Caso Jefferson: ‘Sou contra qualquer prisão por opinião’, diz Ives Gandra Martins

Para o jurista, a prisão do ex-deputado e presidente nacional do PTB não se justifica
-Publicidade-
Advogado, jurista e professor emérito Ives Gandra Martins | Foto: Vivi Zanatta/Estadão Conteúdo
Advogado, jurista e professor emérito Ives Gandra Martins | Foto: Vivi Zanatta/Estadão Conteúdo

Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da Jovem Pan, na noite de ontem, segunda-feira 30, o jurista e advogado Ives Gandra Martins criticou algumas decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Questionado sobre a prisão do ex-deputado e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes, Gandra Martins disse que, apesar de não concordar com a forma como Jefferson manifesta suas opiniões, não considera a prisão do ex-deputado legal. “Acho que não, não pode ser. Ele é apenas manifestação. Ele é presidente de partido. Tem uma linguagem que efetivamente não me agrada, e a forma como ele fala, atacando as pessoas, pessoas podem entrar com a ação”, defendeu.

O jurista ressaltou que a decisão de Moraes recai sobre uma pessoa com histórico de saúde delicado — Jefferson já teve três cânceres, retirou parte do intestino e já realizou cirurgia bariátrica. “Mas tomar uma decisão contra um homem doente, um homem que teve câncer, que está fisicamente debilitado, com pedidos de prisão domiciliar, até agora não aceita pelo Supremo Tribunal Federal, é uma crueldade contra esse homem,” disse Gandra Martins.

-Publicidade-

Para o advogado, a prisão de Jefferson não se justifica. “Primeiro, acho que não deveria ser preso porque é manifestação. Sou contra qualquer prisão por opinião. Manifestação, opinião, no Estado Democrático, não pode haver qualquer sanção de encarceramento. Essa é minha opinião. Diverge de advogados, pode ser ultrapassado, mas é minha opinião. Foi por isso que eu lutei a vida inteira e não vai ser agora que vou mudar.“

Jefferson continua preso

O ministro Alexandre de Moraes rejeitou nesta terça-feira, 31, um pedido da defesa de Roberto Jefferson e decidiu manter a prisão preventiva do presidente nacional do PTB. Ontem, Jefferson passou mal, chegou a ser levado para uma unidade de saúde e foi diagnosticado com uma infecção que atinge os rins.

Telegram
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro