fortuna pessoal.

    Podem também depositar a diferença do preço da gasolina que estão pagando a menos como doação para os seus estados.

    Quem for da oposição de verdade DEVE tomar tal ação, senão não passa de um hipócrita baba ovo de ladrão.

    1. Ariete…deixe de ser papagaio e pesquise para não falar bobagem.
      não foi bolsonaro que criou o pix…aliás quando perguntaram a ele o retardado nem sabia o que era pix…vcs que gostam de vídeo tem lá no youtube o vexame dele.
      só procurar.

  8. Onde estavam estes salvadores da pátria, quando o pt montou o maior esquema de corrupção do país? Já sei, estavam dividindo o lucro da corrupção. Tá explicado tanta gritaria, querem que o bandido retorne a cena do crime.

  9. Os nomes são “manjados”. Manifesto de apoio às urnas e à democracia? Risível. Essa turma tem interesse financeiro, espírito corporativo e faz politicagem pura … prefere um ex-presidiário e maior corrupto do País de volta na presidência da república.

  10. O cão late não por coragem mais por medo,esses ex ministros e economistas não aguentam o enorme sucesso de Paulo Guedes que é reconhecido mundialmente como o grande responsável pelo êxito da economia brasileira. Podem falar,escrever cartas etc afinal estamos em uma democracia.

    1. reconhecido só se for como fraudador de fundos de pensão…o sujeito manipula o dólar para fazer render seu dinheiro nas offshore e o bando de otários elogiando o larápio.
      é um fiasco tão grande que sumiu da mídia para não explicar o teto furado em 41 bilhões para o miliciano comprar votos.

  11. Itaú, Suzano, Klabin, Natura. O Brasil é muito maior do que essa meia dúzia que representa essas empresas. Quando se lacra, o consumidor procura ouras fontes, outras marcas. Esses daí desprezam os quase 60 milhões de brasileiros que votaram em Bolsonaro, portanto não merecem consideração. A Senhora Trajano que o diga. Quanto aos “ex”, esses já foram. Deixem o Brasil em paz.

    1. vc disse certo: votaram…desses aí metade não vota mais.
      vá perguntar aos 30 milhões de famintos se vão votar no miliciano.
      pergunte aos 60 milhões de brasileiros que enfrentam 30% de inflação na cesta básica e o asno tirou deles o aumento real do salário mínimo.
      pergunte ao milhares de parentes de vítimas da covid que viram o genocida dizer “não sou coveiro”, “país de maricas”, e “todo mundo vai morrer um dia”, em quem eles vão votar. pergunte às pessoas da direita realmente honestas se vão votar no cara que está sentado no colo do centrão e colocando sigilio de 100 anos em tudo para esconder corrupção.

  12. Quando a gente vê a galera que assina a “carta”, temos certeza, mais do que nunca, que estamos no caminho certo! Bolsonaro 2022! ☺️

  13. Fica uma pergunta. Esse turma ridícula fará uma carta contra a roubalheira generalizada, a institucionalização da corrupção, contra o líder do mensalão e do petrolão? Claro que não! Querem a volta das tetas gordas, das mamatas e compadrio dos amigos. Farão cartinha contra a STF arbitrário e que rasga a constituição?

    1. deveriam fazer carta sobre o roubo no mec e codevasf, sobre o centrão dono do caixa do governo e fazendo superfaturamento de trator, ônibus escolar e caminhão de lixo.
      deviam perguntar sobre o bolsolão de 4 bilhões também para o centrão evitar o impeachment do miliciano…..o que vc acha?

  14. Meu Deus!!!! Me admira a cara de pau dessas pessoas!
    Estão muito envolvidos por uma bolha e totalmente fora da realidade dos fatos. Ou são mau caráter mesmo! Perderam alguma boquinha $$$.
    A população de bem sabe muito bem o que está acontecendo. “Querem eleger o Ladrão mor de qualquer jeito.

  15. O que ameaça a democracia é a quebra do equilíbrio institucional provocada por um ou mais poderes do Estado. Cabe descobrimos qual deles. Eu já sei qual. E vocês????

  16. O Reali ontem na JP mostrou que ele está numa onda de maldades e ignorância. Ele está a favor de grupos que atacaram a casa dele e a sua famosa biblitoeca em Canela quando ele e a Janaína estavam no processo de impechmeant de Dilma. É este grupo de terroristas que ele quer de volta? Qiuando perguntaram para ele se o risco à democracia envolvia o legislativo ele se enrolou todo e só falou mal do Lira e não quis explicar o pensamento dele. Pois transpareceu que os ataques à democracia envolve o fechamento do sTF, TSE e também do Congresso Nacional. Se ele pensa nisto, imagina o resto das pessoas que assinaram a tal carta. Na verdade eles estão apostando na volta da ditadura do proeltariado incluindo a censura e o cala boca do congresso com propinas.
    Brasil acima de tudo, Deus acima de todos!

    1. Armínio Fraga deve estar doidinho prá pegar um autógrafo do Paulo Guedes.
      FHC sumiu do mapa. Enganou muitos de nós, igual tenta nos enganar um Rodrigo Pacheco, um Alcolumbre, um Renan Calheiros, um luladrão.
      FHC deve estar doido prá pegar um autógrafo do Jair Messias Bolsonaro, o político mais importante do Brasil, até mais que o meu padrinho Juscelino Kubitschek.
      O Reale ontem incorporou Joaquim Barbosa. Em Canela chamaram-lhe no saco e o intimidaram.

  17. Já haviam dado as caras desde o impeachement da Anta, ao deixá-la elegível INCONSTITUCIONALMENTE
    Naquele instante houve a ruptura.
    Neste momento estão apenas se revelando em todas as frentes, e é melhor pois as cartas estão na mesa.
    Não se importam de entregar empresas de fachada como a Magalu, globolixo e tantas outras
    Melhor para os brasileiros que hoje cientes do seu dever, aguardam a contenda final.
    São brochas como Richard que acabaremos de encaçapar.
    Tudo dentro das 4 linhas.

  18. Foi só o descondenado candidato falar que irá abolir o teto de gastos se eleito, para os abutres esfregarem as mãos de contentamento, escrevendo cartinhas com ajuda de idiotas úteis (alguns nem tão idiotas). E chamam isso de “defesa da democracia”.

  19. A “maquina ” azeitada com a elite mamadora, mandando e desmandando no País ( o povo que se F o d a), aí chega um loco, brasileiro de raiz, com o saco cheio de tantas falcatruas existentes, e coloca areia nas engrenagens da corrupção. É acusado de anti democrático, de desrespeitar a CF, de incendiário, de homofóbico, enfim de todos os rótulos possíveis que são os próprios que o acusam. Não vão conseguir tirar dessa maneira o PR. isso se chama GBM ( golpismo do bando de mamadores)

  20. Mas é demais a hipocrisia desta “elite” mamadora do estado brasileiro. O que me admira , é a entrevista de Miguel Reale Jr, que cita o PR como desobediente à CF e o STF, como guardião da mesma.. Lembrando que em 2015, todos eram favoráveis ao voto impresso mas… mudaram de opinião após o atual PR ganhar as eleições. Estão sendo feitas incontáveis escaramuças contra a reeleição do PR a começar com a anulação da condenação do “nove dedos”. Isso pode REALE…

  21. A reunião, em um só documento, de todos os integrantes do mecanismo da corrupção brasileira. Como em um conto de Ian Fleming, quando a Spectre foi revelada em um teatro…

  22. Há sim um golpe contra a democracia em plena execução: a candidatura do luladrão. Só em países menores é que um bandido é ‘inocentado’ por uma corja (e não colegiado) e liberado para ‘disputar’ eleições presidenciais. Não entendo porque o povo brasileiro (trabalhador e honesto em sua grande maioria) aceita passivamente uma ‘coisa dessas’. ACORDA BRASIL.

  23. Se aqui fosse Roma a nossa loba não teria mais tetas, pois a turma q assina a tal carta já teria sugado todo o leite e arrancado os mamilos. A característica comum da carta é q está assinada pelos famintos por dinheiro público. Só isso. Os caras estão desesperados para montar em cima dos nossos impostos. Sem contar q a carta será lida nas arcadas do largo São Francisco. Ah essas arcada$. São famosas essas arcada$….Nada de justiça para a sociedade. Somente o estado de direito. Direito somente pra eles é claro.

  24. Podem chorar!!!! A torneira está fechada e continuará por mais quatro anos, se as urnas permitirem…. O PSDB é cínico! Se eles contestaram em 2014 , qual é o problema, se o presidente perder, pedir recontagem, ou, auditoria???? Não está “dentro das quatro linhas”???? O bom que o povo enterrará este partido…. Aliás, alguém assistiu a entrevista da presidente da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL???? O empréstimo do Banco ao CORINTHIANS desde 2013 e parece que não foi pago???? 2 BILHÕES de reais??? SIM. É sobre isso.

  25. Que piada! Conte outra. Em todos os países quem matou foi o vírus. Somente no Brasil foi diferente. Quem matou foi o presidente. Sua argumentação é de ameba iletrado.

  26. para terminar a noite tomem aí mais notícias do mundo real…Weintraub vai começar a contar os podres do governo.
    VÍDEO: Ex-aliado, Weintraub detona Bolsonaro; “Porco, desonesto, mentiu e vai continuar mentindo”
    Ex-ministro da Educação voltou a subir o tom contra o presidente e criticou sua aproximação com o centrão e figuras como Fernando Collor.
    https://revistaforum.com.br/politica/2022/7/26/video-ex-aliado-weintraub-detona-bolsonaro-porco-desonesto-mentiu-vai-continuar-mentindo-120746.html

    1. Weintraub vagabundo e incompetente que escreve “paralização” e “suspenção”. Tá revoltado, pois perdeu o salário de ministro. Seria muito mais adequado ao governo bandido inepto esquerdista de vocês. Quanto a aproximação, estratégia política. Não há problema algum, desde que seja pelo interesse da nação. Coisa que vocês comunistas vigaristas estão cagando.

  27. Várias corjas e quadrilhas assinando um manifesto mentiroso e vergonhoso para favorecer o bandido maior, seus nomes e o de suas empresas estarão anotados para sempre.

  28. Pode procurar, todos estão perdendo rios de dinheiro. Não é e nunca foi pelo povo, pela nação, pelo Brasil, pelos brasileiros….eles, que assinam essa “carta”, estão perdendo muito, não é pouco, estão perdendo muito dinheiro. Mas DEUS(embora eles não acreditem) irá ter uma conversa com cada um, e TODOS verão o resultado dessa conversa. Em nome de Cristo Jesus, em quem temos crido. Amém

      1. Imbecil, morreu gente de covid no mundo todo. So esquerdista babaca pra usar pessoas mortas pra fazer politica.

  29. É hilário e até desconcertante ver como Bolsonaro incomoda o stablishment que vigorou até 2016. Essa turma só pensa em seus interesses e não está nem aí com o futuro do país.

  30. E quem falou que banqueiro é empresário?
    Banqueiro é um sangue suga do povo brasileiro
    viveram sempre sacaneando seus clientes, agora na era digital seus lucros caíram e estão a chorar , safados , vagabundos, tem que falir !
    Outros exemplos desta lista : Luiza Trajano , socialista que tentou lacrar contra o presidente e se lascou.
    Políticos do PSDBOSTA , tudo safado e um busca de cargos públicos que não teriam no governo BOLSONARO.
    E todos aqueles que de um modo qualquer mamava nas tetas públicas .
    Vão se danar cambada !!

  31. Só os que perderam mamatas qe assinaram, e dois otários deram deslikes .
    É muito idiota ocupando um mesmo espaço,se estão insatisfeito com o Br. Larguem nos aqui.

    1. Pensei que fosse carta de despedida do país dessa turma de esquerdopatas, mamadores do dinheirinho público e ditos intelectuais (kkkkk). Vaza do país e vão para Cuba, Venezuela ou Argentina. Deus nos livre e guarde dessa turma……🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷(olha as bandeiras).

  32. Todos interessados na volta dos favorecimentos financeiros dados pelo governo LULADRÃO. E os ministros de governos antecessores, trabalharam como precursores desse apoio latente à grandes corporações, sob benefício da corrupção, entre políticos de grandes partidos, em atividade nos poderes, dentro desses períodos. O Teatro das Tesouras esteve presente por todo esse tempo, mantendo plena harmonia entre Executivo, Legislativo e Judiciário, a fim de manter a máquina do Estado permanecesse inchada de corruptos, cada um com seus acordos financeiros ilícitos. Concluindo, muitos podres desses períodos são sabidos por parte desses ministros, o que nos faz revelar através destes, que QUEM DEVE TEME! E as falcatruas escondidas nas caixas-pretas das urnas eletrônicas do Barroso têm muito mais segredos a serem revelados, do que as orgias deste togado com jovens no sítio do João de Deus. Transparência das urnas eletrônicas já!

  33. Por que banqueiros seriam a favor de um governo socialista chefiado por um sujeito que vive vociferando contra eles??? Acho que todos sabem a resposta!

      1. para o Jeguinho do Luladrão. Não Teve Mensalão e Petrolão..Vai para a Cuba que te Pariu. Jeguinho Comunista.

    1. Nos 16 anos do ptcc e mais 8 anos do PSDB só teve ladroagem, corrupção e socialismo caviar. Tudo baseado na premissa, nos roubamos, mandamos, e o povo paga a conta.
      Muita promessa e pouco resultado. O Estado durante estes governos apoiados por uma mídia globalista, em que a nova ordem mundial, tentou acabar com a ética, com a moral, com a família e com a fé em Deus.
      Realmente estes nobres senhores ou melhor podres senhores e senhoras , nunca fizeram nada de bom para o Brasil. A esquerda é, e sempre será podre, corrupta, pois não tolera a liberdade democrática. O Ladrão de 9 dedos e o FHC são frutos da mesma árvore maldita, eles pregam que democracia é quando eles estão no poder e ditadura é quando eles não estão no poder. A nossa liberdade não tem preço, e este manifesto não é democratico, sendo que estes representantes da psedo-intelectualidade brasileira querem amordaçar a democracia e a liberdade do povo brasileiro, para continuar o domínio político.

      1. Humilhou a bosta esquerdista 👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  34. teatro das tesouras é só mais uma das bobagens de teoria da conspiração da mente oca de bolsonaristas…pelo que sei Lula foi duramente combatido até de forma desleal pelo PSDB…se dependesse da elite e imprensa Lula nunca teria sido eleito…que teatro fajuto é esse?

    1. é dura a vida de doutrinado…quem apoia o miliciano é quem ganha acima de 5 salários mínimos…quem frequenta motociata é tiozão com dinheiro…vá ver o perfil de quem vota no miliciano…ops, vcs não entendem e não acreditam em estatísticas né?

      1. e Quem Defende o Bandido Luladrão, e seus Quadrilheiros. É Cousa de Vagabundos.

      2. Richard , pode se confirmar, seu cargo público no governo federal não voltará!
        Vai ter que procurar emprego !!

  35. Muito legal esse apoio desinteressado em benefícios com a volta da roubalheira e implantação do socialismo. O que acham que vão ganhar, não sei. Agora falta pegar uma carta da CNBB e dos presidiários, e o que mais aparecer. Uma vergonha ver Votorantim, natura, Klabin, Itaú, e outras apoiando um comprovado ladrão. Devem ser ladrões também. Faltou a Trajano, que não está conseguindo digerir o tranco que já levou por lacrar. Tristeza mesmo.

    1. socialismo só na cabeça de bolsonaristas alienados…o PT já foi governo esqueceu? o que tinha de socialismo?
      os banqueiros devem ter adorado o socialismo do Lula porque nunca ganharam tanto.

      1. Governo de vcs petralhas quebrou o pais. Nao precisaram de pandemia para fazer o deficit a divida e o desemprego explodir, bastou as ideias esquerdopatas e a anta estocadora de vento. As mesmas ideias usadas na venezuela e argentina. Pra mortadelas idiotas negacionistas q nem vc nao existiu mensalao, petrolao, pasadena por 10x valor, calote e superfaturamento em abreu lima, porto em cuba, metro em caracas, asilo pra terrorista assassino e perdao pra sequestrador como uma republica de bananas. E agora querem acabar com o agronegocio, mst no governo, deixar ladrao de celular solto. Ou seja vc e q e o bozo…

  36. Só a nata de quem sempre mamou no estado, sem contar com a bandidagem do pt! Que fofo! Só o fato de ter assinatura do pt, pra mim são todos farinha do mesmo saco! Bolsonaro 22! Varre todo este lixo do poder! Ah! O Lula é ladrão, mentiroso!

  37. É completamente incompreensível a atitude de quem tenta qualificar uma necessidade de transparência na apuração de votos como sendo uma ameaça à democracia!
    Temos uma eleição a qual quem vai presidi-la é um militante conhecido de um dos candidatos, onde a apuração é secreta, feita por um processo sujeito a falhas e invasões, como já aconteceu, e aí a pessoa que pede simplesmente transparência, lisura, respeito à vontade popular, é chamada de ameaça? Isto é um deboche.
    No final misturam ditadura com tortura e só faltam pedir lula lá.
    Isto não é um documento, é uma peça de campanha que pretende eleger um ladrão.

    1. a apuração dos votos tem toda transparência possível.. essa conversa é só desculpa de derrotado padrão Trump…vão lá e provem a vulnerabilidade das urnas, provem que teve fraude, provem que o miliciano ganhou no 1o turno…se não conseguem significa que vcs só tem achismo…zero de fundamento para questionar a lisura do processo.

      1. Isto se o Janino que apagou os rastros do hacker que lá passeou por longos 7 meses deixar, e o Galoro investigar e nada encontrar, o sistema em banânia é bruto.

      2. o hacker invadiu sistema administrativo que não tem nada a ver com eleições.
        vcs não conseguem nem se informar direito.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.